Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 13 de abril

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h35 - Publicado em 17 abr 2015, 13h38

A semana do dia 13 de abril foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular e Enem! Confira abaixo 12 destaques do noticiário brasileiro e internacional:

157059973-(1)

Índice de brasileiros acima do peso aumenta para 52%, mostra pesquisa
O índice de obesidade no país ficou estável, mas o número de brasileiros acima do peso é cada vez maior. O resultado faz parte da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014, divulgada na quarta-feira (15) pelo Ministério da Saúde. Os números mostram que o excesso de peso já atinge 52% da população adulta. Há nove anos, a taxa era 43%. Leia mais.

Dilma fará visita diplomática aos EUA para debater termos de cooperação em reunião marcada para junho
A reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente norte-americano Barack Obama, marcada para 30 de junho e anunciada na Cúpula das Américas, no Panamá, estabeleceu uma série de discussões bilaterais entre os países. Entre os temas prioritários a serem tratados antes do encontro dos presidentes estão projetos nas áreas comerciais, de energia, de ciência e tecnologia, além da cooperação em defesa do meio ambiente. Leia mais.

Senado conclui votação do novo Marco Legal da Biodiversidade
O Senado concluiu nessa quarta-feira (15) a votação do novo Marco Legal da Biodiversidade. A proposta simplifica as regras para pesquisa de plantas e animais nativos de forma a incentivar a produção de novos fármacos, cosméticos e insumos agrícolas. Com as mudanças feitas pelo Senado, a proposta volta a ser analisada na Câmara dos Deputados. Leia mais. Leia mais 2.

Continua após a publicidade

Dilma anuncia parceria com Facebook para ampliar acesso à internet
A presidente Dilma Rousseff e o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciaram na última sexta-feira (10) na Cidade do Panamá uma parceria para ampliar o acesso à internet e a serviços públicos no Brasil. Segundo Dilma, o acordo visa levar internet de banda larga a populações de baixa renda e a áreas isoladas do país, entre as quais a Amazônia e partes do Centro-Oeste. Leia mais.

Mais de 11 mil imigrantes desembarcaram na Itália nos últimos seis dias
Milhares de imigrantes chegaram à costa italiana essa semana, informou a Polícia Marítima do país. Essa semana o país pediu à União Europeia (UE) maior apoio financeiro para as operações de socorro aos imigrantes no Mediterrâneo e uma “resposta clara” sobre os locais para onde devem ser encaminhados depois de resgatados, declarou o chefe da diplomacia italiana, Paolo Gentiloni. Leia mais. Leia mais 2.

Cuba considera justa decisão de Obama de retirar país da lista de terroristas
O Ministério das Relações Exteriores de Cuba reconheceu como justa a decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de retirar a ilha da lista de países que patrocinam o terrorismo. A decisão de Obama foi enviada ao Congresso na manhã de terça-feira (14), para análise. Os congressistas devem decidir se permitirão a retirada de Cuba da relação de países que apoiam o terrorismo no mundo. O país vem sendo mantido na lista há 30 anos e a retirada é uma das reivindicações do governo cubano para a continuidade do processo de retomada das relações com os Estados Unidos. Leia mais.

EUA podem deixar de importar petróleo e gás natural em 2020
O governo norte-americano informou na terça (14) que graças ao crescimento acentuado da exploração de hidrocarbonetos não convencionais, das energias renováveis e da eficiência energética, os Estados Unidos podem deixar de ser importadores líquidos de petróleo e gás natural em 2020. Os EUA têm sido importadores líquidos desde os anos 1950. Sua dependência do petróleo tem definido a geopolítica e a evolução da economia mundial durante décadas. Leia mais.

Continua após a publicidade

Falta de água afetará dois terços da população mundial em 2050
A escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050 devido ao uso excessivo de recursos hídricos para a produção de alimentos, alertou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A informação está no relatório “Rumo a um futuro com segurança hídrica e alimentar”, feito pela FAO e apresentado no segundo dia do 7º Fórum Mundial da Água (FMA), que ocorre em Daegu, na Coreia do Sul. Leia mais.

Unesco considera crime de guerra destruição de cidade antiga do Iraque
A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, condenou na segunda-feira (13) a destruição, pelo grupo terrorista Estado Islâmico, do sítio arqueológico de Nimrud, antiga cidade do império assírio, fundada há 3 mil anos. No sábado (11), o Estado Islâmico divulgou um vídeo em que militantes aparecem explodindo espaços arqueológicos e obras de arte em Nimrud. Leia mais.

Turquia classifica de “infundadas” declarações do papa sobre genocídio de armênios
O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, considerou hoje “infundadas” e “longe da realidade histórica” as declarações do papa Francisco, que classificou de “genocídio” o massacre dos armênios pelas forças otomanas durante a 1ª Guerra Mundial. A Armênia estima que 1,5 milhões de armênios tenham morrido entre 1915 e 1917, no final do Império Otomano, com vários historiadores e muitos países tendo reconhecido o genocídio. Leia mais.

Guerra na Síria já matou mais de 220 mil pessoas
A guerra na Síria já matou mais de 220 mil pessoas desde o início da revolta contra o regime de Bashar Al Assad, em março de 2011, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. “Registramos 222.271 mortes desde o início dos confrontos, em março de 2011″, disse o chefe da entidade, Rami Abdel Rahman, à agência de notícias AFP, ao acrescentar que o número de mortos entre os civis chega aos 67.293, incluindo 11.021 crianças. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Boko Haram já sequestrou mais de 2 mil mulheres na Nigéria, diz Anistia
O grupo terrorista nigeriano Boko Haram sequestrou pelo menos 2 mil mulheres e meninas no Nordeste da Nigéria desde o início do ano passado. A informação consta de relatório divulgado na terça (14) pela Anistia Internacional, um ano após o rapto de 276 alunas da Escola Chibok, que gerou grande repercussão em todo o mundo. O presidente eleito da Nigéria, Muhammadu Buhari, disse que não pode prometer que vai encontrar as alunas raptadas pelo grupo radical Boko Haram há exatamente um ano. Leia mais. Leia mais 2.

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 13 de abril
Confira as notícias mais importantes da semana de 13 de abril
A semana do dia 13 de abril foi bem agitada pelo mundo! Você conseguiu acompanhar tudo? Separamos as notícias mais relevantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular e Enem! Confira abaixo 12 destaques do noticiário brasileiro e internacional: Índice de brasileiros acima do peso aumenta para 52%, mostra pesquisa O […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.