Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Veja notícias importantes da semana de 16 de junho

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h44 - Publicado em 20 jun 2014, 21h25

Leia o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana.

Refugees Flee Iraq After Recent Insugent Attacks
Família de refugiados do Iraque após ataques recentes de radicais islâmicos. (Dan Kitwood/Getty Images)

ONU registra mais de 50 milhões de refugiados e deslocados em 2013, maior número desde a Segunda Guerra Mundial

Segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), havia 51,2 milhões de pessoas deslocadas à força, fora ou dentro dos seus países, em 2013. Esse é o maior número registrado desde a Segunda Guerra Mundial. Desses, 16,7 milhões eram refugiados. O total representa um aumento de 6 milhões de pessoas deslocadas em relação aos 45,2 milhões de 2012, que incluíam 15,4 milhões de refugiados.

Continua após a publicidade

O relatório indica que, do total de refugiados no mundo, 2,56 milhões são originários do Afeganistão, 2,47 milhões da Síria e 1,12 milhão da Somália. Grandes movimentações de população foram registradas também na República Centro-Africana e no Sudão do Sul. Os principais países de acolhimento de refugiados são o Paquistão (1,6 milhão), Irã (857.400), Líbano (856.500), a Jordânia (641.900) e Turquia (609.900).

Sobre os dados, o alto comissário, Antônio Guterres, comentou: “Isso demonstra que a paz está seriamente em déficit (…) Assistimos a uma multiplicação de novas crises (…). Ao mesmo tempo, antigas crises parecem nunca acabar e os problemas continuam em vários lugares do mundo”. E alertou: “Estamos com um problema cada vez maior e, ao mesmo tempo, poucos recursos para ajudar tanta gente em circunstâncias tão trágicas. Esses conflitos não geram só um desafio humanitário, mas representam hoje uma ameaça para a paz global”. Ele ressaltou ainda que “86% dos refugiados encontram acolhimento nos países em desenvolvimento” e que a tendência é que cada vez mais refugiados fiquem nesses lugares. No Brasil, o número de pedidos de refúgio no Brasil aumentou dez vezes nos últimos três anos.

 

Violência no Iraque continua e pode ultrapassar as fronteiras do país

Nesta terça (17), o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon disse que há um risco real de que a violência sectária no Iraque ultrapasse as fronteiras no país. Desde o dia 9 de junho, quase 500 mil pessoas deixaram as cidades onde moram por causa dos ataques liderados por jihadistas, integrantes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL, na sigla em inglês) formado por antigos membros do regime de Saddam Hussein. Os radicais já tomaram o controle de várias áreas do norte e do centro do território. Nesta quinta (19), a União Europeia anunciou um reforço da ajuda humanitária no Iraque, aumentando a contribuição de 7 para 12 milhões de euros neste ano.

>> Acompanhe a situação do país 

Continua após a publicidade

 

Presidente ucraniano declara cessar-fogo unilateral

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou nesta sexta-feira (20) o início de um cessar-fogo unilateral de sete dias. Esse é o primeiro passo dos esforços para reduzir a intensidade do conflito com separatistas pró-Rússia no leste do país. Ele advertiu, porém, que as forças do governo responderão caso sejam alvo de disparos durante o período. Em levantamento feito pela ONU, foram registrados 34 mil deslocados na Ucrânia neste ano. Desses, 19 mil foram identificados e são provenientes da Crimeia e da região Leste do país.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Com o corte no fornecimento de gás natural da Rússia para a Ucrânia, a União Europeia anunciou que existe o risco de o continente não ter o combustível em quantidade suficiente para o próximo inverno. Atualmente, a Rússia fornece aos países da União Europeia 39% da necessidade de gás do bloco, e através do sistema de gasodutos da Ucrânia circulam 185 milhões de metros cúbicos ao dia.

>> Leia mais aqui.

 

Presidente da Colômbia é reeleito e os EUA declaram apoio ao processo de paz no país

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, encontrou-se nesta quarta (18) com o presidente reeleito, Juan Manuel Santos, e reafirmou o apoio americano ao processo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano. No início dos anos 2000, os americanos financiaram uma ofensiva militar contra o narcotráfico que ajudaram o governo colombiano a combater  as Farc e o ELN (Exército da Libertação Nacional).

 

Publicidade
Veja notícias  importantes da semana de 16 de junho
Veja notícias importantes da semana de 16 de junho
Leia o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana. Família de refugiados do Iraque após ataques recentes de radicais islâmicos. (Dan Kitwood/Getty Images) ONU registra mais de 50 milhões de refugiados e deslocados em 2013, maior número desde a Segunda Guerra Mundial Segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (20) […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.