Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Veja as notícias mais importantes da semana de 8 a 13 de setembro

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h50 - Publicado em 13 set 2013, 19h39

Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana.

A situação na Síria

1236906_10151839651673069_1390602404_n
Pessoas protestam nos EUA pela intervenção militar na Síria. (Foto: Getty Images)

Após o ataque químico que matou milhares de pessoas no dia 21 de agosto em Damasco, na Síria, o presidente americano Barack Obama passou a defender uma intervenção militar no país. O presidente sírio Bashar Assad anunciou, nesta quinta (12), que aceita entregar suas armas químicas de acordo com a convenção da ONU e pediu 30 dias para isso. Mas o governo dos EUA rejeitou o prazo e já começou a fornecer armas clandestinamente para os rebeldes, além de ameaçar o país de uma intervenção militar caso as armas químicas não sejam destruídas imediatamente. A Rússia está conduzindo as negociações. O presidente russo Vladimir Putin é contra o lançamento de mísseis americanos e acredita que o ataque químico foi realizado pelos rebeldes.

Continua após a publicidade

– Leia mais em Exame.com

– Veja uma videoaula sobre o tema.

 

12 anos do 11 de setembro

O governo americano aproveitou os ataques de 11 de setembro de 2001 para alertar não apenas sobre a contínua ameaça da Al Qaeda, mas também para justificar um possível ataque militar contra a Síria. Osecretário de Estado, John Kerry, fez referência à data para argumentar que, longe de se apoiar no ‘isolacionismo’, os EUA têm a obrigação de intervir na Síria.

– Leia mais em Exame.com

Continua após a publicidade

– 11 perguntas sobre o 11 de setembro

 

Golpe no Chile

Continua após a publicidade

O dia 11 de setembro marca não apenas o ataque terrorista nos EUA, mas também o golpe militar que substituiu o presidente socialista Salvador Allende pelo general Augusto Pinochet no Chile, em 1973. O país lembrou a data com protestos violentos que resultaram em confrontos com a polícia.

– O golpe chileno na vida de três vítimas de Pinochet

– Augusto Pinochet: O grande ditador

Continua após a publicidade

 

Denúncias de espionagem americana sobre a Petrobras

Documentos secretos da Agência de Segurança Nacional (NSA), que teoricamente não faz espionagem por razões econômicas, indicam que o órgão do governo americano espionou a Petrobras. A denúncia foi feita pelo ex-analista da agência Edward Snowden ao jornalista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, e transmitida pelo programa Fantástico no dia 8 de setembro – uma semana depois de denúncias de que a NSA teria espionado as comunicações da presidente Dilma Rousseff e do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. Isso gerou um grande impasse diplomático entre os EUA e o Brasil. A presidente Dilma disse na segunda (9) que, se confirmada, essa espionagem teve interesses econômicos e aguarda uma “resposta satisfatória” dos Estados Unidos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

– Nova embaixadora dos Estados Unidos chega dia 16 a Brasília

Publicidade
Veja as notícias mais importantes da semana de 8 a 13 de setembro
Veja as notícias mais importantes da semana de 8 a 13 de setembro
Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana. A situação na Síria Pessoas protestam nos EUA pela intervenção militar na Síria. (Foto: Getty Images) Após o ataque químico que matou milhares de pessoas no dia 21 de agosto em Damasco, na Síria, o presidente americano Barack Obama […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.