Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Aprenda a fazer vestibular com o método pega-varetas

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 17 abr 2012, 16h22

Lembra daquele jogo pega-varetas? Bastava lançar algumas varetas no chão e você tinha de pegar o máximo possível sem movimentar as outras varetas. A primeira coisa a fazer era sempre pegar aquelas que estavam mais fáceis, mesmo, para só depois se aventurar a buscar as que estavam presas entre outras.

Professores adaptaram esse simples método do jogo para a resolução de provas e vestibulares. Para se ter o máximo de eficiência em provas (especialmente aquelas mais complexas, com mais de uma matéria – como é o caso dos vestibulares), eles sugerem que o aluno siga o princípio que usava do no jogo: primeiro pega as varetas soltas, depois aquelas apoiadas em outros e só então se arriscar a pegar as mais difíceis.

Confira seis dicas para você criar o seu plano pessoal de estudos

Na hora do vestibular, isso significa ler três vezes a mesma prova. Na primeira leitura, eles sugerem que o aluno preste toda atenção ao enunciado da primeira questão, sem se preocupar com o que está por vir. Se a primeira questão for do tipo “vareta solta”, ou seja, questão mais fácil, basta resolver e passar para a próxima. Se for do tipo “vareta apoiada”, marque com um x e passe para a próxima. Se for do tipo “vareta presa”, uma referência às questões mais difíceis, o indicado é passar para a próxima pergunta.

Na segunda leitura, resolva só as questões marcadas com x. A última leitura será dedicada, então, àquelas questões mais difíceis. O mais importante é não se perder logo no começo com as varetas mais complicadas enquanto outras estão à disposição, bem mais fáceis de serem alcançadas.Gostou? Agora é só praticar nas provas. Boa sorte!

E aprenda História lendo sobre futebol

Publicidade
Aprenda a fazer vestibular com o método pega-varetas
Estudo
Aprenda a fazer vestibular com o método pega-varetas
Lembra daquele jogo pega-varetas? Bastava lançar algumas varetas no chão e você tinha de pegar o máximo possível sem movimentar as outras varetas. A primeira coisa a fazer era sempre pegar aquelas que estavam mais fáceis, mesmo, para só depois se aventurar a buscar as que estavam presas entre outras. Professores adaptaram esse simples método […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.