Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 6 de julho

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h20 - Publicado em 10 jul 2015, 09h00

Confira um resumo das notícias mais importantes da semana para os vestibulares e o Enem:

Comissão Europeia já tem plano detalhado para saída da Grécia da zona do euro

reuniao_grecia

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker e o presidente francês François Hollande conversam durante uma reunião. (Foto: Getty Images)

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, admitiu que há um plano detalhado para eventual saída da Grécia da zona do euro, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que Atenas tem apenas “cinco dias” para evitar um “cenário negro”. Em coletiva de imprensa, após mais uma reunião de emergência da zona euro, em Bruxelas, Juncker admitiu pela primeira vez que há planos de contingência na Comissão Europeia para um cenário em que se concretize a saída da Grécia da zona euro. Leia mais.

>> Entenda a crise grega: 6 perguntas e respostas sobre a Grécia depois do “não” no referendo de 5 de julho

ONU: um ano após conflito em Gaza, consequências continuam sem solução

As causas e as consequências do conflito de 2014 entre Israel e milícias palestinas da Faixa de Gaza continuam sem solução, denunciou nesta semana a agência da Organização das Nações Unidas (ONU ) para os refugiados palestinos (UNRWA). “Um ano depois do devastador conflito que causou a morte de cerca de 1,5 mil civis, incluindo 551 crianças, as causas do conflito continuam por resolver”, afirmou o comissário-geral da agência, Pierre Krähenbül, em comunicado. Leia mais.

Tunísia constrói muro na fronteira com Líbia para deter jihadistas

A Tunísia começou a construir um muro na fronteira com a Líbia para tentar controlar o contrabando e a infiltração de jihadistas, anunciou o primeiro-ministro tunisiano, Habib Essid. Em entrevista pela televisão, o chefe do Executivo tunisiano disse que o muro terá cerca de 170 quilômetros de comprimento e que se espera que seja concluído no fim deste ano. Em muitos pontos, o muro, que está sendo construído pelo Exército, “será ladeado por trincheiras” e incluirá “câmaras de vigilância.” Leia mais.

Europa recebeu mais de 660 mil pedidos de asilo em 2014

Mais de 660 mil pessoas pediram asilo a países europeus em 2014, e, no final do ano, 500 mil candidatos aguardavam uma decisão sobre o seu pedido, informou o relatório anual do Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo. A maioria dos pedidos foi apresentada por cidadãos da Síria (128 mil), dos Bálcãs Ocidentais (110 mil) e da Eritreia (47.140), segundo o relatório sobre os pedidos de proteção internacional apresentados a países membros da União Europeia, à Noruega e à Suíça. Leia mais.

Rússia veta texto que considera genocídio assassinatos em cidade sérvia

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vetou nesta quarta (8) resolução que reconhecia o assassinato de mais de 8 mil homens e meninos em Srebrenica, em 1995, como genocídio. Srebrenica é uma cidade da República Sérvia, no Leste da Bósnia Herzegovina. O voto contrário foi dado pela Rússia, que, como membro permanente do conselho, tem poder de veto. Além disso, quatro países se abstiveram na votação: China, outro membro permanente, Nigéria, Angola e Venezuela. Leia mais.

Epidemia de ebola ainda não acabou, alerta OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que, apesar dos avanços obtidos nos últimos meses, a epidemia de ebola ainda não acabou. Segundo a entidade, novos casos da doença continuam sendo identificados, com destaque para registros recentes na Libéria. Pelo último balanço, mais 20 foram confirmados na última semana de junho. A atual incidência do ebola varia de 20 a 27 novos casos por semana. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 6 de julho
Confira as notícias mais importantes da semana de 6 de julho
Confira um resumo das notícias mais importantes da semana para os vestibulares e o Enem: Comissão Europeia já tem plano detalhado para saída da Grécia da zona do euro O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker e o presidente francês François Hollande conversam durante uma […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.