Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Seis dicas para você criar o seu plano pessoal de estudo

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 15 set 2011, 18h17

Escolher uma faculdade e curso e passar no vestibular são os seus objetivos, certo? Certo! … Tem certeza?

Pense bem: o vestibular e a faculdade fazem parte de um plano maior, não? Eles não são um fim em si. Logo, os objetivos estão além. Você quer estudar Medicina porque deseja curar doenças e melhorar a vida das pessoas. Você quer se formar em Engenharia Ambiental porque quer ser um profissional que pensa em soluções para o aquecimento global. Esses sim são os objetivos, os motivos pelos quais você estuda tanto e quer passar no vestibular.

E como atingi-los? Uma boa maneira de começar é traçando o seu plano pessoal de estudo, planejar como será sua formação. Quem você quer ser? O que você quer fazer? Por que você quer estudar? Responda essas perguntas, ponha no papel seu plano e mão na massa!

Continua após a publicidade

O site Good Education está publicando várias dicas do livro “The Edupunk’s Guide”. Algumas delas ensinam estudantes e traçarem seus planos de estudo. E quando falam em estudo, não é só a faculdade, mas também outras formas de aprendizado e todas as coisas que você pode fazer por conta própria para correr atrás de seu sonho.

Pode ser no papel, no notebook ou em um monte de post-it: monte seu plano com as seis dicas a seguir.

Escolha o seu caminho – É preciso definir o seu objetivo. “Eu quero um trabalho que envolva sustentabilidade e meio ambiente.” Ou “Eu quero combinar o ensino de Inglês com as viagens”.

– Lembre-se: definido um objetivo, é preciso definir um prazo. Só assim para planejar seus próximos passos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Status atual – Entenda sua posição atual para definir o que falta ser feito. Ainda está no ensino médio? Então a universidade está no caminho de seu objetivo. Não sabe nem que curso prestar? Avalie seus interesses, leve em conta resultados dos testes de personalidade.
Aprendizagem Pense em meios e canais para sua aprendizagem e desenvolvimento e liste quais habilidades e conhecimentos você precisa ter:

– Instituições que podem fazer parte de seus estudos: uma universidade, uma escola, um curso em um museu, um grupo de estudo.

– Livros, vídeos, sites, programas culturais. Pense no que você pode ler, assistir e usar para ajudar na sua formação.

Experiência – As experiências sociais e de vida fazem parte de seu aprendizado! Seu plano passa pelo mundo, não só por uma faculdade. Inclua estágios, trabalho voluntário, viagens e amigos no seu plano.
Quem pode ajudar – Pai, irmão, amigo, orientador acadêmico em uma universidade, não importa: alguém precisa ler este plano de estudo e ajudá-lo a se responsabilizar por isso.
Próximos passos – Organize passo-a-passo. O que você vai fazer no próximo dia, semana, mês, ano para fazer do seu plano uma realidade?

– Uma boa ideia é fazer uma revisão semanal, mensal ou semestral junto com seu “guia” (passo 5). Você pode corrigir erros, perceber o que falta ser feito e até mesmo redifinir ações e objetivo.

Publicidade
Seis dicas para você criar o seu plano pessoal de estudo
Estudo
Seis dicas para você criar o seu plano pessoal de estudo
Escolher uma faculdade e curso e passar no vestibular são os seus objetivos, certo? Certo! … Tem certeza? Pense bem: o vestibular e a faculdade fazem parte de um plano maior, não? Eles não são um fim em si. Logo, os objetivos estão além. Você quer estudar Medicina porque deseja curar doenças e melhorar a […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.