Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 4 de maio

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h34 - Publicado em 8 Maio 2015, 18h19

Você não conseguiu acompanhar os acontecimentos da semana de 4 de maio? Fique tranquilo! Separamos aqui as notícias mais importantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares e Enem. Confira a lista:

img4

Preços de alimentos no mundo têm menor valor em 5 anos, mostra pesquisa da FAO

O Índice de Preços de Alimentos no mundo registrado em abril é o menor desde junho de 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo a entidade, houve queda de 1,2% em relação a março e de 19,2 % na comparação com abril de 2014. Leia mais. 

Jovens negros são mais vulneráveis à violência no Brasil, mostra relatório

Dados do relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014 mostram que a população negra entre 12 anos e 29 anos é a principal vítima da violência. O estudo, divulgado na quinta-feira (7), mostra que os estados onde o jovem negro corre mais risco de exposição à violência estão na Região Nordeste. Leia mais.

Segunda Guerra Mundial: Mundo relembra os 70 anos do Dia da Vitória nesta sexta-feira (8)

Os 70 anos do Dia da Vitória na Europa (V-E Day) (8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial) foi relembrado pelo mundo nesta sexta-feira (8). A Segunda Grande Guerra durou quase seis anos, envolveu todos os continentes do planeta e custou a vida de mais de 60 milhões de pessoas. A maior parte das mortes – 25 milhões – ocorreu na antiga União Soviética, que junto com Grã-Bretanha e Estados Unidos lideraram as forças aliadas. Ao lado dos aliados, o Brasil passou a integrar o conflito em 1942. Cerca de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira além de homens da Força Aérea lutaram na Itália. Dois brasileiros contaram as suas histórias na FEB durante o conflito à BBC e à Agência Brasil. Leia mais 1. Leia mais 2.

Casos de dengue no país aumentam 234% e chegam a 745,9 mil neste ano

Desde o início do ano até meados de abril, o país já registrou um aumento de 234,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 223,2 mil casos da doença. Mais de 745,9 mil pessoas se infectaram com o vírus, segundo números divulgados na terça-feira (5) pelo Ministério da Saúde. De acordo com o balanço, a Região Sudeste apresenta a maior incidência de dengue, com 575,3 casos para cada 100 mil habitantes (489.636 casos no total); seguida das regiões Centro-Oeste, com 560,7 para cada 100 mil habitantes (85.340 casos no total); Nordeste, com 173,7 para cada 100 mil habitantes (97.591 casos no total); Sul, com 159,8 para cada 100 mil habitantes (46.360 casos no total) e Norte, com 156,6 para cada 100 mil habitantes (27.030 casos no total). Leia mais. Leia mais 2. 

David Cameron é reeleito primeiro-ministro do Reino Unido; proposta de referendo sobre permanência do Reino Unido na União Europeia preocupa britânicos

O Partido Conservador britânico conseguiu a maioria parlamentar com 326 deputados eleitos de um total de 650, segundo resultados oficiais. O primeiro-ministro inglês, David Cameron se encontra nesta sexta-feira (8) com a rainha Elizabeth II para oficializar a reeleição no pleito legislativo e convidá-la formalmente para constituir um novo governo. Um dos pilares do programa do partido de David Cameron é a renegociação da posição do Reino Unido na Europa e a realização, em 2017, de um referendo sobre a questão. Ainda que em Bruxelas e nas demais capitais haja muito pouco apetite para reabrir os tratados, o assunto ameaça sobrecarregar a agenda europeia nos próximos anos. A saída britânica em alguns ambientes preocupa ainda mais do que a da Grécia. Leia mais 1. Leia mais 2. Leia mais 3. 

Nave especial russa desintegra-se ao chegar à Terra

Uma nave espacial de abastecimento russa, não tripulada, desintegrou-se nesta sexta ao cair sobre a Terra, sobre o Oceano Pacífico, após sofrer falhas de comunicação a caminho da Estação Espacial Internacional (EEI). Leia mais. 

Conselho de Segurança da ONU discutirá situação de imigrantes no Mediterrâneo

O Conselho de Segurança das Nações Unidas fará uma reunião extraordinária na próxima semana para discutir a situação de imigrantes no Mediterrâneo. A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, vai apresentar aos 15 membros do conselho os planos da União Europeia para frear o fluxo de imigrantes que estão à mercê de traficantes de pessoas. Leia mais. 

Estado Islâmico reivindica ataque nos Estados Unidos

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou nesta terça-feira o primeiro ataque nos Estados Unidos, no último domingo (3), contra uma organização islamofóbica do Texas e ameaçou promover outros atentados. O ataque ocorreu na periferia de Dallas, onde ocorria um concurso de caricaturas do profeta Maomé, organizado pela associação American Freedom Defense Initiative. Leia mais.

Presidenta do Chile, Michelle Bachelet, pede a renúncia de todos os ministros de seu Governo

Quatorze meses após ter assumido seu segundo mandato e em meio a um escândalo de corrupção, envolvendo seu filho, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, pediu nesta quarta-feira (6) a todos os ministros que entreguem seus cargos. Ela disse que vai definir o novo gabinete nas próximas 72 horas. O anúncio foi feito durante uma entrevista a um canal de televisão chileno, após a publicação de uma pesquisa de opinião revelando que o índice de rejeição a Bachelet, em abril, chegou a 64%. Leia mais. Leia mais 2. 

Unicef alerta para falta de proteção de meninas vítimas de abusos no Paraguai

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou para a falta de proteção das meninas vítimas de abusos sexuais no Paraguai, no momento em que se discute o caso de uma garota, abusada pelo padrasto, que engravidou aos 10 anos. Leia mais.

Revista alemã imprime edição com sangue de pessoas com HIV para combater o preconceito; iniciativa também aconteceu em cartazes de ONG brasileira

Cerca de 3 mil cópias da revista masculina alemã Vangardist foram impressas usando tinta misturada com o sangue pessoas com HIV. O objetivo da campanha é quebrar o estigma sobre HIV e Aids. No Brasil, a ONG GIV (Grupo de Incentivo à Vida) espalhou cerca de 300 cartazes por São Paulo para “mostrar que qualquer pessoa pode conviver normalmente com alguém que é HIV positivo”. Tanto o cartaz, quanto a revista são seguros, já que o HIV não sobrevive mais de uma hora fora do corpo humano. Leia mais. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 4 de maio
Confira as notícias mais importantes da semana de 4 de maio
Você não conseguiu acompanhar os acontecimentos da semana de 4 de maio? Fique tranquilo! Separamos aqui as notícias mais importantes para você ficar por dentro das atualidades que podem cair nos vestibulares e Enem. Confira a lista: Preços de alimentos no mundo têm menor valor em 5 anos, mostra pesquisa da FAO O Índice de […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.