Guia do Estudante

Alunos organizam evento na USP para interessados em fotografia e jornalismo

Carolina Vellei | 19/08/2014

Você curte fotografia? Curte jornalismo? Se respondeu sim a pelo menos uma dessas questões, está mais do que convidado para a 8ª Semana de Fotojornalismo, que irá acontecer 25 a 29 de agosto no campus da Cidade Universitária da USP, em São Paulo. O evento é gratuito, mas os organizadores pedem 1kg de alimento não-perecível para efetivar a participação e ajudar uma instituição de caridade.

- Saiba mais sobre o curso de Fotografia

- Veja como é o mercado de trabalho para jornalistas 

semana-fotojornalismo

A Semana de Fotojornalismo é organizada pela Jornalismo Júnior, empresa dos alunos de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP. Realizada regularmente desde 2007, reúne desde estudantes universitários a entusiastas da fotografia. Esse ano o tema é “Esportes” e participarão das palestras convidados como Milton Leite (narrador e jornalista dos canais SporTV), Daniel Augusto Jr. (fotógrafo oficial do Corinthians), Moacyr Lopes Jr. (Folha de S.Paulo), Paulo Whitaker (Reuters) e Jorge Araújo (que fotografou Ayrton Senna).

Na segunda-feira acontece a mesa Futebol versus Outros esportes. No dia seguinte, serão duas palestras: Copa do Mundo e Olimpíadas e Paraolimpíadas. Já na quarta-feira, a Semana realiza a saída fotográfica, onde os participantes que desejarem tirarão suas próprias fotos relacionadas ao tema e concorrerão a prêmios (o 1º lugar irá ganhar uma câmera GoPro Hero 3). Na quinta, é a vez dos Ícones do esporte. Para encerrar, a sexta-feira trará os Esportes radicais.

Para se inscrever e saber outras informações, acesse o site do evento.

Compartilhe

Feiras de Profissões da USP e Unicamp abrem as portas das universidades para os estudantes

Carolina Vellei | 08/08/2014

No GUIA, nós gostamos de dar a seguinte dica para quem em está em dúvida sobre uma carreira: converse com quem já é da área para tirar suas dúvidas. Ajuda muito quando você ouve sobre um curso da boca do próprio profissional. Para isso, as feiras de profissões são excelente passeios. Duas das maiores universidades do estado de São Paulo oferecem a chance de estudantes do Ensino Médio e de cursinho conhecerem mais os cursos de graduação.

*Não se esqueça! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto acontecerá a Feira Guia do Estudante, no Expo Center Norte, em São Paulo. Faça a sua inscrição por aqui.

75627504

 

Confira as informações abaixo:

Universidade de São Paulo (USP)

A Feira de Profissões da USP, em sua 8ª edição, já está rolando e segue até sábado (9). É preciso ficar atento, porque esse ano o endereço é outro: Av. Miguel Stéfano, 4.200 - Água Funda (em frente ao Zoológico). Se você vai sozinho ou com poucos amigos, não é obrigatório fazer a inscrição. Mas isso é recomendado pela organização para fins estatísticos e de satisfação. A inscrição é obrigatória para grupos e para quem quiser um atestado de participação e pode ser feita pelo site da Feira.

O evento é gratuito. Além de poder conversar com estudantes dos cursos e tirar suas dúvidas sobre profissões, você também vai poder saber mais sobre:

- Vestibular, cursos de graduação e mercado de trabalho;
- Programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação, etc);
- O PASUSP (Programa de Avaliação Seriada da USP) e como funciona o mecanismo de pontuação acrescida no vestibular aos alunos de escolas públicas;
- Isenção e redução da taxa do vestibular, que este ano pode ser solicitada no estande da SAS/FUVEST.

Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (11) 3091-3511/3513, através do e-mail uspprofi@usp.br ou pelo próprio site da Feira.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2014 já superou a marca de 12.000 inscritos e as inscrições ainda estão longe de acabar. O evento, que acontece em 30 de agosto, já conta com 200 escolas públicas e privadas inscritas de vários estados brasileiros. A organização da UPA espera repetir o público do ano passado, com 50 mil estudantes visitando o campus.

As faculdades e institutos da Universidade oferecerão uma programação específica para que todos conheçam os cursos e projetos dos quais participam os alunos de graduação e de pós-graduação. A programação geral da UPA ficará centralizada no Centro de Convenções e no Pavilhão Básico (PB). Já a programação específica ficará a cargo das unidades. Haverá palestras, apresentações, demonstrações e visita guiada, entre outras atividades.

Se você ficou afim de ir na Feira da Unicamp, peça para a sua escola se inscrever no evento e organizar uma turma para a excursão. Mais informações, no site da UPA.

__________________________

Não é de São Paulo, mas tem dúvidas sobre profissões? Converse com o nosso orientador profissional e veja mais informações sobre cursos na aba “Profissões e Universidades” do GUIA.

Comentários: nenhuma pessoa comentou

Categoria: Dúvida, Universidades

Compartilhe

Os melhores cursos de Educação Física do Brasil

Amanda Previdelli | 08/08/2014

fisioterapia-post-blog

Educação Física é a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais.

O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza e supervisiona programas de exercícios físicos. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes, academias e ONGs, ou prestar atendimento individual, como personal trainer.Para exercer a profissão é obrigatório o registro no conselho da categoria. Para lecionar em escolas é necessário o diploma de licenciatura.

Durante o curso, o aluno encontra muitas matérias da área de Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Aprende, ainda, estatística, administração e economia, além de ter disciplinas específicas.

Nas licenciaturas, a partir do terceiro ano, entram no currículo as disciplinas ligadas ao processo pedagógico, como psicologia da educação e práticas pedagógicas. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso.

Gostou de Educação Física? Confira os melhores cursos:

Faculdade

Estrelas

(DF) Brasília – UnB

★★★★★

(ES) Vitória – Ufes

★★★★★

(MG) Juiz de Fora – UFJF

★★★★★

(MG) Viçosa – UFV

★★★★★

(PR) Curitiba – PUCPR

★★★★★

(RS) Porto Alegre – PUCRS

★★★★★

(SC) Florianópolis – Udesc

★★★★★

(SP) Bauru – Unesp

★★★★★

(SP) Campinas – Unicamp

★★★★★

(SP) Rio Claro – Unesp

★★★★★

(SP) São Carlos – UFSCar

★★★★★

(SP) São Paulo – USJT

★★★★★

(SP) São Paulo – USP

★★★★★

* Dados do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014

* Confira como fazemos a avaliação

Compartilhe

Alunos da UFRJ organizam evento sobre Engenharia Nuclear; veja como participar

Carolina Vellei | 06/08/2014

A área de Engenharia Nuclear ainda é pouco conhecida pelos estudantes brasileiros. No país, existe somente um curso de Engenharia Nuclear como graduação, que é oferecido pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criado em 2010. Para tentar mudar isso, os alunos da UFRJ organizam a Semana de Engenharia Nuclear, que já está em sua quarta edição. O evento acontece de 11 a 15 de agosto e é aberto ao público.

- Saiba mais sobre o curso de Engenharia Nuclear 

Alunos da UFRJ organizam evento aberto

No encontro, haverá palestras com profissionais e empresas de ponta da área nuclear sobre as perspectivas do curso no cenário nacional. O objetivo é aproximar o meio acadêmico do meio profissional e apresentar aos participantes as principais inovações tecnológicas do setor. A Semana ainda contará com a presença de professores e pesquisadores de outras universidades ao redor do mundo. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Essa é uma boa oportunidade para quem tem interesse pela Engenharia Nuclear descobrir mais sobre a graduação. Douglas dos Santos, aluno do primeiro ano que está ajudando na organização do evento, diz que sempre foi motivado por desafios e, por isso, gosta muito de Exatas. Escolheu estudar na UFRJ, porque sabia que a área de energia nuclear tem potencial para ser explorada no Brasil. “Aperfeiçoar e garantir um funcionamento ótimo de uma máquina como um reator nuclear é um dos maiores, se não o maior, desafio que a Engenharia poderá me proporcionar”, sonha o estudante sobre o seu futuro profissional. 

A taxa de inscrição para estudantes do Ensino Médio e Técnico é de R$ 15 e pode ser feita até 8 de agosto (sexta-feira). Outras informações podem ser conferidas no site da Semana.

Compartilhe

Os melhores cursos de Estatística do Brasil

Amanda Previdelli | 04/08/2014

contas

Estatística é a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais.

O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.

Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades. Para isso, é necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números. Há aulas, também, centradas em metodologia de pesquisa. Entre as matérias aplicadas estão atuária, demografia, sociometria, biometria e econometria.

Gostou de Estatística? Confira os melhores cursos:

Faculdade

Estrelas

(RJ) Rio de Janeiro – Ence

★★★★★

(SP) Campinas – Unicamp

★★★★★

(SP) São Carlos – UFSCar

★★★★★

(SP) São Paulo – USP

★★★★★

* Dados do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014

* Confira como fazemos a avaliação

Compartilhe