Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Administração e Negócios: USP é a primeira colocada entre as universidades públicas

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h18 - Publicado em 15 set 2015, 16h20
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com quase 70 anos de tradição, a Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo (USP), se consagrou como a primeira colocada entre as faculdades públicas, na área de Administração e Negócios, segundo avaliação do Guia do Estudante. A faculdade, que hoje possui pouco mais de 3 mil alunos de graduação, é conhecida por receber uma população flutuante todos os dias. É que a unidade é uma das que mais recebem alunos estrangeiros. Todos os anos, são cerca de 160 alunos que chegam para intercâmbio nos cursos de graduação, a maior parte deles vinda da Europa. No caminho inverso, 120 alunos brasileiros vão a outros países cursar disciplinas.

Por esse fluxo constante de alunos nativos em outros idiomas, e também a fim de promover condições para aprimorar o inglês dos estudantes brasileiros, a FEA oferece diversas disciplinas nesse idioma. Só no curso de Contabilidade por exemplo, são sete delas ofertadas a todos os alunos da faculdade. Dessas, cinco utilizam material de aula da Universidade de Illinois, considerada a número um em Contabilidade nos Estados Unidos. “Além do contato com a língua estrangeira, nossos alunos têm nesse material didático o que há de mais novo e relevante no ensino de Contabilidade. O mesmo que os alunos de Illinois estão estudando”, explica Bruno Meirelles Salotti, coordenador dos cursos de Contabilidade e Ciências Atuariais da FEA. No Departamento de Administração, a meta é ampliar do quadro atual, de uma disciplina em inglês, para pelo menos sete até 2017.

Tradição na econômica
Criada em 1946, a FEA tem contribuído, ao longo do tempo, por meio de seus professores e alunos pesquisadores, na elaboração de normas e regras do mercado financeiro, contábil, atuário e de administração. “Na década de 1980, por exemplo, quando a inflação era muito alta, nosso departamento desenvolveu uma metodologia que avaliava os reais impactos na economia”, conta o professor Salotti.

O corpo docente da instituição, quase 100% formado por doutores, também contribuiu para o desenvolvimento das normas nacionais de contabilidade adotadas no ano de 2010 a partir das novas normas internacionais. “Essas contribuições com o desenvolvimento da profissão são trazidas para os cursos, que estão em constante renovação”. O resultado pode ser percebido pelos altos índices de aprovação nas provas dos conselhos profissionais. Na prova do Conselho Federal de Contabilidade no segundo semestre de 2014, os alunos do curso de Ciências Contábeis da USP tiveram 100% de aprovação, enquanto a média nacional foi de 47%.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Os estudantes da FEA contam ainda com uma infraestrutura adequada, com laboratórios de informática, de finanças e uma biblioteca recentemente reformada, que recebeu, há três anos, a doação 130 mil livros do acervo pessoal de Delfim Netto, professor emérito da faculdade e ministro da Fazenda entre 1967 e 1974. Na área de extensão, a FEA tem diversos projetos internos, como a Semana de Arte, e outros voltados à sociedade, como o Econoteen, que apresenta conceitos de economia para jovens do ensino médio, e o Serviço de Orientação Financeira, por meio do qual os egressos do curso de Economia e alunos sob supervisão de professores, ajudam qualquer pessoa interessada a gerir suas finanças pessoais e a solver dívidas.

*Texto: Renata Costa

 

Publicidade
Administração e Negócios: USP é a primeira colocada entre as universidades públicas
Administração e Negócios: USP é a primeira colocada entre as universidades públicas
Foto: Marcos Santos/USP Imagens Com quase 70 anos de tradição, a Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo (USP), se consagrou como a primeira colocada entre as faculdades públicas, na área de Administração e Negócios, segundo avaliação do Guia do Estudante. A faculdade, que hoje possui pouco mais de 3 […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.