Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Vídeos hipnotizantes mostram a química de um jeito como você nunca viu

O projeto "Beautiful Chemistry" conta com o apoio de tecnologia de ponta para mostrar o mundo microscópico ao público que não frequenta os laboratórios

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 12 jun 2019, 18h24 - Publicado em 10 fev 2015, 18h31

Quando o professor de química está falando lá na frente da sala de aula, escrevendo diversas fórmulas na lousa, é difícil imaginar que aquelas letras agrupadas representam estruturas reais, que geralmente fazem parte do nosso dia a dia. Algumas a gente até relacionada mais facilmente, como NaCl (cloreto de sódio) ao nosso conhecido sal de cozinha… Com poucas exceções, a química da escola quase nunca é visual. Mas, isso está prestes a mudar graças a um projeto chinês com vídeos que mostram a química como você nunca viu.

quimica-bonita

“Beautiful Chemistry” é um projeto feito em colaboração entre o Instituto de Tecnologia Avançada da Universidade de Ciência e Tecnologia da China e a Tsinghua University Press. O projeto conta com o apoio fundamental de tecnologia de ponta para mostrar o mundo microscópico ao público que não frequenta os laboratórios. A ideia é que as pessoas possam enxergar as transformações e reações fascinantes que acontecem entre os elementos químicos e que não são vistas a olho nu.

Para fazer as filmagens os cientistas usaram câmeras ultraHD 4k com lentes especiais que capturam as reações em detalhes e de forma pura, sem a distração de elementos de laboratório como microscópios e tubos de teste. Na escala molecular, foram usadas técnicas avançadas de computação gráfica e tecnologia interativa para mostrar algumas das mais belas estruturas que existem no mundo.

É lindo, mesmo. É hipnotizante e você vai querer dar replay em diversos vídeos.

Continua após a publicidade

Veja alguns exemplos abaixo:

Precipitação

[vimeo 106810691 w=500 h=281]

Nesse vídeo são mostradas 5 reações de precipitação e como cada uma delas tem uma “personalidade” diferente, como descreve o projeto. Segundo os criadores, em uma típica demonstração da reação de precipitação, é possível ver uma solução transparente em um tubo de teste no começo e uma nuvem líquida no fim depois de adicionar algumas gotículas de outras soluções. No entanto, quando eles usam minúsculos recipientes de vidro no lugar dos tubos de teste e olham muito mais de perto, é revelada a beleza única da reação.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Fumaça

[vimeo 106804057 w=500 h=281]

Nesse outro vídeo são mostrados 3 diferentes tipos de fumaça. Segue a descrição dos cientistas: a primeira mostra a fumaça preta da vela escurecendo uma folha de vidro transparente, a segunda mostra a fumaça de um incenso queimando (o cheiro era bom), e a última mostra fumaça de cloreto de amônio (NH4Cl) formada da junção de gás de ácido clorídrico (HCl) e gás de amônia (NH3) (o cheiro era terrível).

Clique aqui para ver mais vídeos com reações químicas incríveis.

Publicidade
Vídeos hipnotizantes mostram a química de um jeito como você nunca viu
Estudo
Vídeos hipnotizantes mostram a química de um jeito como você nunca viu
O projeto "Beautiful Chemistry" conta com o apoio de tecnologia de ponta para mostrar o mundo microscópico ao público que não frequenta os laboratórios

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.