Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Gueixas: entenda por que elas foram confundidas com prostitutas

Elas foram mulheres da sociedade japonesa dedicadas às artes (“gueixa” em japonês significa artista) e à manutenção das tradições do Japão

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 5 jun 2022, 08h42 - Publicado em 2 set 2014, 22h01

Nós conhecemos muito pouco da cultura oriental. E esse pouco ainda pode ser bem distorcido, como no caso da atividade das gueixas. Ao contrário do que muitos pensam, não é certo confundi-las com prostitutas de luxo. Elas foram mulheres da sociedade japonesa dedicadas às artes (“gueixa” em japonês significa artista) e à manutenção das tradições do Japão. Aliás, ainda são. Existem atualmente entre mil e duas mil gueixas, número bem menor do que no auge da atividade, no século XIX, quando havia mais de 25 mil profissionais desse ramo.

Muitas gueixas iniciavam seus estudos ainda crianças no Japão. Hoje o trabalho infantil é proibido (Imagem: Wikimedia Commons)Muitas gueixas iniciavam seus estudos ainda crianças no Japão. Hoje o trabalho infantil é proibido (Imagem: Wikimedia Commons)

O sexo nunca foi uma das atribuições fundamentais das gueixas (muito menos obrigatório). Cultas e bem educadas, elas prestavam serviços para os homens que podiam pagar por sua companhia para entretê-los. Durante esses encontros, elas colocavam em prática os longos anos de treinamento (não era fácil se tornar uma). Tocavam instrumentos musicais, sabiam conversar sobre os mais diversos tópicos, recitavam poesia ou dançavam. Hoje elas são convidadas para festas, eventos com turistas e apresentações em feiras.

Só que a linha entre essas atividades se tornava bem tênue quando o assunto era sexo… Ainda é um grande tabu falar em prostituição nessa área. De fato, a atividade sexual podia ocorrer algumas vezes, como durante o mizuage, um ritual em que jovens gueixas perdiam a virgindade aos 20 anos com homens que pagavam para ter o “privilégio”. Felizmente essa prática foi abolida formalmente em 1959.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Foi no pós-Segunda Guerra Mundial, com a ocupação aliada no Japão, que a imagem de gueixas como prostitutas foi fortalecida na cabeça dos ocidentais. As “Geisha Girls” foram prostitutas que se vestiam parecidas com as gueixas tradicionais para atrair os soldados norte-americanos. Os estrangeiros, que não conheciam a cultura japonesa, não sabiam diferenciá-las das tradicionais artistas.

Uma das mais famosas gueixas da história foi Kiharu Nakamura, que morreu aos 90 anos em 2004 e foi considerada a última gueixa depois da ocidentalização do país e da derrocada da tradicional atividade.

Publicidade
Gueixas: entenda por que elas foram confundidas com prostitutas
Estudo
Gueixas: entenda por que elas foram confundidas com prostitutas
Elas foram mulheres da sociedade japonesa dedicadas às artes (“gueixa” em japonês significa artista) e à manutenção das tradições do Japão

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.