Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 15 de junho

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h21 - Publicado em 19 jun 2015, 19h41

Confira as notícias que foram destaque no noticiário nacional e internacional dessa semana e fique por dentro das atualidades que podem aparecer nos vestibulares e no Enem:

desmatamento-d

Em 16 anos, desmatamento da Amazônia Legal foi quase o tamanho do estado de SP

O desmatamento da Amazônia Legal, no período de 1997 a 2013, chegou a 248 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho do estado de São Paulo, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgada nesta sexta-feira (19). Segundo o IBGE, de 1991 a 2004 houve uma aceleração no desmatamento da Amazônia Legal, que subiu de 11.030 quilômetros quadrados para 27.772 quilômetros quadrados em apenas um ano. Desde 2004, a tendência se inverteu, chegando a 4.571 mil em 2012. Em 2013, houve uma nova alta, para 5.843. Leia mais.

Número de mortos em atentados no mundo aumentou 81% em 2014

Os jihadistas geraram um forte aumento dos ataques terroristas no ano passado, provocando um crescimento de 81% no número de mortes, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira (19) pelos Estados Unidos. Em 2014 foram registrados 13.463 ataques em 95 países – um aumento de mais um terço em relação aos 9.700 ataques registrados no ano anterior – com Iraque, Paquistão e Afeganistão entre os países que mais registraram atentados fatais. Leia mais.

Coreia do Norte diz ter encontrado cura para Mers, Sars, ebola e Aids

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira (19) ter encontrado a cura para os vírus da Mers, da Sars, do ebola e da Aids. O regime do ditador Kim Jong-un não forneceu provas. Não é a primeira vez que a Coreia do Norte vangloria-se de ter feito descobertas que são impossíveis de serem comprovadas pela comunidade internacional. Leia mais.

Saída da Grécia da zona do euro será início do fim do bloco, diz primeiro-ministro grego

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse nesta sexta-feira (19) que a saída da Grécia da zona do euro marcará “o princípio do fim” do bloco econômico. A declaração foi feita em entrevista publicada hoje (19) pelo jornal austríaco Kurier. “O famigerado Grexit [trocadilho em inglês sobre a saída da Grécia da zona do euro] não pode ser uma opção, nem para os gregos nem para a União Europeia. Será um processo irreversível, será o princípio do fim da zona euro”, disse o primeiro-ministro na entrevista. Leia mais.

Continua após a publicidade

China permitirá entrada de residentes de Taiwan sem visto a partir de julho

O Conselho de Estado da China anunciou nesta quinta-feira (18) que os moradores de Taiwan que forem viajar para a China não vão mais precisar de visto de entrada a partir de 1º de julho. O objetivo da medida é “estimular mais negócios entre China e Taiwan, providenciando mais comodidade para os moradores de Taiwan de viajarem para o continente”. Leia mais.

Avó de menina apedrejada no Rio organiza ato contra intolerância religiosa

A pedra arremessada contra uma menina de 11 anos adepta ao Candomblé, no Rio de Janeiro, por intolerância religiosa, pode ter deixado marcas para toda a vida. A opinião é da avó da menina, Kátia Marinho, que presenciou a agressão, e disse que, por medo, a neta quer evitar roupas brancas – utilizadas tradicionalmente pelos praticantes da religião. A Polícia Civil do Rio de Janeiro está em busca de imagens e testemunhas que possam ajudar a identificar os suspeitos do crime cometido no domingo (14). O caso foi registrado na segunda-feira (15) na 38ª Delegacia de Polícia de Irajá. Leia mais 1. Leia mais 2. 

Número de pedidos de refúgio no Brasil cresce 2.000%, diz ONU

O número de solicitações de refúgio no Brasil cresceu mais de 2.000% em quatro anos, mas a estrutura para atender à demanda praticamente não mudou, informou na segunda-feira (15) o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Andrés Ramires, durante Seminário Trabalho e os Direitos dos Refugiados no Brasil, promovido pela Cáritas no Rio de Janeiro e o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT/RJ). “No ano de 2010, recebemos por volta de 560 solicitações. Ao final de 2014, tivemos 12 mil. Esta é uma tendência mundial, mas a porcentagem de crescimento no Brasil é maior do que todas as outras regiões do mundo”, destacou. Leia mais.

Conflitos no mundo levaram a recorde de 60 milhões de refugiados em 2014, diz ONU

Quase 60 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a sair de suas casas por conflitos e perseguição até o final do ano passado, o maior número já registrado, disse a agência de refugiados da ONU nesta quinta-feira (18), alertando que a situação ainda pode se deteriorar. Mais da metade dos deslocados por crises, incluindo conflitos na Síria, Afeganistão e Somália, eram crianças, afirmou o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) em seu Relatório de Tendências Mundiais, divulgado anualmente. Leia mais 1. Leia mais 2. 

Mais de 50 mil pessoas morrem todo ano no Brasil por complicações cardíacas, mostra estudo

Um estudo publicado na revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mostra que 50 mil pessoas morrem todo ano no Brasil por complicações cardíacas. Estima-se que 100 mil novos casos são diagnosticados a cada ano no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 23 milhões de pessoas sofrem com a doença em todo o mundo. O 1º Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca (Breathe, do inglês Brazilian Registry of Acute Heart Failure) traça um panorama inédito da síndrome nas diversas regiões do país. Leia mais.

Continua após a publicidade

Advogada branca que se passou por negra causa polêmica nos Estados Unidos

A história da advogada de direitos civis norte-americana Rachel Dolezal, acusada de fingir ser negra, continua a repercutir na imprensa norte-americana e no movimento negro. Ela se autodenomina negra, trabalha em defesa dos direitos civis dos afro-americanos, mas é filha biológica de um casal branco. O caso ganhou fama mundial depois de os pais a terem acusado de mentir sobre sua origem, que seria europeia e não africana. Para algumas entidades representativas, ainda que ela se identifique culturalmente com afro-americanos, tenha filhos afro-americanos de sua relação com um afro-americano, ela não deveria adotar uma identidade que não tem. Leia mais.

Coreia do Sul acredita que surto de síndrome respiratória começa a perder força

As autoridades de saúde da Coreia do Sul disseram hoje (19) que a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, da sigla em inglês), que já matou 24 pessoas no país, está começando a perder força. Atualmente, há 112 pessoas internadas. Leia mais.

– Entenda o que é a Mers

Oriente Médio e Norte da África são as áreas mais violenta do mundo, diz estudo

A Europa alcançou níveis históricos de paz e as regiões do Oriente Médio e Norte da África são as mais violenta do mundo, segundo o Índice Global de Paz 2015 divulgado na quarta-feira (17). De acordo com o Índice Global de Paz (IGP), elaborado pelo Instituto para Economia e Paz sediado em Sydney (Austrália), a Islândia é o país mais pacífico do mundo, ficando a Síria em último lugar na lista de 162 Estados, que têm 99,6% da população mundial. Leia mais.

Redução da maioridade penal para crime grave avança na Câmara; Imprensa “inflama” debate sobre redução da maioridade, dizem especialistas

Depois de uma sequência de viradas políticas, digna da mais quente das séries televisivas, a novela da redução da maioridade penal ganhou mais um capítulo importante. Foi votada nesta quarta-feira (16), na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, uma proposta que põe adolescentes de 16 e 17 anos na cadeia comum, quando cometam crimes hediondos e alguns outros delitos violentos adicionais. O texto, aprovado por 21 votos a favor contra 6, é resultado de um acordo selado entre o peemedebista Eduardo Cunha e o PSDB – que fechou de última hora a parceria com o presidente da Câmara dos Deputados, desistindo da aproximação ensaiada dias antes com o PT. Leia mais.

Continua após a publicidade

Para a vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko, o destaque dado pelos meios de comunicação a infrações cometidas por adolescentes inflama o debate sobre a redução da maioridade penal e desperta na sociedade uma falsa necessidade de mais punição. “A mídia [é] que produz, magnifica, coloca aquela notícia e ela vai se repetindo. E ficam martelando que é uma injustiça e que os mais velhos se valem dos mais jovens”, destaca a especialista. Leia mais.

Hungria terá muro contra imigrantes da Sérvia

A Hungria anunciou nesta quarta (16) o fechamento de sua fronteira com a Sérvia, um novo sinal da crise migratória no dia seguinte ao fracasso dos europeus para decidir a distribuição solidária dos refugiados em seu território. Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores, Peter Szijjarto, afirmando que essa etapa estará concluída em 24 de junho. Leia mais.

Estados Unidos terão nota de 10 dólares com rosto de mulher em 2020

Uma mulher será estampada nas notas de 10 dólares norte-americanos a partir de 2020, informou nesta quinta-feira (18) o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Será a primeira vez, em 119 anos, que as notas terão um rosto feminino. O secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, disse que ainda não foi definido quem será a figura histórica que aparecerá nas notas, já que o departamento pretende realizar uma pesquisa entre a opinião pública para escolher quem ocupará o lugar de destaque. Leia mais.

Parlamento de Hong Kong rejeita reforma eleitoral apoiada pela China

O Conselho Legislativo de Hong Kong derrubou nesta quinta-feira (18) um controverso plano de reforma política para a eleição do chefe do Executivo do território. O plano era apoiado pelo governo chinês e criticado por ativistas pró-democracia que, no ano passado, protestaram nas ruas contra ele. Projeto previa voto direto na escolha do chefe do Executivo do território, mas só depois de Pequim aprovar candidatos. Oposição e ativistas celebram resultado e dizem que proposta era “falsa democracia”. Leia mais. 

EUA planejam presença militar inédita desde 1989 no Leste Europeu e Rússia responde com reforço no arsenal nuclear

O conflito na Ucrânia e a preocupação dos Governos regionais com a ingerência russa estão propiciando um retorno dos meios de dissuasão militar próprios da Guerra Fria. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está preparando o envio de armamento pesado a bases militares no Leste Europeu, um material que poderia ser empregado por até 5.000 soldados norte-americanos. A proposta, segundo o jornal The New York Times, deverá ser aprovada pelo presidente Barack Obama e o secretário de Defesa Ashton Carter antes da reunião de ministros de Defesa da OTAN no final deste mês. Depois desse anúncio, foi a vez de o presidente russo, Vladimir Putin, dizer nesta terça-feira (16), que reforçará o arsenal nuclear russo com a mobilização de mais de 40 novos mísseis intercontinentais até o fim do ano. O gesto foi classificado pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) como “ameaça de recorrer às armas”. Leia mais 1. Leia mais 2.

Continua após a publicidade

Governo palestino renuncia em razão de divisões internas

O primeiro-ministro palestino Rami Hamdallah apresentou nesta quarta-feira (17) a demissão do governo de união ao presidente Mahmud Abbas, em razão da crescente fratura entre a Cisjordânia e a Faixa de Gaza e o desafio representado pelas discussões que o Hamas estaria mantendo secretamente com Israel. A anunciada renúncia do governo de unidade palestino, que o presidente, Mahmoud Abbas, pediu para que seja adiada até segunda-feira, pôs sobre a mesa o fracasso da reconciliação palestina. Por enquanto se desconhece se o Hamas integrará o próximo gabinete, que será debatido na segunda-feira em Ramala na reunião do Comitê Executivo da Organização para a Libertação Palestina (OLP), da qual o movimento islamita não faz parte. Leia mais 1. Leia mais 2. 

Governo colombiano e Farc retomam negociações de paz em Havana

O governo da Colômbia e a guerrilha comunista das Farc retomaram nesta quarta-feira (17) as negociações de paz em Havana para iniciar a discussão sobre justiça, em meio à desconfiança mútua e a renovadas hostilidades no país. Neste ciclo de negociações, as partes devem começar a discutir sobre a justiça para os crimes cometidos durante o conflito armado de meio século e preparar, simultaneamente, o caminho para um eventual fim definitivo das hostilidades, as quais recrudesceram nas últimas semanas. Leia mais.

Ataque à igreja histórica de comunidade negra nos EUA mata nove pessoas

Uma tragédia, motivada por ódio racial, sacudiu a cidade de Charleston, nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (18). Um homem abriu fogo numa histórica igreja afro-americana nessa localidade da Carolina do Sul, causando a morte de nove pessoas, segundo a polícia. O suspeito foi identificado posteriormente como Dylann Roof, um rapaz branco de 21 anos. Oito das vítimas morreram dentro da igreja e a nona faleceu enquanto era levada ao hospital junto com outro ferido. Leia mais.

Local de ataque em Charleston, igreja teve papel de destaque na história dos EUA

A Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel, em Charleston, abrigou escravos que organizaram rebelião e foi ponto de partida de passeatas liderados por Martin Luther King. Conhecida como Mãe Emanuel pelos moradores de Charleston, a igreja onde nove pessoas foram assassinadas a tiros tem uma longa história de ativismo no movimento negro dos EUA, que remonta ao início do século 19, quando foi fundada por afro-americanos que defendiam o fim da escravidão. Leia mais.

Papa Francisco abraça a teoria científica sobre o aquecimento global

Em sua primeira encíclica, o papa Francisco fala de anidrido carbônico, de óxidos de nitrogênio, de combustíveis fósseis contra energias renováveis, de fertilizantes e detergentes que poluem os rios e mares, de corredores ecológicos… Para o jornal El País, é uma encíclica (Laudato Si) carregada de argumentos científicos em que o responsável máximo da Igreja católica abraça as evidências do vínculo entre o aquecimento global e os humanos. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Mulheres trabalham cada vez mais, e ganham menos que homens, diz estudo

Milhões de latino-americanos que vivem com menos de 90% do salário mínimo se atormentam com questões financeiras. Nas duas maiores economias da região, Brasil e México, as mulheres ainda são as mais prejudicadas nessa conta. Só em 2013, quase 14% das mexicanas ganharam menos de 90% do mínimo, ante 9,1% dos homens. Já no país governado por Dilma Rousseff, 9,6% das mulheres estão nessa faixa salarial, contra 8,9% dos profissionais do sexo masculino. Os novos dados se somam a uma série de análises, também feitas por especialistas do Banco Mundial, explicando por que as latino-americanas ganham menos. As respostas abrangem desde a discriminação ainda cometida pelas empresas à falta de mulheres em setores como engenharia e ciências, que pagam melhor.Curiosamente, as mulheres participam cada vez mais da força de trabalho latino-americana, aumentando a renda familiar e contribuindo para a redução da pobreza. Leia mais.

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 15 de junho
Confira as notícias mais importantes da semana de 15 de junho
Confira as notícias que foram destaque no noticiário nacional e internacional dessa semana e fique por dentro das atualidades que podem aparecer nos vestibulares e no Enem: Em 16 anos, desmatamento da Amazônia Legal foi quase o tamanho do estado de SP O desmatamento da Amazônia Legal, no período de 1997 a 2013, chegou a […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.