Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Veja as notícias internacionais mais importantes da semana de 9 de maio

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h10 - Publicado em 13 Maio 2016, 21h37

refugiados-quenia
Campo de refugiados Dadaab, no Quênia (Foto: Getty Images)

Embora tenha ficado em segundo plano por conta do afastamento da presidente Dilma Rousseff (leia mais sobre isso aqui), o noticiário internacional teve destaques importantes. Veja alguns deles a seguir.

Dilma é afastada e Venezuela expressa “repúdio categórico” ao que considera “golpe de Estado”

Após decisão do Senado brasileiro de afastar a presidente eleita Dilma Rousseff do poder nesta quinta-feira (12), a Venezuela soltou um comunicado oficial expressando seu “repúdio categórico” ao que considera um “golpe de Estado parlamentar no Brasil que, mediante farsas jurídicas das cúpulas oligárquicas e forças imperiais, pretendem derrubar a presidenta, Dilma Rousseff”. O presidente chavista Nicolás Maduro e o seu antecessor Hugo Chávez (1999-2013) estabeleceram amplos laços comerciais e políticos com os governos de Dilma e do ex-presidente Lula. Leia mais aqui.

Abrigando mais de 600 mil pessoas, maior campo de refugiados do mundo fechará suas portas

Em nota divulgada nas redes sociais, o Quênia declarou que irá encerrar a recepção de refugiados e fechar as operações dos campos situados em seu território, o que inclui Dadaab, o maior campo de refugiados do planeta. A notícia traz preocupação com o destino de mais de 600 mil refugiados registrados no país. No comunicado, o governo queniano declara estar ciente dos desafios que o mundo enfrenta com a questão da migração forçada e a crise de refugiados, mas afirma que, por conta do cenário de insegurança e das ameaças de grupos terroristas como o Al Shabaab (baseado na Somália, mas que vem ampliando as suas operações), decidiu por “reconsiderar a questão de receber refugiados e o processo de repatriação”. A nota diz ainda que as atividades do Departamento de Refugiados do país já se encerraram, mas não deixa claro quando começará a barrar a entrada dessas pessoas e iniciará o processo de fechamento dos campos. Leia mais.

África concentra 90% das crianças com HIV; 50% morrem antes de completar cinco anos

A África abriga 90%, ou quase a totalidade, das crianças infectadas pelo vírus HIV no mundo. A informação foi dada nesta terça-feira (10) pelo diretor-executivo da ONUaids, Michel Sidibé, que pediu que os menores tenham acesso universal ao tratamento antirretroviral. “Cinquenta por cento destas crianças que nascem com aids morrem antes do seu quinto aniversário” porque não têm “a sorte de ter acesso aos serviços à disposição das demais crianças do resto do mundo”, denunciou Sidibé. Cinco milhões de pessoas seguem sem ter acesso ao tratamento contra o HIV/aids na África central e ocidental, segundo informação da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF). Leia mais aqui.

Itália aprova união civil entre homossexuais, embora sem contemplar direito de adoção            

A Câmara dos Deputados da Itália aprovou nesta quarta (11) uma lei que regulará as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, embora sem contemplar o direito de adoção. O projeto foi iniciativa da senadora Monica Cirinnà, membro do Partido Democrata (PD), liderado pelo primeiro-ministro Matteo Renzi. A lei inicialmente contemplava não apenas o reconhecimento legal das uniões entre pessoas do mesmo sexo, mas também o direito do casal a adotar o filho do companheiro – ponto que precisou ser suprimido por exigência dos conservadores no Senado. Saiba mais aqui.

Seis meses após ataques em Paris, senado francês aprova prorrogação do estado de emergência

O Senado francês aprovou nesta terça-feira (10), por ampla maioria, a prorrogação do estado de emergência até o final de julho, para garantir a segurança da Eurocopa-2016 de futebol e do Tour de France, tradicional competição de ciclismo de estrada. O estado de emergência foi instaurado após os ataques de 13 de novembro em Paris e Saint-Denis. “Sejam quais forem as precauções que tomemos, não podemos considerar que o perigo iminente que justificou, em novembro passado, a proclamação do estado de emergência desapareceu”, disse o ministro do Interior Bernard Cazeneuve. “Os desafios de segurança serão ainda mais complexos de administrar, porque estamos nos preparando para receber um número significativo de visitantes estrangeiros em conexão com a Eurocopa (de futebol) 2016″, acrescentou. Saiba mais aqui.

 

 

Publicidade
Veja as notícias internacionais mais importantes da semana de 9 de maio
Veja as notícias internacionais mais importantes da semana de 9 de maio
Campo de refugiados Dadaab, no Quênia (Foto: Getty Images) Embora tenha ficado em segundo plano por conta do afastamento da presidente Dilma Rousseff (leia mais sobre isso aqui), o noticiário internacional teve destaques importantes. Veja alguns deles a seguir. Dilma é afastada e Venezuela expressa “repúdio categórico” ao que considera “golpe de Estado” Após decisão do Senado brasileiro […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.