Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Cinco filmes sobre a carreira de Jornalismo

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 13 nov 2012, 17h21

Já pensou em fazer Jornalismo, mas ainda quer entender um pouco melhor da história dessa carreira ou do dia a dia dos jornalistas? Uma boa pedida é assistir a filmes com personagens jornalistas ou que se passem nas redações jornalísticas.

Claro que muito dos roteiros dos filmes é bastante romantizado e a realidade é diferente do que se vê no cinema, mas as obras ajudam a dar uma visão das carreiras, além de retratar períodos históricos importantes.

Confira cinco filmes sobre a carreira de Jornalismo:

Cidadão Kane (1941): Esse não poderia faltar em uma lista sobre Jornalismo, mesmo porque ele com frequência figura no topo das listas dos melhores filmes de todos os tempos. Cidadão Kane conta a história de um grande magnata das mídias, Orson Welles, e um jovem repórter que quer descobrir tudo sobre a vida de Welles, pouco depois do rico e recluso homem ter morrido.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A Montanha dos Sete Abutres (1951): Mais um clássico da cinematografia, o filme traz Kirk Douglas interpretando um repórter frustrado que agora trabalho em um pequeno jornal em Albuquerque e quer refazer sua carreira a qualquer custo.

Capote (2005): O filme pode até não ser sobre jornalismo em si, mas conta a pesquisa de Truman Capote para o livro “A Sangue Frio”, sobre o assassinato de uma família no Kansas. A história da relação do jornalista com sua fonte, o assassino que está no corredor da morte, é uma verdadeira lição.

Boa Noite e Boa Sorte (2005): O filme em preto e branco dirigido por George Clooney vale pela lição de história e ética do jornalismo. Ele conta a história do repórter Edward R. Murrow e seus embates com o senador anticomunista Joseph McCarthy.  A obra discute a responsabilidade da mídia – uma lição que vale para a década de 1950 e para os dias de hoje.

Frost/Nixon (2008): O filme traz Michael Sheen e Frank Langella interpretando a famosa série de entrevistas entre o jornalista David Frost e o presidente Richard Nixon em 1977. O filme recebeu algumas críticas por conter erros históricos, mas é sensacional para se entender melhor o processo de entrevistas jornalísticas.

Publicidade
Cinco filmes sobre a carreira de Jornalismo
Estudo
Cinco filmes sobre a carreira de Jornalismo
Já pensou em fazer Jornalismo, mas ainda quer entender um pouco melhor da história dessa carreira ou do dia a dia dos jornalistas? Uma boa pedida é assistir a filmes com personagens jornalistas ou que se passem nas redações jornalísticas. Claro que muito dos roteiros dos filmes é bastante romantizado e a realidade é diferente […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.