Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Confira as notícias mais importantes da semana de 8 de junho

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h21 - Publicado em 12 jun 2015, 18h49

Confira as notícias que foram destaque no noticiário nacional e internacional dessa semana e fique por dentro das atualidades que podem aparecer nos vestibulares e no Enem:

(Imagem: Thinkstock)

(Imagem: Thinkstock)

Órgãos da sociedade civil alertam sobre fim da rotulagem de transgênicos no Brasil

A aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 4.148/2008, que propõe mudanças nos rótulos de embalagens de alimentos transgênicos, gerou reações de entidades da sociedade civil, segundo as quais a proposta tira da população o direito de escolha de consumir ou não produtos cuja matéria-prima foi geneticamente modificada. Segundo a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Ana Paula Bortoletto, doutora em nutrição e saúde pública, a retirada do símbolo de transgênicos fere totalmente o direito do consumidor à informação clara, correta e precisa em relação aos produtos que estão no mercado. Leia mais.

Com maior percentual de crianças, Região Norte tem pior cobertura de saneamento do Brasil

A maior proporção de crianças e adolescentes do país está concentrada na Região Norte, que tem a pior cobertura de saneamento básico e de acesso à água tratada do país. Cerca de 40% da população que vive na Região Norte são compostos por crianças e jovens até 18 anos. Eles convivem com uma realidade em que 67% dos domicílios não têm rede de esgoto ou fossas sépticas e 45% não têm rede de água. Os dados fazem parte do Censo de 2010 e estão na publicação Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2015, divulgado hoje (10) pela Fundação Abrinq – Save the Children. Leia mais.

Projeto Tamar comemora aumento da população de tartarugas marinhas

O projeto Tamar, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, está comemorando o aumento da população de cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, que vivem em águas do Brasil – Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), Chelonia mydas (tartaruga-verde), Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva) e Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro). Leia mais.

Mercosul pressiona União Europeia para avançar com acordo bilateral

Os membros do Mercosul fecharam consenso sobre a apresentação de uma proposta comum para um acordo de livre comércio com a União Europeia. A presidenta Dilma Rousseff se mostrou disposta, nesta quarta, a dar um empurrão nas conversações entre os dois blocos. Na abertura da cúpula de chefes de Estado e de Governo da União Europeia e da América Latina e Caribe (UE-Celac), ela cobrou uma data para que essas propostas sejam colocadas na mesa. “O Mercosul quer fazer uma proposta e queremos saber se a União Europeia está preparada para ela”, disse Rousseff. O Mercosul é formado originalmente por Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina – a Venezuela ingressou no bloco em 2012. Esta é a segunda tentativa de fechar um acordo entre os dois blocos, que já promovem um comércio de 267 bilhões de dólares. Leia mais.

Continua após a publicidade

STF decide a favor de biografias não autorizadas

Muitas biografias são esperadas de agora em diante no mercado editorial brasileiro, sem que nenhum biógrafo tenha que pedir autorização prévia àquele sobre quem deseja escrever. Isso porque, nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Eleitoral descartou, por nove votos a zero, a censura às biografias que se tentava emplacar no Brasil. A decisão pôs fim à discussão que surgiu no país em 2012, quando a Associação Nacional dos Editores de Livros moveu uma Ação de Inconstitucionalidade questionando a permissão a herdeiros ou biografados de pedir a retirada de circulação de livros que não tenham sido autorizados por eles. De acordo com o STF, é inconstitucional o entendimento de que é preciso autorização prévia dos biografados para publicação de obras bibliográficas ou audiovisuais. Segundo a relatora Cármen Lúcia, o entendimento contrário significa censura prévia. Apesar de garantir a liberdade aos biógrafos, a relatora ressaltou que reparação moral e material poderá ser concedida em casos de abuso. Leia mais 1. Leia mais 2. Leia mais 3.

Corte europeia analisa caso do brasileiro Jean Charles, morto em 2005 por polícia britânica

A Corte Europeia de Direitos Humanos, baseada em Estrasburgo, no Leste da França, começou a analisar na quarta-feira (10) o caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto no metrô de Londres, no dia 22 de julho de 2005, pela polícia britânica, após ter sido confundido com um terrorista. A família de Jean Charles luta para que os policiais envolvidos no caso sejam punidos. Quase dez anos após a morte do brasileiro, que tinha 27 anos, os advogados da família recorrem à Justiça europeia contra o tratamento judiciário do caso no Reino Unido. Nenhum policial envolvido na morte de Jean Charles foi indiciado individualmente. O tribunal britânico considerou que não havia provas suficientes para determinar se a polícia agiu em legítima defesa. Leia mais.

China quer impor censura prévia ao jornalismo digital

Autoridades chinesas responsáveis pela imprensa anunciaram um projeto de lei que vai proibir que as páginas na internet e nos portais informativos produzam notícias próprias, além de impor a censura prévia a esses conteúdos. Segundo o projeto, divulgado em comunicado da Administração Estatal de Imprensa, Publicações, Rádio, Cinema e Televisão, os serviços informativos na internet deverão contratar “supervisores profissionais”, encarregados de rever o conteúdo das notícias antes que sejam publicadas. Leia mais.

Pentágono vai implantar política de igualdade para homossexuais militares nos EUA

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, anunciou na terça-feira (9) que os homossexuais e transexuais serão protegidos de discriminação nas tropas militares por meio da adoção de uma “política de igualdade de oportunidades”, no Pentágono. Foi a primeira vez que o governo norte-americano mencionou a adoção de tal política. O anúncio foi feito durante a reunião anual do grupo LGBT realizada na sede do Pentágono. Leia mais.

Mundo convive com 500 mil crianças-soldados, adverte Nobel da Paz

O ativista e Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, disse na sexta (12) que existe até meio milhão de crianças-soldados no mundo. Ele alertou que a situação, que qualifica como a pior forma de abuso infantil, pode ter proporções ainda maiores. “Existem entre 400 mil a 500 mil crianças-soldados em todo o mundo, mas os números reais podem ser muito maiores porque existem grupos de militantes clandestinos que estão sequestrando crianças e a forçando-as a usar armas”, disse o ativista indiano, em Genebra, onde participa de uma conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Kailash Satyarthi, um símbolo da luta contra a exploração infantil, disse que “obrigar crianças a matar pessoas é a pior coisa que se pode fazer”, mencionando as situações vividas em países como a Síria, o Iraque, a Nigéria e o Afeganistão. Leia mais.

Continua após a publicidade

OMS convoca reunião de emergência sobre síndrome respiratória Mers na Coreia do Sul

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (12) que vai convocar, na próxima semana, a comissão de emergências sobre a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (Mers), depois de ter subido o número de mortes na Coreia do Sul. Ao todo, 126 pessoas foram infectadas no país pelo coronavírus Mers (sigla em inglês) desde o primeiro diagnóstico, em 20 de maio, de um homem que tinha estado na Arábia Saudita e em outros países do Golfo Pérsico. “O número de novos casos diminuiu, mas devemos vigiar a situação”, declarou um porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, em entrevista em Genebra. “A comissão de emergências vai se reunir na próxima semana, mas a data ainda não foi marcada, disse. Leia mais 1. Leia mais 2.

– Saiba mais sobre a Mers, doença que está deixando a Coreia do Sul em estado de alerta

Japão aprova desativação da Central de Fukushima no prazo de 30 a 40 anos

O governo japonês aprovou nesta sexta-feira (12) a revisão do plano para as operações de desmontagem da Central Nuclear de Fukushima, que devem durar de 30 a 40 anos. Apesar de a retirada do combustível – uma operação-chave no processo – possa se atrasar entre dois e três anos, o Executivo japonês e a operadora da fábrica, a Tokyo Electric Power (Tepco) estimaram que a alteração não afeta o conjunto de trabalhos pendentes na central. Leia mais. 

Greve de fome de brasileiro preso na Palestina completa 60 dias

O brasileiro-palestino Islam Hamed, de 30 anos, entra hoje no 60º dia de greve de fome. Hamed reivindica a liberdade e o regresso ao Brasil já que terminou de cumprir a pena a qual foi condenado há um ano e meio. Ele foi preso pela primeira vez quando tinha 17 anos, acusado de atirar pedras em soldados israelenses. Desde então, só conseguiu viver em liberdade por 18 meses nos intervalos entre sair e voltar para a cadeia. Hamed estava preso em uma penitenciária na cidade de Nablus, no norte do território ocupado da Palestina, mas foi transferido para Ramala nesta semana. Na quarta-feira (10), ele desmaiou e foi levado a um hospital. De acordo com informações da família, o médico que atendeu Hamed disse que alguns órgãos dele já estão parando de funcionar. Leia mais 1. Leia mais 2.

ONU investiga denúncias de abuso sexual de capacetes azuis em missões de paz no Haiti e na Libéria

Os casos de exploração sexual por parte dos capacetes azuis das Nações Unidas continuam sendo algo sistêmico. O último relatório de supervisão interna da organização concentra-se na conduta dos soldados no Haiti (onde o Brasil tem o comando militar da missão da ONU) e na Libéria, dois dos países mais pobres do planeta e os mais afetados por esses abusos. O estudo revela que o sexo utilizado como moeda de troca é “bastante comum”, ainda que as vítimas tendam a não denunciar – o que dificulta a assistência adequada. A ONU tem cerca de 125.000 capacetes azuis mobilizados no mundo todo, em missões de manutenção da paz em zonas de conflito ou realizando tarefas de assistência em países atingidos por desastres naturais. A prática de pagar por sexo é proibida aos capacetes azuis, pois coloca em risco a credibilidade da instituição de proteger a população civil mais vulnerável. Leia mais.

Obama reforça presença dos EUA contra o Estado Islâmico no Iraque

Os avanços do Estado Islâmico no Iraque obrigaram os Estados Unidos a reajustar sua estratégia. O presidente Barack Obama anunciou na quarta-feira o envio de mais 450 instrutores militares, que se somarão aos 3.100 já destacados. Os novos militares vão assessorar e treinar membros das forças de segurança iraquianas em uma base próximo a Ramadi, a capital de província que no mês passado caiu ante os jihadistas sunitas. Obama não prevê que os norte-americanos entrem em combate. O presidente confia o desenlace desta guerra à capacidade do Governo de Bagdá para derrotar os jihadistas em aliança com as tribos sunitas e os curdos. Leia mais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Papa Francisco cria tribunal para julgar bispos que encobrem pedofilia

Ele havia prometido às vítimas há um ano: “Todos os bispos devem exercer seu ofício de pastores com grande cuidado para salvaguardar a proteção dos menores e prestarão contas por essa responsabilidade.” O papa Francisco criou um tribunal especial para julgar os bispos que utilizem seu poder para encobrir casos de pedofilia cometidos por sacerdotes ou religiosos sob sua supervisão. O tribunal, que será coordenado pela Congregação para a Doutrina da Fé, punirá os bispos que, por negligência ou arbitrariedade, não investiguem com suficiente determinação os abusos de crianças dentro da Igreja. Leia mais. 

Estados Unidos e Alemanha se unem contra Rússia no encontro do G7

Angela Merkel, chanceler da Alemanha, e Barack Obama, presidente dos EUA, discutiram a crise em curso na Ucrânia e “concordaram que a duração das sanções dever ser claramente relacionada com a plena implementação da Rússia dos acordos de Minsk e o respeito à soberania da Ucrânia”, segundo comunicado emitido pela Casa Branca durante a cúpula do G-7, que acontece essa semana na região da Baviera, na Alemanha. Obama e Merkel mantiveram uma conversa privada antes da reunião com os outros países, e o presidente norte-americano, mais cedo, pediu aos seus colegas líderes presentes no G-7 (Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, Japão, Itália e Canadá) para se unirem contra “a agressão russa na Ucrânia”. Leia mais 1. Leia mais 2.

Publicidade
Confira as notícias mais importantes da semana de 8 de junho
Confira as notícias mais importantes da semana de 8 de junho
Confira as notícias que foram destaque no noticiário nacional e internacional dessa semana e fique por dentro das atualidades que podem aparecer nos vestibulares e no Enem: (Imagem: Thinkstock) Órgãos da sociedade civil alertam sobre fim da rotulagem de transgênicos no Brasil A aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 4.148/2008, que propõe […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.