Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Confira 3 seriados para estudar para o vestibular

Alguns desses programas conseguem colocar história, atualidades, física e até filosofia no meio do seu enredo

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 9 fev 2018, 12h28 - Publicado em 24 fev 2012, 22h01

Seriados americanos fazem bastante sucesso entre os jovens por aqui. A maioria deles tem enredos que conta histórias de amor ou amizade. Mas, você já pensou que pode estudar para o vestibular enquanto assiste aos seus seriados favoritos? É isso mesmo, alguns desses programas conseguem colocar história, atualidades, física e até filosofia no meio do seu enredo.

Confira abaixo uma lista com 3 seriados que podem te ajudar nos estudos para o vestibular.

1. Saturday Night Live

O seriado é um dos mais tradicionais dos Estados Unidos. Ele não segue um formato padrão de roteiro. Em vez disso apresenta quadros humorísticos de curta duração. Toda semana, há um convidado especial que apresenta o programa e participa dos quadros ao vivo.

Continua após a publicidade

O SNL, como é conhecido, é bastante famoso e respeitado nos EUA. Os atores e comediantes que trabalham nele se tornam conhecidos por imitações de artistas e políticos. Tanto que não é raro haver participações especiais nele: na época das eleições, por exemplo, Barack Obama e John McCain visitaram o set do programa.

O programa faz piada com os mais diversos temas, mas ele também é extremamente politizado e uma boa fonte de notícias sobre atualidades e política internacional.

2. Os Tudors

Os Tudors foi uma série baseada na história de Henrique VIII da Inglaterra. Para quem não tem medo de cenas fortes – o seriado retrata tudo com muita violência e cenas pesadas de sexo – ele é ótimo para aprender mais sobre a história da época.

Desde as primeiras temporadas dá para acompanhar o rei Henrique VIII em seu casamento infeliz com Catarina de Aragão, depois sua paixão por Ana Bolena e o rompimento com a Igreja Católica. O seriado consegue retratar bem o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra. Apesar de ele não ser 100% fiel a realidade, é possível imaginar melhor a época retratada.

3. Roma

Roma é um drama com apenas duas temporadas que mostra acontecimentos do século um antes de Cristo. Muito bem produzida e com um elenco incrível, é possível acompanhar a transição da Antiga Roma de República para Império.

A série começa logo com o famoso imperador Júlio César e termina a primeira temporada com o seu assassinato e a ascensão do imperador Augusto. Roma foca em dois soldados específicos para contar o contexto histórico. Por isso, o espectador acaba querendo seguir a vida dos dois protagonistas e compreender os seus arredores.

Sugestões extras:

Esses seriados podem até não dar aulas de história ou atualidades, mas quem gosta de filosofia e física vai reconhecer alguns dos conceitos e nomes vistos em aulas. Vale a pena conferir:

Continua após a publicidade

The Big Bang Theory

O seriado já é bem famoso no Brasil por retratar a vida de quatro amigos nerds e sua vizinha que trabalha como garçonete de maneira hilária. Os personagens são bastante estereotipados, mas acabam representando bem características extremas de quem é fã de Astronomia, Engenharia e, principalmente, Física.

The Big Bang Theory é uma excelente fonte de piadas nerds. Não é raro ouvir comentários sobre o gato de Schrödinger ou acompanhar Sheldon explicando a teoria dos jogos para Penny.

Continua após a publicidade

Nem sempre o conteúdo é tão pesado. O seriado também faz piadas com a cultura geek em geral: os personagens nerds são viciados em Guerra nas Estrelas e quadrinhos, por exemplo.

Lost

Lost foi um dos seriados que fez mais sucesso nos Estados Unidos e no mundo. Ele ficou famoso logo no começo, por ter o episódio-piloto (o primeiro episódio gravado antes mesmo de se haver a garantia de um contrato) mais caro já produzido.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Entretanto, o vício sci-fi também ficou conhecido pelas intermináveis referências literárias, religiosas, físicas e culturais. Uma das principais personagens, por exemplo, era a Danielle Rousseau, uma mulher que ficou sozinha na ilha de Lost por anos a fio e se tornou praticamente uma selvagem. A semelhança com o sobrenome não é coincidência. O filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau é conhecido por suas teorias sobre o estado de natureza do homem – aquele anterior à formação de uma sociedade.

As referências são mesmo muitas. Desde o físico chamado Faraday ao personagem Desmond Hume, escocês como seu xará David Hume, filósofo conhecido pro seu ceticismo. Lost oferece seis temporadas de mistérios e referências a serem desvendadas.

Publicidade
Confira 3 seriados para estudar para o vestibular
Estudo
Confira 3 seriados para estudar para o vestibular
Alguns desses programas conseguem colocar história, atualidades, física e até filosofia no meio do seu enredo

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.