Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

4 filmes para estudar os ataques de 11 de setembro

Entenda o que aconteceu no dia em que quatro aviões foram sequestrados por um grupo extremista islâmico

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h52 - Publicado em 12 set 2012, 19h00

Em 2001, quatro aviões foram sequestrados pelo grupo extremista islâmico. Dois atingiram as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, ícone da economia americana. Um foi lançado no Pentágono, símbolo do poderio militar dos EUA. O último ia em direção à Casa Branca quando os terroristas perderam o controle do voo e o avião caiu.

Confira quatro filmes que falam sobre os atentados:

9/11 (2002): O que era para ser um documentário sobre os bombeiros de Nova York virou algo totalmente distinto. No dia 11 de setembro de 2001 os cineastas franceses Jules Clément Naudet e Thomas Gédéon Naudet acabaram filmando os primeiros socorros prestados pela equipe nova-iorquina às vítimas do atentado, minutos depois de ele acontecer.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Fahrenheit 09/11 (2004): O documentário de Michael Moore é controverso. O diretor mostrou como o governo Bush foi relapso em diversos momentos e como a Guerra ao Terror deflagrada como resposta aos ataques poderia ser criticada. Nem a mídia, que aceitou sem questionar informações do governo sobre armas de destruição em massa no Iraque, foi poupada nesse documentário.

World Trade Center (As Torres Gêmeas) (2005): Oliver Stone escolheu dirigir um filme que contasse a história dos policiais e bombeiros que arriscaram (e muitos perderam) as vidas ao entrar nos prédios em chamas em operações de resgate.

United 93 (Voo United 93) (2006): Paul Greengrass (diretor da trilogia Bourne) quis contar a história do voo que não chegou à Casa Branca. O United 93 foi derrubado na Pensilvânia após os passageiros se revoltarem contra os terroristas. Greengrass usou diversas transcrições e entrevistas com parentes de passageiros para contar o drama – e ainda deixou clara a responsabilidade da companhia aérea, que deixou a desejar em termos de segurança.

Publicidade
4 filmes para estudar os ataques de 11 de setembro
Estudo
4 filmes para estudar os ataques de 11 de setembro
Entenda o que aconteceu no dia em que quatro aviões foram sequestrados por um grupo extremista islâmico

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.