Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

5 filmes para você estudar a Guerra Fria

De James Bond a Adeus, Lênin, não foram poucos os filmes que retrataram o período e que podem te ajudar nos estudos

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 ago 2021, 12h26 - Publicado em 3 fev 2012, 17h57

A Guerra Fria foi o confronto ideológico, político e econômico entre o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco comunista, liderado pela União das Repúblicas Socialistas Sov­­­­­­­­­­­­­­­iéticas ou simplesmente União Soviética (URSS). O marco histórico aconteceu do fim da II Guerra Mundial até a dissolução da URSS, em 1991. Durante esse período, não houve luta direta entre as duas potências. A disputa acontecia por meio de propaganda e pressões políticas. No entanto, a rivalidade estimulou conflitos armados nos países pobres da América Latina, Ásia e África.

Os países que haviam acabado de sair da Segunda Guerra Mundial passavam pelo medo de ter de atravessar uma possível terceira guerra provocada pela animosidades do mundo bipolar. Em algumas ocasiões, como na Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, esse medo se tornou quase palpável. Em locais como o Afeganistão, interesses das duas potências alimentaram um conflito interno que ultrapassou os limites temporais da Guerra Fria e traz consequências para a região e a política internacional até hoje.

Quer saber mais sobre a Guerra Fria? Confira a seguir 5 filmes que retratam aspectos distintos do período.

1. 13 dias que abalaram o mundo (2000)

Com a slogan “Você nunca vai acreditar quão perto chegamos”, esse filme relata os treze dias que se passaram em 1962 desde o momento que o presidente John F. Kennedy foi avisado de que bombas estavam sendo levadas até Cuba até o fim da crise.

Em outubro daquele ano, por meio de fotos, a vigilância dos EUA percebeu que uma base de lançamento de mísseis estava sendo montada na ilha, que havia acabado de passar por uma revolução socialista. Ao mesmo tempo, os navios soviéticos com as armas que poderiam aniquilar os norte-americanos se aproximavam de Cuba. O filme mostra os acontecimentos da época e as possibilidades consideradas pelo presidente Kennedy que, com uma simples ordem, poderia abrir fogo contra a União Soviética e começar uma nova guerra mundial.

Continua após a publicidade

Disponível no YouTube

2. Adeus, Lênin (2003)

Esse filme, dirigido por Wolfgang Becker, não retrata o ápice da Guerra Fria, mas sim o final dela – e o desmantelamento da União Soviética.

A história conta a vida de uma mulher que entrou em coma antes do fim da Guerra e só acordou em 1990. Seu filho recebe o aviso do médico: a mãe não pode passar por muitas emoções. A queda do muro de Berlim e o fim do regime soviético certamente seriam fortes emoções e o garoto agora tem de esconder da mãe que sua amada “Alemanha Oriental” não mais existia.

Adeus, Lênin mostra de forma sutil e perspicaz detalhes de como era essa divisão entre as Alemanhas e como a política do período alterava o dia a dia das pessoas comuns na Europa.

Continua após a publicidade

Disponível na HBO Max

++ “Adeus, Lênin!”: saiba como utilizar o filme no vestibular

3. Boa noite e boa sorte (2005)

No começo da década de 1950 a suposta ameaça do comunismo nos Estados Unidos gerou uma onda de paranoia entre os cidadãos. Um senador se aproveitou disso e criou uma doutrina conhecida como Macartismo (por conta de seu nome, Joseph McCarthy), que estimulava qualquer pessoa a denunciar comportamentos tidos como suspeitos. Durante esse período, que foi uma verdadeira “caça às bruxas” moderna, muitos artistas, jornalistas e qualquer um que tivesse condutas “questionáveis” foram perseguidos.

O filme, dirigido e estrelado por George Clooney, mostra bem a atmosfera de medo e delações premiadas que existia na época. O repórter Murrow e o produtor Fred Friendly decidem se opor às práticas do Macartismo e acabam sofrendo consequências.

Continua após a publicidade

4. Dr. Fantástico (1964)

Dirigido por Stanley Kubrick, Dr. Fantástico é uma grande sátira da paranoia e do militarismo do período da Guerra Fria. Um general louco começa um processo que pode levar a uma guerra nuclear numa “sala de guerra” repleta de militares e políticos, que, por sua vez, tentam entrar em contato com os aviões antes que eles lancem a bomba na União Soviética.

Cada um dos personagens é um estereótipo de personagens da época: o militar que quer guerra, o cientista alemão, o piloto “caipira” e nem mesmo Hitler escapam da sátira de Kubrick. Muitas das falas fazem referência às teorias do período, como a de Destruição Mútua Assegurada (em inglês, a sigla é MAD, que significa “louco”), segundo a qual uma guerra nuclear necessariamente terminaria na eliminação das duas potências e, por isso, nem Estados Unidos nem União Soviética iniciariam um ataque direto.

Disponível na Apple TV

5. Jogos de Poder (2007)

Continua após a publicidade

O drama traz os bastidores da Guerra do Afeganistão, uma das “guerras quentes” do período. No congresso americano, o político Charlie Wilson luta para angariar fundos para os rebeldes afegãos, os mujahidin, que lutavam contra o governo marxista do país. A guerra foi um dos grandes exemplos do paradigma da época: EUA e URSS não se enfrentaram diretamente, mas era claro que os soviéticos apoiavam o governo afegão e que os americanos financiavam os insurgentes.

O filme mostra bem essa divisão e o andamento da guerra civil afegã. Ao mesmo tempo, há um bom retrato dos jogos de poder e politicagem que aconteciam nas instituições oficiais norte americanas. O drama ainda faz questão de apontar as ironias históricas da ação dos Estados Unidos que, décadas mais tarde, chegaram a enfrentar esses mesmos mujahidin na sua luta contra o terrorismo.

Onde assistir: Apple TV

 

Bônus: Platoon (1986)

Uma lista com filmes da Guerra Fria não poderia ficar sem uma obra baseada na Guerra do Vietnã. Platoon traz Charlie Sheen como um jovem recruta no sudeste asiático que é forçado a ver os piores horrores da guerra e passa por uma grande crise moral.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Onde assistir: Prime Video

Confira no álbum abaixo, 12 fatos sobre a Guerra Fria

 

Publicidade
5 filmes para você estudar a Guerra Fria
Estudo
5 filmes para você estudar a Guerra Fria
De James Bond a Adeus, Lênin, não foram poucos os filmes que retrataram o período e que podem te ajudar nos estudos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.