Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Atualidades no Vestibular

Por Blog
Acompanhar as notícias - e compreendê-las - é fundamental para quem vai prestar o vestibular. Veja aqui resumos semanais e análises dos acontecimentos mais importantes da semana.
Continua após publicidade

Veja notícias importantes da semana de 23 de junho

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h43 - Publicado em 27 jun 2014, 22h01

Veja as notícias importantes da semana para quem vai prestar vestibular.

Epidemia de ebola na África Ocidental preocupa o mundo

79997774
O vírus do ebola. (Imagem: Thinkstock). 

A ONG Médicos sem Fronteiras (MSF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmaram nesta semana que a epidemia de ebola na República da Guiné, em Serra Leoa e na Libéria, está “fora de controle” e é sem precedentes tanto em termos de número de casos e de mortes, como em termos de expansão geográfica. Desde o início do ano até segunda-feira (23), havia 635 casos confirmados e, desses, 399 morreram. Já foram identificados doentes em mais de 60 locais dos três países da África Ocidental, o que torna muito difícil localizar e tratar as vítimas para deter o surto. O vírus do ebola é altamente contagioso e tem uma taxa de mortalidade que pode atingir 90% dos casos. Provoca febre hemorrágica caracterizada por vômitos, diarreia, dores musculares e, nos casos graves, pela falência de órgãos e hemorragia interna incontrolável.

O cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia e o ingresso na União Europeia

Continua após a publicidade

Após o anúncio de cessar-fogo feito na semana passada pelo presidente ucraniano, a Rússia seguiu o mesmo caminho e anulou, na quarta-feira (25) a autorização para uma intervenção militar na Ucrânia, aprovada em março. De acordo com o governo russo, o objetivo é ajudar a normalizar a situação na Ucrânia. A decisão entra em vigor imediatamente. O presidente ucraniano, Petro Porochenko, elogiou a medida e disse que esse é o “primeiro passo concreto” para uma solução da situação no Leste da Ucrânia. A decisão surge mais de dois meses depois do início de uma revolta separatista pró-russa no Leste da antiga república soviética, que já registrou pelo menos 375 mortes. Segundo a ONU, cerca de 110 mil pessoas fugiram da Ucrânia para a Rússia desde o início do ano e mais de 54 mil deslocaram-se dentro do território ucraniano.

Nesta sexta-feira (27), Petro Porochenko, assinou o acordo que coloca o país na União Europeia (UE). “Trata-se de um dia histórico para o meu país, o mais importante desde a independência [em 1991], declarou ele. O acordo inclui também a Geórgia e Moldávia ao bloco. No entanto, o presidente russo, Vladimir Putin, não ficou nada feliz – isso acaba com as suas esperanças de incorporar a Ucrânia à recente União Econômica Euro-asiática, criada pela Rússia em parceria com outras ex-repúblicas soviéticas, Belarus e Cazaquistão. Além disso, a Rússia teme a entrada em seu território de produtos fabricados na UE via Ucrânia em detrimento de sua produção nacional. 

Leia mais:

– Ucrânia assina acordo com União Europeia (Exame.com)

Continua após a publicidade

Estudantes fazem greve de fome contra governo da Venezuela

Nesta quinta-feira (26), um grupo de universitários radicalizou a greve de fome que iniciaram havia seis dias para exigir a libertação de cerca de cem estudantes detidos durante protestos na Venezuela, além de outros milhares que precisam se apresentar periodicamente à justiça do país por terem participado em manifestações. Protestos diários têm ocorrido no país há mais de quatro meses, devido à crise econômica, inflação, escassez de produtos, insegurança, corrupção e repressão por parte de organismos de segurança do Estado. Alguns acabaram em confrontos violentos, durante os quais, segundo fontes oficiais, morreram pelo menos 43 pessoas.

No Brasil, a prisão arbitrária de manifestantes em São Paulo gerou revolta entre os movimentos sociais. Leia esta matéria no jornal El País

>> Acompanhe notícias sobre a Venezuela aqui. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

Publicidade
Veja notícias importantes da semana de 23 de junho
Veja notícias importantes da semana de 23 de junho
Veja as notícias importantes da semana para quem vai prestar vestibular. Epidemia de ebola na África Ocidental preocupa o mundo O vírus do ebola. (Imagem: Thinkstock).  A ONG Médicos sem Fronteiras (MSF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmaram nesta semana que a epidemia de ebola na República da Guiné, em Serra Leoa e […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.