Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

São Paulo tem Virada Científica neste fim de semana

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h27 - Publicado em 9 out 2014, 22h25

142099783 (2)
Imagem: Thinkstock

Depois da Virada Cultural, Virada Esportiva e Virada Sustentável, São Paulo vai receber a sua primeira Virada Científica. Organizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento começa às 8h da manhã deste sábado (11) e terá 24 horas de duração. Serão mais de 100 atrações, gratuitas, que acontecem nas unidades da USP das zonas Oeste, Sul e Centro, bem como em algumas cidades do interior do estado. Seis museus paulistas também estarão com suas portas abertas.

É legal destacar que o evento não se restringe àqueles que curtem exatas e biológicas: também há na programação atrações ligadas às ciências humanas e às artes. O Museu Paulista, por exemplo, convida os visitantes a conhecerem o mundo da pesquisa em museus de história (sábado, das 10h às 16h), enquanto uma mesa-redonda a ser realizada na Casa de Dona Yayá vai discutir a violência contra a mulher em ambientes universitários (sábado, das 10h às 12h30).

Para quem pretende fazer um curso na área de engenharia, uma boa opção é dar uma olhada na exposição “O que o aluno da Poli faz”, que traz maquetes, experimentos, protótipos de projetos de iniciação científica, pós-graduação, pós-doutorado e de parcerias com empresas, tudo realizado por alunos da Escola Politécnica da USP (sábado, das 9h às 17h).

Veja outros destaques do programa, que inclui oficinas, exposições, experimentos, shows, peças de teatro, palestras, sessões de cinema, observação do céu e de aves. Algumas atividades exigem inscrição prévia. Consulte a programação no site: www.prceu.usp.br/viradacientifica. Na Cidade Universitária, os visitantes serão recepcionados na Praça do Relógio e haverá transporte gratuito para facilitar a locomoção.

Continua após a publicidade

Observação do céu – Durante o dia, um planetário inflável e digital irá simular chuvas de meteoro e a posição de estrelas das constelações dos dois hemisférios. Após o pôr do Sol, a observação do céu será realizada com o uso de três telescópios profissionais. Local: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária). Horários: planetário digital, das 10h às 22h; observação noturna, a partir das 18h até o Sol nascer.

Célula gigante – Uma célula humana aumentada 130 mil vezes é o cenário para uma viagem ao mundo dos ribossomos, mitocôndrias e do complexo golgiense. Durante o passeio por dentro da célula, o visitante recebe explicações sobre o papel de cada uma dessas organelas para o funcionamento pleno de uma célula. Local: Instituto de Biociências (Rua do Matão, trav. 14, n 321- saguão André Dreyfus), das 9h às 17h.

Ciência cult – O CINUSP terá várias sessões de cinema. Para os adultos, os longas vão de Descartes, do diretor italiano Roberto Rossellini, à coletânea Jean Painlevé – Seres das Profundezas, uma reunião de curtas sobre a fauna marinha. Local: Rua do Anfiteatro, 181 – Cidade Universitária, das 9hs às 22hs (11/10) e da zero hora às 7h (12/10). Já o Instituto Oceanográfico exibirá o longa Procurando Nemo e, na sequência, promoverá um bate-papo para explicar a ciência que existe por detrás do filme. Local: Instituto Oceanográfico – Praça Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária, sessões às 9h e às 14h.

50 tons de cinza – Uma escala com graduações de cinza será usada como guia para analisar os índices de poluição do céu – tons mais escuros indicam uma qualidade ruim do ar. Depois, o visitante sai a campo e aprende a identificar, pela cor dos liquens de árvores próximas da Av. Dr. Arnaldo, o grau de poluição da região onde vive. A atividade será encerrada com uma comparação – assustadora – da cor do pulmão de duas pessoas saudáveis, uma moradora do interior e a outra, da Grande São Paulo. Local: Instituto Oscar Freire – Faculdade de Medicina (Av. Dr Arnaldo, 455, Cerqueira César), das 9h às 17h.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Corpo humano sem mistérios – Um ‘jornal vivo’ como o Daily Prophet, da coleção Harry Potter. É essa a experiência que o visitante terá ao direcionar a câmera de seu smartphone a uma das imagens dos oito painéis da exposição O Homem Virtual. Pelo celular, ele poderá assistir a vídeos curtos com explicações detalhadas sobre temas de saúde –como drogas, álcool e cigarro. A interação continua com seis peças anatômicas de plástico impressas em 3D. Local: Instituto Oscar Freire – Faculdade de Medicina (Av. Dr Arnaldo, 455, Cerqueira César), das 13h30 às 17h.

Mudança climática virtual – Em uma esfera gigante pendurada no teto serão reproduzidas imagens do comportamento da Terra durante mudanças climáticas, variações de temperatura dos oceanos e circulação oceânica e as rotas migratórias de animais marinhos. A “Science on a Sphere”, como é conhecida a esfera, foi idealizada pela Administração Nacional de Atmosferas dos Estados Unidos e é a única unidade em toda a América Latina. Local: Museu Oceanográfico (Praça Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária), das 10h às 18h.

Laboratórios high tech – Tour guiado para laboratórios. Uma das atrações será o Tanque de Provas Numérico, criado para prever o comportamento de plataformas de produção e exploração de petróleo e gás sob os efeitos do vento, de correntes, marés e outros agentes físicos. Os visitantes assistirão à simulação do comportamento de um protótipo de navio enfrentando intempéries climáticas. Outra atração é o simulador de uma cabine de avião. Local: Escola Politécnica (Av. Prof. Luciano Gualberto, 380), das 13h às 17hs. Já No Tour Atômico os visitantes irão conhecer oito laboratórios, como o de Física Nuclear e o Laboratório de Acelerador Linear. Local: Instituto de Física (Rua do Matão, Travessa R, n 187), das 9h às 16h.

 

Publicidade
São Paulo tem Virada Científica neste fim de semana
Estudo
São Paulo tem Virada Científica neste fim de semana
Imagem: Thinkstock Depois da Virada Cultural, Virada Esportiva e Virada Sustentável, São Paulo vai receber a sua primeira Virada Científica. Organizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento começa às 8h da manhã deste sábado (11) e terá 24 horas de duração. […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.