Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 22 de junho

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h20 - Publicado em 26 jun 2015, 17h43

Pesquisadores descobrem em Manaus vírus que causa paralisia nas pernas

Pesquisadores descobriram em Manaus um novo vírus que causa diarreia, paralisia das pernas por até duas semanas e que pode levar à morte. Segundo a pesquisadora que coordenou o trabalho, Patrícia Puccinelli, do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), o vírus é transmitido por água contaminada com fezes. A descoberta no Brasil do gemycircularvirus foi feita a partir da análise molecular das fezes de 1,5 mil crianças de até dez anos que tiveram diarreia e foram atendidas em prontos-socorros de Manaus entre 2007 e 2009. Leia mais.

Justiça do Rio determina fim da apresentação de presos à imprensa

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro obteve liminar que proíbe a divulgação de imagens de pessoas presas como suspeitas, sem motivo legítimo para investigação criminal – a chamada “apresentação de presos”. O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) do órgão entrou com ação civil pública, em 2013, que foi rejeitada pelo Estado mediante efeito suspensivo, o que impedia que a decisão fosse colocada em prática. A liminar obtida na última segunda-feira (22) e divulgada na quinta (25) tem o objetivo de garantir os direitos individuais e evitar a exposição precoce do suspeito. Leia mais.

Brasil poderá ter mais de 1 milhão de presos até 2022, diz ministro da Justiça

O Brasil poderá ter até 2022 mais de 1 milhão de pessoas encarceradas, caso seja mantido o atual ritmo de prisões, disse na terça-feira (23) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao lançar o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) de junho de 2014. Cardozo destacou que mesmo com a criação de 40 mil vagas, que serão entregues até 2017, o país tem um déficit de 231 mil vagas. Leia mais.

Índios e fazendeiros entram em conflito em fazenda em Mato Grosso do Sul

Índios e produtores rurais enfrentaram-se na quarta (24) em uma fazenda de Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul, a cerca de 180 quilômetros de Dourados, no sudoeste do estado. O confronto ocorreu na fazenda ocupada por índios guarani e kaiowá na última segunda-feira (22). Dirigindo caminhonetes e picapes, um grupo de não índios tentou desocupar a Fazenda Madama sem uma decisão judicial ou apoio policial. Enquanto os motoristas ameaçavam lançar os veículos contra os índios, estes resistiam lançando pedras, paus e flechas. Leia mais.

Rótulos terão que informar sobre alimentos que causam alergia

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na quarta (24), por unanimidade, resolução que trata da rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias. Os rótulos, a partir de agora, devem informar a existência de 17 alimentos considerados alergênicos: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas; e látex natural. Leia mais.

Estereótipos fazem meninas ingressarem no esporte mais tarde, diz pesquisadora

Estereótipos sobre o comportamento feminino são entraves à prática esportiva de meninas, avaliou a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani. Ela chefiou a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgada na segunda (22) no Rio de Janeiro. Os dados mostram que as meninas ingressam no esporte mais tarde e que as mulheres praticam mais atividades físicas que esportes. Segundo a pesquisa, 41,6% dos homens começam a praticar esporte entre os 6 e os 10 anos, enquanto, no sexo feminino, o percentual cai para 29,7%. Os meninos superam as meninas na faixa etária anterior, até 5 anos: 7,1% dos que praticam começaram nessa idade, quando, entre as meninas, a fatia é de 6%. Leia mais.

Continua após a publicidade

Sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros e é mais comum entre mulheres

O sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros, segundo o Ministério do Esporte, na pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte. Os números foram coletados em 2013 e dão conta de que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte. O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%. Leia mais 1. Leia mais 2.

Mais de 187 mil pessoas morreram por causa das drogas em 2013, diz ONU

Em 2013, 187,1 mil pessoas morreram em todo o mundo devido ao consumo de drogas, um número semelhante ao de anos anteriores, segundo dados revelados nesta sexta (26) pelo Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodc). No seu relatório anual sobre as Drogas no Mundo, a ONU estima que 246 milhões de pessoas de 15 a 64 anos consumiram entorpecentes ilegais, o que representa um em cada 20 adultos em nível mundial. Leia mais.

Mães que trabalham fora estimulam filhas a serem bem-sucedidas, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Kathleen L. McGinn, professora de Administração de Empresas na Harvard Business School (HBS), ao lado das pesquisadoras Mayra Ruiz Castro e Elizabeth longa Lingo, revela que filhos de mães que trabalham se saem melhor no futuro. O estudo buscou identificar os efeitos, em homens e mulheres, de ter sido criado por uma mãe com emprego em tempo integral. Leia mais.

Suprema corte americana aprova casamento gay em todo o país

A Suprema Corte americana aprovou por cinco votos a quatro o casamento gay em todo o país nesta sexta-feira (26). Ao todo, 37 estados americanos já reconheciam a união civil entre pessoas do mesmo sexo, enquanto os outros 13 estados ainda o proibiam. A decisão é uma vitória para todos aqueles que lutavam há anos pela igualdade de direitos. Os juízes determinaram que a partir de agora todos os Estados devem emitir licenças de casamento para casais do mesmo sexo e reconhecer uniões do mesmo sexo que foram legalmente realizados em outros estados. Leia mais.

Tunísia, Kuwait e França são alvos de atentados

Três países registraram nesta sexta (26) atentados com mortes já confirmadas. Na França, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após um atentado a uma usina próxima à cidade de Lyon. Na Tunísia, pelo menos 27 pessoas morreram em um resort na cidade de Sousse, região turística do país. No Kuwait, um atentado a uma mesquita xiita na capital deixou pelo menos 13 mortos e 25 feridos. Um dos suspeitos do ataque à França já foi identificado e teria ligação com o movimento salafista, uma corrente radical islâmica. Leia mais 1. Leia mais 2. Leia mais 3.

Continua após a publicidade
putinobama

Fotos: Getty Images

Putin e Obama defendem unidade de russos e americanos para deter Estado Islâmico

O presidente russo, Vladimir Putin, telefonou para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para conversar sobre os acontecimentos no Oriente Médio provocados pelo Estado Islâmico e a situação na Ucrânia, anunciou a Casa Branca em comunicado. Os dois chefes de Estado debateram também a “situação cada vez mais perigosa na Síria” e ressaltaram a importância de manter a unidade das potências internacionais nas conversas com o Irã para evitar que o país se desenvolva armas nucleares. Leia mais.

Depois de 15 anos de negociação, Vaticano assina acordo com o Estado da Palestina

O Vaticano e o Estado da Palestina assinaram nesta sexta-feira (26) um acordo sobre os direitos da Igreja Católica em território palestino, anunciou o Vaticano. O acordo foi assinado no Palácio Pontifical pelo secretário para as Relações com os Estados, arcebispo Paul Richard Gallagher, e pelo ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad Al Maliki. A negociação do acordo foi feita por uma comissão bilateral e durou 15 anos. Leia mais.

Países europeus vão receber 40 mil refugiados

Os chefes de Estado e de Governo dos 28 países da União Europeia (UE) concordaram repartir entre si os 40 mil refugiados da Síria e Eritreia, nos próximos dois anos, mas com base em cotas voluntárias. Segundo o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, os líderes europeus tiveram uma longa discussão sobre a estratégia para lidar com os migrantes que tentam chegar à Europa. Leia mais.

Maioria dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos é da classe C

Dados do livro “Brasileiros na América”, do economista Álvaro Lima, mostram que o brasileiro que emigra hoje para os Estados Unidos é proveniente da classe média baixa, a chamada classe C. A maior parte tem ensino médio ou curso superior e é oriunda de centros urbanos, principalmente do Sudeste e do Centro-Oeste. A maioria entra no país com visto de turista. A busca por melhor renda, mais qualidade de vida para os filhos e segurança nas grandes cidades está entre os fatores que levam brasileiros a sair do país e viver nos Estados Unidos. Leia mais.

Continua após a publicidade

Japão vai ter maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo

A empresa japonesa Mitsubishi Electric vai construir em Fukuoka (no Sul do Japão) o maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo, com capacidade de 50 mil kilowatts, confirmou hoje (24) a agência espanhola EFE. O projeto, encomendado pela companhia elétrica japonesa Kyushu Electric Power e que conta com financiamento estatal, consistirá em uma rede de baterias, que ocupará extensão de 14 mil metros quadrados na localidade de Buzen e será capaz de fornecer eletricidade a 30 mil habitações. Leia mais.

Ataques do Boko Haram na Nigéria matam pelo menos 42 pessoas

Pelo menos 42 pessoas morreram desde o início da semana em dois ataques do grupo islâmico Boko Haram no Nordeste da Nigéria, informou na quarta (24) a agência France Presse. “Recebemos informações sobre ataques cometidos por homens suspeitos de pertencer ao Boko Haram em duas aldeias, que fizeram 42 mortos”, declarou à AFP um policial da localidade de Biu (estado de Borno), acrescentando que os ataques ocorreram segunda (22) e terça-feira (23). Leia mais.

Tribos se preparam para os primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

A quatro meses da primeira edicação dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, as comunidades estão na reta final para a escolha dos atletas. Os jovens treinam pelo menos três vezes por semana e recebem alimentação especial. “Os atletas não podem comer qualquer coisa. Eles têm que tomar cuidado com o local onde sentam. Não podem sentar no mesmo lugar onde velhos sentaram, por exemplo”, explica o líder Jakuri Pep Krakete, da etnia Gavião Parkatêjê, do Pará. Além do Brasil, 22 países participam do congresso técnico, indicando intenção de participar dos jogos. Leia mais.

Onda de calor mata 692 pessoas no Paquistão

A onda de calor que atinge nos últimos dias o Paquistão provocou a morte de quase 700 pessoas, segundo novo balanço divulgado na terça (23) pelas autoridades locais. A maioria das vítimas morreu em hospitais públicos na cidade portuária de Karachi, centro econômico do país, com cerca de 20 milhões de habitantes. Durante o fim de semana, as temperaturas atingiram 45 graus Celsius. Estas mortes ocorrem quando o país, majoritariamente muçulmano, com cerca de 200 milhões de habitantes, observa o mês sagrado do Ramadã, durante o qual é proibido comer e beber entre o nascer do sol e o pôr do sol. Alguns religiosos lançaram avisos públicos, informando que as pessoas fisicamente mais frágeis podem abster-se de fazer jejum, em razão das condições difíceis. Leia mais.

Alterações climáticas ameaçam saúde humana, aponta pesquisa

As alterações climáticas representam uma ameaça aos avanços conseguidos no último meio século para a saúde humana, alerta estudo divulgado na terça (23) pela revista The Lancet. Os autores do trabalho, cientistas europeus e chineses, consideram que “o risco potencial” do aquecimento do planeta para a saúde dos seres humanos tem sido subestimado. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Presidente da França, François Hollande, convoca reunião por causa de escutas dos EUA

O presidente francês, François Hollande, realizou na manhã de quarta (24) uma reunião com dirigentes do setor da defesa do país, depois da divulgação de documentos do WikiLeaks sobre espionagem da Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos a chefes de Estado franceses. Depois disso, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou para o colega francês e garantiu que a espionagem a países aliados havia terminado, classificando-as de “práticas inaceitáveis”, informou a Presidência francesa. Leia mais 1. Leia mais 2. 

EUA: manifestantes querem que bandeira com símbolo racista seja recolhida

A governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, pediu nesta segunda-feira (22) que os legisladores estaduais votem pela retirada da bandeira dos rebeldes confederados hasteada em frente à Câmara estadual na capital Columbia. O apelo ocorreu uma semana após um atirador branco ter assassinado nove fiéis negros em uma igreja histórica da cidade de Charleston. A bandeira tem sido criticada nos últimos dias por grupos de ativistas e políticos por ser um símbolo do passado escravagista do sul dos Estados Unidos – seus defensores alegam que ela faz parte da história e da cultura da região. Considerada um símbolo da guerra civil norte-americana, a bandeira é tida por muitos como uma representação do racismo sulista. Protegida por uma lei que estabelece que ela não pode ser removida sem a aprovação da Assembleia Legislativa, a bandeira que estampa a “cruz sulista” permanece hasteada diante do edifício público, apesar das bandeiras dos Estados Unidos e da Carolina do Sul terem sido baixadas, em sinal de luto pelas vítimas do ataque de Dylann Roof. Para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a sombra da segregação que ainda paira sobre a sociedade norte-americana. Leia mais 1. Leia mais 2. Leia mais 3. 

 

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 22 de junho
Confira as notícias mais importantes da semana de 22 de junho
Pesquisadores descobrem em Manaus vírus que causa paralisia nas pernas Pesquisadores descobriram em Manaus um novo vírus que causa diarreia, paralisia das pernas por até duas semanas e que pode levar à morte. Segundo a pesquisadora que coordenou o trabalho, Patrícia Puccinelli, do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), o vírus é transmitido por […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.