Guia do Estudante

USP e Unicamp caem em ranking de melhores universidades do mundo

Ana Lourenço | 22/09/2016

Praça-do-relógio_-Foto-Jorge-Maruta-10
Cidade Universitária da USP. (Foto: USP Imagens)

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) caíram algumas posições no ranking internacional da publicação britânica Times Higher Education (THE), o World University Rankings 2016-2017, divulgado nesta quarta-feira (21). A USP está posicionada no grupo 251-300 (201-250 em 2015), enquanto a Unicamp passou do nível 351-400 em 2015 para 401-500. O resultado é o mais baixo desde 2012.

Neste ano, mais duas universidades brasileiras estão incluídas no ranking das 800 melhores do mundo: a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Além das novatas, o ranking contempla também a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras.

A listagem é feita com base em cinco eixos de avaliação: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e inovação.

O topo da lista passou, este ano, à britânica University of Oxford, ultrapassando a líder de 2015, California Institute of Technology (Caltech), dos EUA. Do top 10, seis universidades são norte-americanas. Veja:

1) University of Oxford (Reino Unido)
2) California Institute of Technology (EUA)
3) Stanford University (EUA)
4) University of Cambridge (Reino Unido)
5) Massachusetts Institute of Technology (EUA)
6) Harvard University (EUA)
7) Princeton University (EUA)
8) Imperial College London (Reino Unido)
9) Swiss Federal Institute of Technology Zurich (Suíça)
10) University of California, Berkeley (EUA)

Acesse aqui o ranking completo da Times Higher Education.

Compartilhe

USP cresce mais de 20 posições em ranking internacional de universidades

Ana Lourenço | 06/09/2016

campus-usp-capital-alunos
Cidade Universitária da USP, em São Paulo (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)

A Universidade de São Paulo (USP) subiu 23 posições em relação ao ano passado no ranking QS World University, divulgado nesta terça-feira (6) pela britânica Quacquarelli Symonds, consultoria especializada em avaliação do ensino superior pelo mundo. A USP passou da 143ª posição para a 120ª em 2016.

A USP havia perdido 16 posições em dois anos consecutivos (2014 e 2015), até atingir seu melhor resultado, este ano, desde que o ranking passou a ser divulgado. A universidade é a segunda melhor da América Latina, atrás apenas da Universidade de Buenos Aires, que conquistou a 85ª posição.

Em 191, vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 321. O Brasil tem, além das três, mais 19 universidades no ranking, que avalia 900 instituições.

O levantamento, considerado um dos mais prestigiados do mundo, foi feito com base em sete indicadores de qualidade: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção professor/aluno, citações por artigo científico, quantidade de docentes com doutorado e presença da instituição na internet.

Veja o top 10 mundial:

1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – EUA
2. Stanford University – EUA
3. Harvard University – EUA
4. University of Cambridge – Reino Unido
5. California Institute of Technology (Caltech) – EUA
6. University of Oxford – Reino Unido
7. University College London (UCL) – Reino Unido
8. Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich) – Suíça
9. Imperial College London – Reino Unido
10. University of Chicago – EUA

Compartilhe

Conheça os melhores cursos de Esporte do país

Maria Fernanda Teperdgian | 27/08/2016

As Olimpíadas acabaram, mas talvez fique a dúvida: o que faz o profissional de Esporte? A gente explica: o curso é um bacharelado e tem por objetivo utilizar técnicas e métodos específicos no treinamento e na preparação física de indivíduos e equipes para competições esportivas. Você vai atuar como técnico ou preparador de atletas e times.

iStock

Onde trabalhar:

Você pode trabalhar em clubes, associações, escolas, faculdades e escolinhas de esporte, e costuma disputar as vagas com os profissionais de Educação Física. O GE listou abaixo algumas das áreas que você pode escolher:

  1. Promoção e Marketing: a ideia é buscar patrocínio para equipes ou esportistas. Organizar e promover torneios e eventos desportivos. Reforçar a imagem de clubes e equipes perante o público.
  2. Treinamento e condicionamento físico: atuar como técnico ou preparador físico de atletas amadores e profissionais.
  3. Iniciação esportiva: lecionar em escolas e clubes, ensinando as regras e as técnicas de cada esporte.
  4. Gestão de carreira: definir estratégias para alavancar a carreira de atletas, como a contratação por clubes, adoção por patrocinadores e a participação em eventos e em torneios esportivos.

Agora que você já sabe tudo sobre Esporte, conheça os 2 melhores cursos do Brasil, segundo a Avaliação GE de 2015

Universidade Estrelas Duração Mensalidade Por meio do Sisu
(SP) Limeira – Unicamp (Ciên. do Esporte) ★★★★★ 4 anos gratuita Não
(SP) São Paulo – USP ★★★★★ 4 anos gratuita Sim

 

Não confunda! O bacharel em Esporte atua como técnico ou preparador físico de atletas ou times. Já quem se forma em Educação Física pode trabalhar com ensino e acompanhamento em escolas, academias ou centros esportivos, já que as matérias são mais ligadas a saúde e ciências biológicas.

Compartilhe

Feira de intercâmbio para Austrália e Nova Zelândia acontece em três capitais brasileiras

Ana Lourenço | 25/08/2016

University_of_Otago
University of Otago, na Nova Zelândia (Foto: Wikimedia Commons)

A AC Expo, maior feira de intercâmbio para Austrália e Nova Zelândia, ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro em três capitais brasileiras: Curitiba (30 de agosto), Belo Horizonte (1º de setembro) e São Paulo (3 de setembro). A feira é gratuita e as inscrições estão abertas.

O evento trará dezenas de universidades dos dois países, que trarão informações sobre processo de admissão, bolsas de estudo e ingresso de estudantes brasileiros. Os participantes também poderão conversar com órgãos do governo dos dois países que esclarecerão dúvidas sobre o procedimento de intercâmbio.

Serão contemplados todos os tipos de intercâmbio: cursos de inglês, ensino médio, cursos técnicos e ensino superior (graduação e pós-graduação). Os estudantes poderão assistir a palestras, conversar com estudantes que já fizeram intercâmbio para os países, tirar dúvidas sobre visto e passagens aéreas.

Dentre as universidades participantes, estão: University of Otago, The University of Western Australia, New Zealand Institute of Education, James Cook University, Southern Lakes English College, University of South Australia, entre outras.

Onde?

Curitiba: Hotel Four Points by Sheraton Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 4211)
Belo Horizonte: Hotel Mercure Lourdes (Avenida do Contorno, 7315)
São Paulo: Centro Fecomercio de Eventos (Rua Dr. Plínio Barreto, 285)

Quando?

Curitiba: 30 de agosto, das 17h às 21h
Belo Horizonte: 1º de setembro, das 17h às 21h
São Paulo: 3 de setembro, das 14h às 19h

Como me inscrevo? Inscrições gratuitas por meio do site da AC Expo

Compartilhe

Evento gratuito traz dicas de como cursar graduação ou intercâmbio nos EUA

Ana Lourenço | 25/08/2016

universidade-notre-dame
Universidade de Notre Dame (Foto: Wikimedia Commons)

A Universidade de Notre Dame, dos EUA, e a Fundação Estudar realizarão um evento no dia 30 de agosto, em São Paulo, para estudantes que tenham vontade de cursar a graduação completa ou um intercâmbio nos Estados Unidos. A palestra é gratuita, bastando realizar a inscrição no site do Estudar Fora, projeto da Fundação.

No evento, os estudantes poderão conversar com o diretor de admissões da universidade, Don Bishop, além de falar com ex e atuais alunos. Os representantes falarão sobre o sistema de ensino americano, os cursos de graduação que são oferecidos para a instituição e o processo de admissão e bolsas de estudo para estrangeiros. O encontro será feito em português e em inglês.

O evento é aberto também para estudantes menores de idade, devendo ser acompanhados dos pais ou responsáveis (que também devem realizar inscrição). A confirmação da inscrição ocorrerá sujeita a lotação da sala.

Onde? Auditório do BTG Pactual (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477 – Itaim Bibi – São Paulo).
Quando? 30 de agosto (terça-feira), de 19h às 21h.
Como me inscrevo? Inscrições gratuitas por meio do site do Estudar Fora.

Compartilhe