Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 29 de junho

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h20 - Publicado em 3 jul 2015, 20h59

Confira um resumo das notícias nacionais e internacionais mais importantes da semana para os vestibulares e o Enem:

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Câmara aprova nova proposta que reduz maioridade penal para crimes hediondos

Sob o comando do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em menos de 24 horas a Câmara dos Deputados derrubou a rejeição à redução da maioridade penal e aprovou, em primeiro turno, por 323 votos a 155 e 2 abstenções, no começo da madrugada de quinta-feira (2) uma emenda substitutiva, semelhante ao texto derrubado na quarta-feira (1º). A emenda aprovada propõe a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos (estupro, sequestro, latrocínio, homicídio qualificado e outros), homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto também prevê a construção de estabelecimentos específicos para que os adolescentes cumpram a pena. Leia mais. Leia mais 2. Leia mais 3. Leia mais 4. 

Embaixador dos EUA na Alemanha é chamado para esclarecer acusação de espionagem

O embaixador dos Estados Unidos (EUA) na Alemanha, foi convidado a comparecer à chancelaria em Berlim para explicar as novas acusações de espionagem a vários ministros alemães, disse uma fonte governamental. A imprensa alemã noticiou na quarta (1º) que novos documentos divulgados pelo WikiLeaks apresentavam evidências de que os Estados Unidos tinham espionado vários ministros. Leia mais.

Estados Unidos superam Arábia Saudita na produção de petróleo em 2014

Os Estados Unidos registraram o maior crescimento em nível mundial na produção de petróleo e ultrapassaram a Arábia Saudita na liderança do setor em 2014, informa o estudo anual sobre energia da BP, apresentado quinta-feira (2) em Lisboa. O BP Statistical Review of World Energy 2015 é uma das publicações de referência mundial do setor energético. William Zimmern, responsável pelos estudos da petrolífera britânica, disse que desde 1975 isso não ocorria. Leia mais.

Cuba e Estados Unidos anunciam reabertura de embaixadas no dia 20 de julho

As autoridades cubanas anunciaram que sua embaixada em Washington e a dos Estados Unidos em Havana serão reabertas no dia 20 de julho. A medida marca o restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos. Em carta entregue às autoridades cubanas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou “a decisão de restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países e de abrir missões diplomáticas permanentes nas respectivas capitais a partir de 20 de julho”. Leia mais.

Continua após a publicidade

Cuba é o primeiro país a eliminar transmissão do HIV de mãe para filho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente na terça-feira (30) que Cuba é o primeiro país do mundo a eliminar a transmissão do vírus da aids (HIV) e da sífilis de mãe para filho. “Eliminar a transmissão de um vírus é um dos maiores feitos em matéria de saúde pública”, afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. “É uma grande vitória na nossa longa luta contra o vírus HIV e as infeções transmitidas sexualmente, assim como um passo importante para conseguirmos uma geração sem aids”, acrescentou. Leia mais.

Em encontro com Dilma, presidente dos EUA diz que Brasil é líder mundial e não apenas regional

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou terça (30) que encara o Brasil como um líder mundial, e não apenas regional, e que as negociações globais sobre questões relevantes, como economia, clima e combate ao terrorismo, só podem ser bem-sucedidas se houver participação brasileira. Em pronunciamento ao lado da presidenta Dilma Rousseff, Obama ressaltou sua “plena confiança” na chefe do governo brasileiro e o “excelente relacionamento” que tem com ela desde a posse. Após anunciarem o acordo bilateral em que o Brasil e os Estados Unidos se comprometem com maior participação de fontes renováveis em suas matrizes energéticas, os dois presidentes responderam a perguntas de jornalistas. Então, foi perguntado à presidenta como conciliar a visão do Brasil, que se vê como líder mundial, com a dos Estados Unidos, que veem o Brasil como líder regional. Na sua vez de responder, Obama fez questão de mencionar o assunto, dizendo que o Brasil é uma “potência mundial importante”. Leia mais.

Grécia não paga dívida ao FMI e entra oficialmente em calote

O prazo para a Grécia pagar cerca de 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) terminou na terça-feira (30). Sem ter quitado a parcela do resgate financeiro, o país entrou oficialmente em calote com os credores internacionais. Os gregos vão se pronunciar no domingo (5) sobre a última versão de uma proposta de acordo dos credores da Grécia, que prevê uma série de reformas e de medidas orçamentárias em troca da continuação do apoio financeiro ao país. As negociações em busca de um acordo com os credores internacionais serão retomadas depois do referendo. Leia mais. Leia mais 2. Leia mais 3. Leia mais 4.

Tocha Olímpica passará por 300 cidades até chegar ao Rio de Janeiro

O Comitê Organizador Rio 2016 lançou nesta sexta-feira (3) a tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a rota de revezamento por onde o Fogo Olímpico passará até chegar à cidade, no dia 5 de agosto do ano que vem, data da abertura dos jogos. A Tocha Olímpica, desenhada pela agência de design Chelles & Hayashi, é branca, com detalhes em cores que simbolizam a natureza do Brasil. O Fogo Olímpico chegará a Brasília em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros, e seguirá pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha por todo o país, em percursos de cerca de 200 metros. No total, a tocha será recebida em 300 cidades – 83 delas apresentadas hoje –, mas o comboio poderá ser visto passando por mais 200 municípios. Leia mais.

Só 21,8% dos brasileiros são consumidores conscientes, mostra pesquisa do SPC

O brasileiro sabe a importância de consumir de forma consciente, mas, quando se analisa o cotidiano do consumidor, observa-se que ele não tem todas as atitudes necessárias à prática do consumo consciente, revelou na quarta-feira (1º) a economista-chefe do Serviços de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Marcela Kawauti, ao comentar pesquisa em parceria com o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz. Segundo Marcela, só 21,8% dos brasileiros podem ser considerados consumidores plenamente conscientes. Dos entrevistados, 46,8% disseram evitar desperdício e compras desnecessárias, 33% refletem sobre as consequências de uma compra antes de concretizá-la e 9,7% manifestaram atitudes que têm como foco economizar dinheiro. Leia mais.

Continua após a publicidade

Venda de lâmpadas incandescentes de 60W está proibida a partir de hoje

Desde quarta (1º), as lâmpadas incandescentes com potência de 60W saíram de circulação. Agora é proibido produzir, importar e vender esse tipo de lâmpada no Brasil. As multas para quem descumprir a regra variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, informa o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O motivo da retirada do produto do mercado é sua baixa eficiência energética, já que são lâmpadas que consomem muita energia para iluminar pouco. O processo de funcionamento das chamadas lâmpadas quentes exige temperaturas elevadas para gerar luz. A maior parte desse calor é perdida para o ambiente. Leia mais.

Estudo comprova relação entre obesidade e câncer de mama

Mulheres obesas têm 2,57 mais chances de ter câncer de mama, principalmente após a menopausa e idade média de 56 anos. A constatação é dos responsáveis por uma pesquisa feita com 190 pacientes de Salvador entre 2012 e 2014. Elas foram separadas em dois grupos: o primeiro com 68 diagnosticadas com câncer de mama e o segundo, com 122 mulheres sem a doença. Ao comparar os dois grupos, foi constatado que no primeiro havia mais casos de câncer (27,9%) do que no segundo (13,1%). Entre as obesas observou-se que 66,1% tinham câncer de mama e, entre as não obesas, 56,5%. A maioria das pacientes (70,8%) estava na menopausa. Leia mais.

Meta do Brasil é produzir 3 milhões de toneladas anuais de pescado até 2020

O Ministério da Pesca e Aquicultura tem uma meta de crescimento anual de 20% na produção de pescado para que o Brasil alcance, até 2020, 3 milhões de toneladas produzidas, na pesca de captura e na aquicultura, e esteja entre os cinco maiores ofertantes de proteína de pescado do mundo. “A meta é sair de 760 mil toneladas para 1 milhão de toneladas na área da captura e de 600 mil a 700 mil toneladas para 2 milhões de toneladas na aquicultura”, disse o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. O objetivo é que o Brasil se torne autossuficiente na produção, favorecendo também a balança comercial, e, com o aumento da oferta, consiga diminuir o preço do pescado no mercado interno. Ele conta que o país importa anualmente mais de 400 toneladas de pescado. Leia mais.

Importância do pai na criação dos filhos é destaque em seminário na Câmara

A maior participação do pai na criação e no cuidado com os filhos tem influência tanto na vida da criança quanto na da mulher e do próprio homem. É o que mostra o relatório Situação da Paternidade no Mundo, feito pelo Instituto Promundo. O doumento reúne vários dados globais sobre o tema da participação masculina. Lançado este mês na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a pesquisa foi apresentada nessa terça-feira (30) no Brasil durante o 3º Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância, na Câmara dos Deputados. Segundo o relatório, 80% dos homens no mundo serão pais biológicos e praticamente, em algum momento da vida, terão alguma conexão com uma criança. Leia mais.

Idosos são as maiores vítimas de acidentes de trânsito em São Paulo

A cada grupo de 100 mil habitantes, 21 idosos morrem em acidentes de transporte terrestre no estado de São Paulo. O número é menor que a média do país, que registra 31,1 mortes por 100 mil habitantes, mas é superior ao de países considerados desenvolvidos em segurança viária, nos quais o quadro geral de mortos [incluindo idosos] em acidentes de trânsito não ultrapassa cinco mortes a cada grupo de 100 mil. Os dados fazem parte de um estudo elaborado pelo Observatório Paulista de Trânsito, vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Justiça determina que União forneça medicamento à base de canabidiol

A Justiça Federal determinou que a União forneça medicamento à base de canabidiol, um dos derivados da maconha (cannabis sativa), para um jovem que sofre de epilepsia. Em janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reclassificou a substância de proibida para controlada. Apesar da alteração, a família do adolescente alegou não ter como pagar o tratamento, orçado em R$ 67 mil. Leia mais.

Mapa da Violência: homicídios são quase metade das mortes de jovens

Dados do Mapa da Violência, divulgados na segunda-feira (29), mostram que os homicídios representam quase metade das causas de morte entre adolescentes entre 16 e 17 anos. O estudo do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz revela que 46% dos jovens mortos nessa faixa de idade foram assassinados. Em 2013, foram 3.749, de um total de 8.153. A projeção é que 3.816 jovens sejam mortos neste ano. Leia mais.

A cada três pessoas, uma conhece criança vítima de violência, mostra pesquisa

Pesquisa da organização não governamental Visão Mundial revela que 76% das pessoas no mundo sabem de pelo menos um caso de criança vítima de violência e quase um terço a conhece pessoalmente. Os dados mostram que 62% dos entrevistados acham que o problema cresceu nos últimos cinco anos e quase a metade acredita que não se está fazendo o suficiente para punir as pessoas que cometem esse tipo de crime. O estudo, divulgado na quarta (1º) durante seminário internacional em Brasília, ouviu mais de 11 mil pessoas em 28 países, inclusive o Brasil. Leia mais.

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 29 de junho
Confira as notícias mais importantes da semana de 29 de junho
Confira um resumo das notícias nacionais e internacionais mais importantes da semana para os vestibulares e o Enem: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Câmara aprova nova proposta que reduz maioridade penal para crimes hediondos Sob o comando do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em menos de 24 horas a Câmara dos Deputados derrubou a […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.