Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Ciências Exatas e Informática: Tradição aliada à tecnologia de ponta garantem que a PUC-Rio seja a melhor instituição de ensino privado na área

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h18 - Publicado em 16 set 2015, 17h23

puc-rio

– UFRJ é a melhor instituição pública do Brasil na área de Ciências Exatas e Informática

*Silvia Regina Costa

Com quase 50 anos de existência, o Centro Técnico Científico (CTC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro abriga os cursos de ciências exatas e informática oferecendo tradição aliado a moderna estrutura de ensino. É assim desde o princípio quando a universidade foi a primeira na América Latina a adquirir um computador Burroughs 205, que funcionava a válvulas e processava as informações a partir de fitas magnéticas perfuradas.

Continua após a publicidade

Hoje, o equipamento já virou peça de museu, mas esse pioneirismo ainda é praticado. Seja nos laboratórios equipados com tecnologia de ponta, seja na metodologia que é constantemente avaliada para estar de acordo com as demandas do mercado. Não à toa, a faculdade se consagrou como primeira colocada entre as instituições de ensino particulares, na área Ciências Exatas e Informática, segundo avaliação do Guia do Estudante.

Para manter a sua qualidade, a faculdade entende que o corpo docente tem papel muito importante. São cerca de 300 professores, sendo 180 com dedicação em tempo integral, na maioria doutores, que atuam tanto na graduação como na pós-graduação e produzem pesquisas que rendem artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. “Nós temos uma integração muito forte com a pós-graduação e os alunos da graduação tem a oportunidade de fazer pesquisas de ponta já a partir do segundo ano. Isso é muito importante para o seu desempenho profissional”, conta Luiz Alencar da Silva Mello, decano do CTC.

Outro fator que eleva o nível do bacharel formado é o modelo de ensino. No CTC, o currículo é estruturado em um ciclo básico de dois anos, comum para os alunos de Ciências Exatas e de Engenharia, e depois partem para o ciclo profissionalizante. Assim, o graduando adquire conhecimentos mais sólidos e amplos da área e torna-se um profissional mais completo no mercado de trabalho.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Emprego é certo

A realização de estágios, primeiro dentro da própria universidade, depois em empresas parceiras, colabora para a formação do profissional e o coloca em contato com futuros empregadores. Tanto que muitas empresas procuram a PUC-Rio para reter o bacharel antes mesmo que ele termine o curso . Por conta disso, 95% dos estudantes já conclui a graduação empregado e após seis meses, a empregabilidade chega a 100%.

Essa excelência também chama a atenção de universidades do exterior, tanto que 16% do corpo discente é formado por alunos estrangeiros. Além disso, os brasileiros são incentivados a ir para fora do país para fazer uma parte da graduação. “Temos parceria com mãos de 200 universidades de países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Canadá. Uma das vantagens do nosso programa de intercâmbio é que o aluno pode ir e continuar pagando a sua mensalidade normal aqui no Brasil. Ele não precisa pagar os estudos lá fora”, explica o decano.

Publicidade
Ciências Exatas e Informática: Tradição aliada à tecnologia de ponta garantem que a PUC-Rio seja a melhor instituição de ensino privado na área
Ciências Exatas e Informática: Tradição aliada à tecnologia de ponta garantem que a PUC-Rio seja a melhor instituição de ensino privado na área
– UFRJ é a melhor instituição pública do Brasil na área de Ciências Exatas e Informática *Silvia Regina Costa Com quase 50 anos de existência, o Centro Técnico Científico (CTC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro abriga os cursos de ciências exatas e informática oferecendo tradição aliado a moderna estrutura de ensino. É […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.