Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

4 filmes do Hitchcock que são uma oportunidade de aprender História

Clássicos do grande mestre do suspense que abordam momentos importantes da História

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 27 jan 2023, 16h23 - Publicado em 27 jan 2023, 12h00

Que tal esfriar um pouco a cabeça e dar uma pausa nas leituras? São do diretor Alfred Hitchcock (1899-1980) grandes clássicos como “Janela Indiscreta” (1954), “Psicose” (1960) – o filme com a tal cena do chuveiro – e “Os Pássaros” (1963). Mas além de clássicos como estes, outros filmes do mestre do suspense podem ser, acredite se quiser, uma boa aula de História.

Confira abaixo quatro filmes do diretor que abordam importantes conflitos da história moderna. Bora maratonar!

Intriga Internacional (1959)

Filme
(IMDb/Divulgação)

Ótimo para conhecer mais sobre o período da Guerra Fria, que polarizou o mundo em dois grupos, cada um sob a influência das duas grandes potências econômicas, políticas e militares da época: Estados Unidos e União Soviética.

No filme, o publicitário americano Rogher Thornhill é confundido com um espião russo. A partir daí, envolve-se em uma grande fuga e passa a ser perseguido tanto pelo governo dos Estados Unidos quanto por espiões. É legal pelas ótimas cenas de ação. E você também entende o clima de paranoia dos EUA daquela época: espiões, investigação do governo e o verdadeiro “caça às bruxas” promovido, sendo que as “bruxas”, naquele contexto, eram os “comunistas”.

Continua após a publicidade

 

Onde assistir: HBO Max

+ ‘Cortina de Ferro’: como surgiu expressão que iniciou a Guerra Fria

Topázio (1969)

Filme
(IMDb/Divulgação)

Mais um suspense cheio de ação para entender a Guerra Fria.

Neste, André é contratado para checar boatos de mísseis russos em Cuba e descobrir o espião na Otan de codinome Topázio. Olha aí temas importantes que, volta e meia, caem no vestibular! Primeiro, o filme faz uma referência ao episódio histórico conhecido como “crise dos mísseis”, quando a União Soviética, em represália aos mísseis americanos instalados na Turquia, colocaram os seus próprios mísseis em Cuba, um aliado comunista. É claro que os EUA interpretaram aquilo como uma grande ameaça, já que Cuba fica muito próxima à costa americana.

Topázio também cita a Otan, importante órgão internacional que costuma aparecer nas provas de história e geografia: a Organização do Tratado do Atlântico Norte foi criada como aliança militar em 1949 e tem papel-chave nos conflitos da segunda metade do século 20.

Onde assistir: Oldflix

Continua após a publicidade

+ O que é a Otan e o seu papel, da Guerra Fria à Guerra na Ucrânia

Interlúdio (1946)

Filme
(IMDb/Divulgação)

Um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, Hitchcock acabou tratando, claro, do nazismo em seu filme.

Na história, um agente do governo dos EUA chantageia a filha de um nazista para forçá-la a espionar um agente alemão que mora, vejam só, no Rio de Janeiro! Só a referência ao Brasil já desperta curiosidade suficiente para ver o filme, mas vale para relembrar algumas coisas do nazismo e da participação dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

Além disso, o filme ilustra uma situação comum nos anos seguintes: membros do governo nazista que, após a derrota na guerra, acabaram se escondendo no Brasil e em outros países da América do Sul.

Onde assistir: Looke

+ 6 documentários para entender melhor o nazismo

Correspondente Estrangeiro (1940)

Filme
(IMDb/Divulgação)

Mais um filme que se passa na Segunda Guerra Mundial!

Na história, um jornalista americano viaja para a Europa às vésperas da guerra para atuar como correspondente de seu jornal. Após testemunhar o assassinato de um diplomata, ele se vê envolvido na trama e logo descobre que a vítima na verdade não está morta. Começa então o conflito de relatar o episódio ao jornal ao mesmo tempo em que se está envolvido nele. Mais uma vez, muitos espiões e tramas secretas de governo… Hitchcock já previa o que viria a partir da década de 1950, não é mesmo?

Onde assistir: Prime Video

+ Segunda Guerra Mundial: como o tema pode cair nas provas

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
4 filmes do Hitchcock que são uma oportunidade de aprender História
Repertório Cultural
4 filmes do Hitchcock que são uma oportunidade de aprender História
Clássicos do grande mestre do suspense que abordam momentos importantes da História

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.