Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Sabia que a festa da Páscoa é mais antiga que Jesus e os judeus?

Antes do Cristianismo, a entrada da primavera era comemorada em rituais que têm muito em comum com a Páscoa dos cristãos

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 19 Maio 2022, 17h34 - Publicado em 15 abr 2022, 22h24

Você não vê a hora de chegar logo o domingo para estar junto da família e ganhar um monte de ovos de chocolate? Calma! Nem tudo na Páscoa tem a ver com comida. Esse feriado também é lembrado como a celebração da ressurreição de Jesus Cristo e faz parte da tradição cristã. Mas… A Páscoa já existia antes de Jesus. Pois é, povos já faziam festa e trocavam ovos (de galinha) nessa época do ano muito antes mesmo de os judeus existirem.

Antes do Cristianismo, a entrada da primavera era comemorada em rituais que têm muito em comum com a Páscoa dos cristãos. Praticamente, todos os povos têm sua versão da festa: entre os romanos é a festa da deusa Réia ou Cibele. Entre os egípcios, a comemoração era para Osíris – que também ressuscitava. Até mesmo o Pessach, a páscoa judaica que deu origem à cristã, surgiu dos rituais da primavera dos pastores e agricultores hebreus, com seus pães sem fermento e sacrifício de animais.

A chegada do coelhinho

A partir do século 9, com a conversão dos povos germânicos ao Cristianismo, houve uma grande mistura entre as tradições. Exatamente como na Antiguidade, os símbolos das festividades pagãs acabaram incorporados à celebração cristã. É o caso do coelhinho, por exemplo: o animal era nada menos que a representação da deusa da primavera entre povos bárbaros. Ainda hoje, Páscoa é chamada Ostern em alemão e Easter em inglês – derivações do nome da deusa Eostre (ou Ostara, como também é conhecida).

Continua após a publicidade

Representação da deusa Eoster, feita em 1884 pelo ilustrador alemão Johannes Gehrts. (imagem: Wikimedia Commons)Representação da deusa Eostre, feita em 1884 pelo ilustrador alemão Johannes Gehrts. (imagem: Wikimedia Commons)

E por que comemos chocolate?

Antes os ovos dados de presente eram de galinha e não de chocolate. Símbolos do início da vida, eles não serviam para serem comidos. Eram decorados e celebravam Eostre, representada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, alegoria da fertilidade.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Ni­céia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

A cultura do chocolate foi inserida pelos franceses, só no século 18. Confeiteiros da França resolveram testar o uso de uma iguaria que tinha chegado à Europa dois séculos antes, vinda da América recém-descoberta. É claro que a novidade fez o maior sucesso (muito mais legal ganhar um ovo de chocolate do que um de galinha, né?)

 

Publicidade
Sabia que a festa da Páscoa é mais antiga que Jesus e os judeus?
Atualidades
Sabia que a festa da Páscoa é mais antiga que Jesus e os judeus?
Antes do Cristianismo, a entrada da primavera era comemorada em rituais que têm muito em comum com a Páscoa dos cristãos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.