Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 20 de abril

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h34 - Publicado em 24 abr 2015, 13h56

Você não conseguiu acompanhar os acontecimentos da semana de 20 de abril? Fique tranquilo! Separamos aqui as notícias mais importantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares e Enem. Confira a lista de destaques:

Aumento da imigração ilegal pelo Mar Mediterrâneo preocupa países europeus. (Foto: IFRC- International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies)

Aumento da imigração ilegal pelo Mar Mediterrâneo preocupa países europeus. (Foto: IFRC- International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies)

Chile mantém estado de exceção em área de erupção vulcânica
O Chile mantém estado de exceção por catástrofe nas localidades em torno do vulcão Calbuco, no Sul do país, cuja dupla erupção, na quarta-feira (22), obrigou a retirada de mais de 4 mil pessoas para proteger a população. O vulcão Calbuco, localizado na região de Los Lagos, de forma inesperada, entrou em erupção, lançando uma enorme coluna de fumaça e de cinzas, mas também expelindo rochas. Ele era considerado o terceiro vulcão mais perigoso, mas ninguém estava preocupado em observá-lo porque estava adormecido desde 1972. Leia mais. Leia mais 2.

Brasil lidera a redução da pobreza extrema, segundo o Banco Mundial
O Brasil conseguiu praticamente eliminar a pobreza extrema e fez isso mais rápido que seus vizinhos. A afirmação é do Banco Mundial, que em seu último relatório ressalta que o número de brasileiros vivendo com menos de 2,5 dólares (cerca de 7,5 reais) por dia caiu de 10% para 4% entre 2001 e 2013. O estudo “Prosperidade Compartilhada e Erradicação da Pobreza na América Latina e Caribe” acrescenta que a renda de 60% dos brasileiros aumentou entre 1990 e 2009 e que o Brasil é um dos exemplos mais brilhantes de redução de pobreza na última década. Leia mais.

Continua após a publicidade

Aos 93 anos, “Contador de Auschwitz” vai a julgamento e pede perdão
Começou na terça-feira (21), na cidade de Lüneburg, na Baixa Saxônia, o que possivelmente será o último grande processo na Alemanha por crimes do nazismo. Oskar Gröning, o réu de 93 anos, é acusado de cumplicidade no assassinato de pelos 300 mil pessoas. Por uma questão de apresentação de provas, limita-se à assim chamada “Operação Hungria” a queixa da Promotoria Pública de Hannover, responsável na Baixa Saxônia pela persecução de crimes nazistas. Uma das tarefas do “Contador” era recolher da plataforma as bagagens deixadas pelos condenados. O objetivo era “ocultar, dos detentos que viriam, os indícios do homicídio em massa”, segundo consta dos autos de acusação, que totalizam 85 páginas. Leia mais. Leia mais 2. Leia mais 3.

Líderes mundiais homenageiam vítimas do genocídio armênio; tragédia completou 100 anos
Líderes mundiais prestaram nesta sexta-feira (24/04) homenagem às vítimas do massacre de armênios, perpetrado há cem anos por tropas do Império Otomano, em cerimônia na capital da Armênia, Yerevan. O ato foi marcado por um minuto de silêncio e discursos de políticos, entre eles do presidente francês, François Hollande, e do presidente russo, Vladimir Putin. Leia mais. O massacre dos armênios pelos turcos otomanos durante a 1ª Guerra Mundial permanece até hoje um assunto extremamente sensível. A Turquia se nega a reconhecer a matança de 1915-1916 como genocídio. Leia mais 2. O presidente da Armênia, Serge Sarkissian, afirmou que o massacre de 1,5 milhão de armênios foi um genocídio planejado e que negá-lo é uma derrota da consciência humana. Leia mais 3.

Hubble completa 25 anos revolucionando a astrofísica
O telescópio Hubble, que revolucionou a astrofísica com as imagens que captou a partir do espaço, completou 25 anos em órbita na sexta-feira (24). Em 24 de abril de 1990, o primeiro telescópio espacial, projetado pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) e a Agência Espacial Europeia (ESA), foi batizado com o nome do astrônomo americano Edwin Powell Hubble. Leia mais.

Continua após a publicidade

Depois do tornado em Santa Catarina, Xanxerê pode levar um ano para ser reconstruída
A passagem do tornado a 250 km/h, na tarde de segunda-feira (20), destruiu metade da cidade de Xanxerê, em Santa Catarina. O prefeito do município, Ademir Gasparini, estima que leve um ano para reerguer novamente a cidade, de 48.000 habitantes. Há 6.000 desabrigados e outras 4.000 pessoas que sofreram algum dano material. Leia mais.

Ebola atingiu mais de 26 mil pessoas desde o início da epidemia, diz OMS
O vírus ebola contaminou mais de 26 mil pessoas desde o início da epidemia, há 16 meses, quando 10.823 morreram, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na quarta-feira (22). A entidade informou que a redução do número de casos confirmados parecia ter estagnado e apelou para mais esforços a fim de interromper definitivamente a transmissão do vírus. Na semana anterior ao dia 19 de abril, foram confirmados 33 novos casos, 21 na Guiné-Conacri e 12 na Serra Leoa. Leia mais.

Cuba vai fornecer vacinas contra o câncer para os Estados Unidos
Cuba vai fornecer vacinas terapêuticas contra o câncer aos Estados Unidos, com a assinatura de vários acordos com organismos norte-americanos na área da saúde, noticiou hoje (22) o diário oficial cubano Granma. Os acordos foram anunciados durante a visita à ilha do governador de Nova York, Andrew Cuomo, que ocorreu segunda-feira (20) e terça-feira (21). Uma das organizações norte-americanas envolvidas é o Instituto Roswell Park contra o Câncer de Nova York, que assinou um acordo com o Centro de Imunologia Molecular de Cuba. Leia mais.

Continua após a publicidade

Argentina prevê acordos com a Rússia na área de energia
A Argentina e a Rússia vão consolidar a aliança estratégica e firmar acordos no setor de energia, durante a visita oficial da presidenta Cristina Kirchner a Moscou. A chefe de Estado argentina é esperada na capital russa terça-feira (21) para uma visita oficial de dois dias. Durante a visita deverão ser discutidos acordos para investimento russo na Argentina no setor de petróleo e mantidas negociações sobre energia nuclear, infraestruturas e comércio. Leia mais.

Brasil é o país com maior número de assassinatos de ativistas que lutam por terra e meio ambiente
Relatório divulgado na segunda-feira (20) pela organização não governamental (ONG) britânica Global Witness indica que o Brasil lidera a lista de países com maior número de ativistas que defendem o meio ambiente e o direito à terra assassinados em 2014. A publicação reúne informações de 17 países. De acordo com o relatório, em 2014 foram mortos no Brasil 29 ativistas. Desse total, quatro são indígenas. A maioria dos assassinatos estaria relacionada a conflito por posse de terra. Leia mais.

Governo venezuelano de Nicolás Maduro fortalece relações com o Irã
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, e o ministro do Petróleo, Asdrúbal Chávez, fizeram nesta segunda-feira uma visita surpresa ao Irã. Reuniram-se em Teerã com seus colegas Mohammad Javad Zarif e Bijam Namdar Zanganeh para discutir a atualidade da agenda bilateral. É a quarta reunião ministerial entre os dois países em um ano. Leia mais.

Continua após a publicidade

Egito condena o ex-presidente Morsi a 20 anos de prisão
O ex-presidente egípcio Mohamed Morsi foi condenado na manhã de terça-feira (21) a uma pena de 20 anos de prisão no primeiro dos cinco processos judiciais nos quais foi acusado desde que foi deposto em um golpe de Estado em 2013. Morsi foi acusado, junto com outros 15 dirigentes da Irmandade Muçulmana, o histórico movimento islâmico que venceu as eleições livres, posteriores à revolução de 2011, de incitar o assassinato de manifestantes opositores durante seu Governo. Leia mais.

Destaques sobre a crise imigratória na Europa:

Chegada de imigrantes ilegais à Europa triplica em 2015
Quase 57.3000 imigrantes ilegais chegaram à Europa no primeiro trimestre de 2015, segundo o jornal El País. Esse número representa praticamente o triplo do mesmo período de 2014, ano em que foram quebrados todos os recordes, inclusive os atingidos durante as primaveras árabes. Os números frios da agência europeia de controle de fronteiras externas (Frontex) confirmam que a UE enfrenta um emaranhado de problemas entrelaçados: a onda de conflitos no Oriente Médio (em especial o caos na Líbia), a pressão demográfica na África, a crescente capacidade da indústria dos traficantes de pessoas, a emigração econômica procedente dos Bálcãs e as próprias dificuldades da UE para administrar de forma homogênea suas fronteiras se sobrepõem para gerar números de pesadelo. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Barco afunda no Mar Mediterrâneo e deixa 700 imigrantes desaparecidos
Um barco de pesca de cerca de 30 metros de comprimento, lotado de imigrantes, naufragou na virada de sábado para domingo a 73 milhas marítimas (cerca de 135 quilômetros) da costa da Líbia, enquanto o navio mercante King Jacob já se aproximava para socorrê-lo. A Guarda Costeira italiana confirma que só 28 pessoas foram resgatadas com vida. Teme-se que haja mais de 700 vítimas, o que tornaria este naufrágio o mais trágico já acontecido no Mediterrâneo. Leia mais.

Naufrágios expõem divisão da Europa em relação à política migratória
A Europa começará negociações para abordar um desafio pretensamente comum, mas que encerra realidades diversas segundo o ponto de observação. Por exemplo: a imigração irregular representa, para a Itália, centenas de barcas que cruzam o Mediterrâneo em direção à costa europeia. A Suécia cria novos cargos públicos para lidar com um aumento dos pedidos de asilo. O medo do jihadismo e do grande fluxo de estrangeiros levou a Bulgária a construir um muro que já se estende por 32 quilômetros na fronteira com a Turquia. Realidades tão distantes dificultam uma resposta comum por parte do território almejado por todos os estrangeiros que arriscam sua vida para procurar um futuro melhor: a União Europeia. Leia mais.

Anistia Internacional critica redução de ajuda a imigrantes africanos
A Anistia Internacional criticou na quinta-feira (23) a resposta “lamentavelmente inadequada e vergonhosa” da União Europeia à crise no Mar Mediterrâneo, porque não vai “parar a espiral de mortes” de imigrantes e refugiados. Clandestinamente, africanos atravessam o Mediterrâneo com destino à Europa em busca de melhores condições de vida. Embarcações precárias e superlotação são os principais motivos de desastres no mar. Leia mais.

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 20 de abril
Confira as notícias mais importantes da semana de 20 de abril
Você não conseguiu acompanhar os acontecimentos da semana de 20 de abril? Fique tranquilo! Separamos aqui as notícias mais importantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares e Enem. Confira a lista de destaques: Aumento da imigração ilegal pelo Mar Mediterrâneo preocupa países europeus. (Foto: IFRC- International Federation of Red […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.