Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

5 filmes para estudar a ditadura militar no Brasil

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h43 - Publicado em 23 mar 2012, 20h03

O período da ditadura militar no Brasil começou com o golpe militar de 1964 que afastou o então presidente João Goulart e, em seu lugar, colocou o Marechal Castelo Branco para governar o país. O novo regime, que se estendeu até o ano de 1985, impos uma série de atos institucionais anti-democráticos, dentre eles o AI-5 de 1968, que suspendeu a Constituição do país e dissolveu o Congresso, além de criar um processo penal militar que, na prática, dava ao exército o poder de agir como poder judicial.

Foram anos de censura e perseguição política. Grupos de resistência foram criados com ações de guerrilha e manifestações pacíficas. Muitos filmes falam sobre esses anos e a luta dos grupos dissidentes no Brasil. Confira cinco:

Pra Frente Brasil (1982)

Lançado ainda durante a ditadura militar, o filme mostra os anos de chumbo e o período do milagre econômico. Enquanto os brasileiros vibravam com a seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo no México, prisioneiros políticos eram torturados e desapareciam nas mãos dos militares.

Continua após a publicidade

O Que é Isso Companheiro? (1997)

Filme dirigido por Bruno Barreto, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro no seu ano de lançamento. A obra conta a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil em setembro de 1969 por integrantes de grupos de esquerda que lutavam contra a ditadura militar. Em troca do embaixador, o grupo conseguiu a liberação de diversos prisioneiros políticos.

Batismo de Sangue (2007)

Baseado no livro homônimo de Frei Betto, conta a história de um convento de frades dominicanos do final da deçada de 1960 que se torna uma forte resistência à ditadura militar. Movidos por ideais cristãos, os frades colaboram e apoiam o grupo Ação Libertadora Nacional, à época comandado por Carlos Marighella. O apoio não passa despercebido e os religiosos passam a ser perseguidos por autoridades policiais

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Zuzu Angel (2006)

Conta a história verídica da estilista Zuzu Angel, mãe do militante político Stuart Angel Jones, que foi torturado e assassinado pelos militares. Zuzu foi um exemplo de mãe que, antes apolítica, passou a lutar contra o governo pelo direito de reaver o corpo de seu filho assassinado e conseguir justiça.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Os pais de Mauro, garoto de doze anos, “saem de férias” inesperadamente em 1970 e deixam o menino com o avô paterno. Na verdade, os dois militantes de esquerda estão fugindo da ditadura militar. Enquanto espera os pais ligarem, Mauro passa a viver com o vizinho solitário após a morte do seu avô, acompanha o desempenho da seleção brasileira e a vida durante a repressão em um bairro judeu de São Paulo.

Publicidade
5 filmes para estudar a ditadura militar no Brasil
Estudo
5 filmes para estudar a ditadura militar no Brasil
O período da ditadura militar no Brasil começou com o golpe militar de 1964 que afastou o então presidente João Goulart e, em seu lugar, colocou o Marechal Castelo Branco para governar o país. O novo regime, que se estendeu até o ano de 1985, impos uma série de atos institucionais anti-democráticos, dentre eles o […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.