Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

5 maneiras inusitadas (e divertidas) de aprender um novo idioma

Vale até cantar no chuveiro!

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 14 jun 2019, 17h27 - Publicado em 3 fev 2015, 20h23

demos dicas de como aprender um novo idioma usando aplicativos para celular. Dessa vez, vamos falar sobre métodos diferentes para aprender uma nova língua e mostrar que isso pode ser feito de forma divertida também.

Ir para o cursinho de inglês ou assistir às aulas de espanhol da escola pode dar um pouco de tédio… Quem nunca ficou com sono ou se distraiu com facilidade em uma dessas ocasiões que atire a primeira pedra!

Pensando nisso, em fugir da estrutura “professor-fala-aluno-escuta”, encontramos 5 métodos inusitados que podem ser úteis para quem está afim de incrementar suas habilidades em idiomas! Confira a lista:

1) Leia a tradução das letras das músicas que você curte – e até invista em sessões de karaokê! 

É normal você ficar cantarolando uma música em inglês na hora do banho e enrolar em algumas partes porque você não sabe a letra. Que tal pesquisar na internet e cantar junto da próxima vez para gravar a pronúncia correta? Pegando a tradução você de quebra vai aumentar o seu vocabulário! Chame a galera e marque sessões de karaokê. Sério, aqui vão QUATRO opções de canais do YouTube que colocam as letras sincronizadas com as músicas. Você só precisa dar o play: Opção 1, Opção 2, Opção 3 e Opção 4.

Continua após a publicidade

2) Veja entrevistas dos artistas que você ama no YouTube

Além de usar o YouTube para aprender a letra das suas músicas prediletas, você também pode acompanhar entrevistas com seus artistas favoritos. Vai ser legal porque: 1. você gosta dele e e vai querer entender o que ele está falando e 2. é a chance de você saber mais sobre como ele é na vida real. Para isso, basta digitar na busca o nome do artista “+ interview” (se ele falar outra língua que não o inglês, traduza a palavra “entrevista” pro idioma nativo dele). O mais legal é que no site existe a opção de ativar legendas automáticas. Basta clicar no botão “CC” na barra dos vídeos.

3) Troque o idioma do Facebook e do seu celular, por exemplo

Você está acostumado a usar o Facebook em português, certo? Que tal trocar o idioma do site? A posição dos links será a mesma e vai ser super simples associar as novas palavras às funções em português que você já conhece. O Facebook oferece a opção de mudar para as principais línguas faladas no mundo (e até para variações divertidas, como o inglês de piratas e o inglês de ponta-cabeça). O mesmo vale para o seu celular e outras redes sociais. Vai ser legal se acostumar com o novo vocabulário!

Continua após a publicidade

4) Assista a séries e filmes que você curte com legendas no idioma que você quer aprender

A ideia é a seguinte: você assiste o episódio uma vez com legendas em português (por isso é mais prático fazer isso com séries, que têm menor duração, mas dá para fazer com filmes também). Depois, assiste o mesmo episódio com legendas no idioma que você tem a intenção de estudar. É claro que não vai ser tudo que você vai conseguir pegar, mas boa parte do vocabulário vai ser compreendida. Se você está treinando inglês, é ainda mais interessante (já que a maioria das séries são em inglês). Dá até para assistir uma terceira vez sem a legenda para treinar o seu ouvido!

5) Jogue seus games favoritos em outros idiomas

Quase todo mundo conhece alguém que aprendeu a se virar em inglês por causa dos games. Como as jogadas são muitas vezes intuitivas, dá para passar de fases sem saber a língua tranquilamente. Jogando com um idioma diferente fará com que você associe as ações dos personagens ao vocabulário. E, como é bem comum a gente passar horas em partidas, você estará em contato com o idioma por longos períodos também. Outra ideia é jogar online com pessoas de outros países. Se você não fala tão bem, pode pelo menos ficar escutando a galera conversar enquanto joga. Mas o legal é treinar. Por isso, não tenha vergonha de falar.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Já testou algum desses métodos? Tem outras ideias para aprender um novo idioma? Escreva nos comentários pra gente! 😀

Publicidade
5 maneiras inusitadas (e divertidas) de aprender um novo idioma
Estudo
5 maneiras inusitadas (e divertidas) de aprender um novo idioma
Vale até cantar no chuveiro!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.