Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Veja notícias da semana de 21 de abril

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h46 - Publicado em 25 abr 2014, 21h05

Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana para quem vai prestar vestibular.

ETO6442-580
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma sanciona Marco Civil da Internet

Após ser aprovado pelo Senado na terça-feira (22), o Marco Civil da Internet foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (23). Para um secretário do Ministério da Justiça, o Marco Civil é “referência mundial”. “O Brasil é o primeiro país a disciplinar a internet com foco na liberdade de expressão. Hoje, passamos a ser referência mundial em regulamentação de internet. São inúmeras as autoridades internacionais curiosas para conhecer o modelo adotado”, disse ele. A lei define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet.

– Veja o texto aprovado pela presidenta aqui.

Continua após a publicidade

– Entenda o que é o Marco Civil.

 

Ucrânia acusa Rússia de querer começar “uma terceira guerra mundial”. EUA estudam novas sanções

O primeiro-ministro ucraniano acusou a Rússia, nesta sexta (25), de querer começar “uma terceira guerra mundial” ao apoiar a insurreição separatista no Leste da Ucrânia e pediu à comunidade internacional que se una contra a agressão russa. O presidente norte-americano Barack Obama anunciou que vai consultar os principais dirigentes europeus sobre a possibilidade de novas sanções, após concluir que a Rússia não fez nada para cumprir o acordo firmado na semana passada em Genebra, visando diminuir a tensão na Ucrânia.

Continua após a publicidade

A tensão no país está piorando agora que existe uma ameaça de crise energética: nesta quinta (24), representantes da União Europeia, Eslováquia e Ucrânia não chegaram a acordo, em Bratislava, para bombear gás para a Ucrânia a partir do Ocidente.

 

Brasil e China querem ampliar relações 

Em 2014, as relações diplomáticas entre Brasil e China completam 40 anos com a promessa de crescimento da cooperação. Nesta sexta (25) foi realizada no Itamaraty a primeira edição do Diálogo Estratégico Global entre os dois países. A ideia é que sejam realizadas reuniões anuais em Brasília e Pequim para acompanhar a evolução da agenda bilateral e coordenar ações conjuntas sobre temas internacionais de interesse comum.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Os dois países cresceram muito economicamente e, desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, além de haver uma boa cooperação na área de ciência e tecnologia. Além disso, ambos formam o Brics, junto com Rússia, Índia e África do Sul, um fórum que tem incrementado a cooperação entre esses países e pretende influenciar discussões internacionais. Juntos, os cinco países detêm quase 30% do território e mais de 40% da população mundial, além de aproximadamente 22% do PIB global.

Publicidade
Veja notícias da semana de 21 de abril
Veja notícias da semana de 21 de abril
Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana para quem vai prestar vestibular. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Dilma sanciona Marco Civil da Internet Após ser aprovado pelo Senado na terça-feira (22), o Marco Civil da Internet foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (23). Para um […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.