Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Divirta-se estudando com os “filmes da Fuvest”

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h32 - Publicado em 7 ago 2012, 19h08

A Fuvest e a Unicamp têm uma lista unificada com um total de nove livros que devem ser lidos para a prova. Algumas das obras foram adaptadas para o cinema, muitas podem ser encontrados no YouTube.

Uma coisa não substitui a outra, mas a leitura pode ficar mais fácil depois de assistir ao filme do livro – ou o filme pode ajudar a lembrar de alguns detalhes daquele livro que foi lido semestres atrás. De qualquer forma, cinema é diversão e, nesse caso, ainda ajuda muito nos estudos.

Confira seis adaptações cinematográficas dos livros que caem no vestibular:

Viagens na minha terra, Almeida Garrett

O livro de Garrett inspirou um documentário de 50 minutos que está disponível no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=ho2ZqiVUCss)

Continua após a publicidade

Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida

Dá para imaginar o ator Murilo Benício como Leonardinho? Pois nesse especial que foi ao ar em 1995, o ator interpreta um dos mais importantes anti-heróis da literatura brasileira. No youtube, há diversas opções de adaptações feitas por alunos.

Leia também: 3 filmes para você estudar a Primeira Guerra Mundial

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Com um dos narradores mais irreverentes da literatura, a obra de Machado foi traduzida em um excelente filme protagonizado por Reginaldo Faria. Dá para encontra-lo na íntegra no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=badOiExoMKk)

Continua após a publicidade

O Cortiço, Aluísio de Azevedo

O filme de 1978 conta com Betty Faria no elenco e se manteve bastante fiel à obra. Ele também está disponível na íntegra no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=MuLRAz79-rc).

Vidas Secas, Graciliano Ramos

O livro de Graciliano Ramos foi adaptado para filme em 1963 que se manteve fiel à trama e foi aclamado internacionalmente.

Capitães da Areia, Jorge Amado

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

No final de 2011 estreou nos cinemas brasileiro a adaptação homônima do livro. O filme, como a obra de 1937, conta a história de meninos de rua que vivem em Salvador. O trailer para o filme pode ser encontrado no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=VTav_7PbnpU)

Publicidade
Divirta-se estudando com os “filmes da Fuvest”
Estudo
Divirta-se estudando com os “filmes da Fuvest”
A Fuvest e a Unicamp têm uma lista unificada com um total de nove livros que devem ser lidos para a prova. Algumas das obras foram adaptadas para o cinema, muitas podem ser encontrados no YouTube. Uma coisa não substitui a outra, mas a leitura pode ficar mais fácil depois de assistir ao filme do […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.