Guia do Estudante

Quatro tabelas periódicas divertidas para você estudar química

Guilherme Dearo | 12/08/2011

A Tabela Periódica dos Elementos que todo estudante tem em algum lugar na mala e nas páginas do livro de química foi pensada originalmente pelo químico russo Dmitri Mendeleiev, que quis organizar os elementos de acordo com suas propriedades físicas e químicas.

Mas tem hora que cansa um pouco consultar a tabela de papel, não é mesmo? Fora que é fácil de perder, amassar, manchar…

Por isso listamos quatro links legais para quem quer estudar química e ter sempre à mão uma tabela divertida para consultar.

Tabela Periódica do GUIA

A primeira tabela, claro, é do GUIA DO ESTUDANTE! Está estudando química em casa, mas não tem uma tabela de papel por perto para consultar? Basta acessar o site do GUIA e em segundos terá uma tabela completa para checar números e propriedades.

Você pode consultar a sigla, o número atômico, o peso atômico e a configuração eletrônica, além de propriedades como raio atômico e energia de ionização. Também dá para separar os elementos em metais, não-metais e gases nobres.

- Acesse a tabela periódica do GUIA

Nova Tabela Periódica

A revista Superinteressante disponibilizou para download a “nova tabela periódica”, uma proposta do professor Philip Stewart, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Ao invés de organizar os elementos em linhas e colunas, o professor conseguiu organizá-los em espiral de maneira crescente, de acordo com o número de prótons. Como parecem planetas em suas órbitas, o modelo foi batizado de “galáxia química”.

E não pense que só ficou bonitinha essa nova disposição. Os elementos realmente ficam organizados em fila: gases nobres, metais alcalinos, alcalino-terrosos…

- Acesse a nova tabela periódica no site da Super


Tabela Periódica Dinâmica

A Ptable (de “Periodic Table) é uma tabela interativa que permite você organizar os elementos químicos e estudar diversas de suas propriedades. Quando você clima em um elemento, uma nova janela traz suas características principais, aplicações, história, presença na natureza e imagens.

Além disso, você organiza a tabela de acordo com o que você quer estudar. Basta um clique para organizar famílias, períodos, a disposição dos átomos em cada camada e subcamada e propriedades como ponto de fusão, eletronegatividade e eletroafinidade.

- Acesse a Ptable

Jogo da tabela periódica

Esse link não é para consultar uma tabela periódica, sim para jogar e testar seus conhecimentos sobre os elementos. Já acabou de estudar química? Então é hora de relaxar!

O objetivo do jogo é ligar o símbolo químico à imagem dos objetos feitos com tal elemento.

- Teste seus conhecimentos com o jogo dos elementos!

E vocês? Têm mais links legais que costumam acessar para consultar a tabela periódica e estudar química? Comentem no post!

Related posts:

  1. Quatro maneiras curiosas de estudar sobre as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki
  2. Quatro HQs de Joe Sacco para você conhecer
  3. Cinco músicas para estudar preposições e crase
  4. Um game para aprender filosofia
  5. Sete programas legais para assistir nessas férias

Compartilhe

Comente!