Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Ciências Sociais e Humanas: PUC-Rio é a primeira colocada na área, segundo avaliação do Guia do Estudante

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h17 - Publicado em 16 set 2015, 17h25

puc-rio

*Silvia Regina Costa

 

Um dos diferenciais do Centro de Ciências Sociais (CCS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, primeira colocado entre as faculdades particulares, na área de Ciências Humanas e Sociais, na avaliação do Guia do Estudante, é integrar ensino e pesquisa incentivando os alunos a se engajarem em projetos. Para isso, o departamento mantém produção científica em andamento em todos os seus cursos. “O jovem hoje para ter uma formação melhor precisa estar em um ambiente em que amplia seu conhecimento de forma geral e com flexibilidade para atuar em várias áreas”, explica Luiz Roberto Cunha, decano do CCS. O graduando não é só incentivado a pesquisar dentro do seu departamento, mas também a se enquadrar em projetos de qualquer outro centro da PUC-Rio abrindo seu leque de conhecimentos.

Hora de aplicar a prática

De olho nisso, a grade curricular possui uma base teórica forte, com as matérias obrigatórias concentradas no primeiro ano, e grande destaque para as atividades práticas. Elas podem ser feitas nos vários laboratórios que são abertos aos alunos e em atividades organizadas pelas escola. No curso de Relações Internacionais, por exemplo, uma vez por ano as aulas são interrompidas e durante uma semana os estudantes tem seminários com professores estrangeiros conhecendo realidades e experiências de outros países. Também podem se engajar em ONGs e projetos humanitários para trabalharem enquanto estudam.

Em História existem convênios nacionais e internacionais com instituições como a Pontifícia Universidad Católica de Chile, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade de Porto (Portugal) para o desenvolvimento de uma série de iniciativas de pesquisas, melhoria da educação, entre outras atividades.

Já em Direito uma maneira de ter contato com o mundo real é por meio da experiência do corpo docente. Os professores são atuantes no mercado de trabalho, como advogados, juízes e procuradores. Além disso, o Núcleo de Prática Jurídica oferece aos futuros advogados a possibilidade de atuarem no Escritório Modelo de Advocacia que dá assistência à comunidade, sob a supervisão dos docentes. Também realiza simulações de atos processuais, debates, palestras e júri simulado. E em Geografia, essa prática acontece nos laboratórios de pesquisa.

Todos os cursos oferecem programas de mestrado e doutorado e ainda há parcerias com universidades estrangeiras para intercâmbio. “A PUC-Rio é pioneira em receber estrangeiros e mandar nossos alunos para lá para estudarem por um tempo determinado. É atrativo para o estudante que se abre para o exterior”, completa o decano do CCS.

Publicidade
Ciências Sociais e Humanas: PUC-Rio é a primeira colocada na área, segundo avaliação do Guia do Estudante
Ciências Sociais e Humanas: PUC-Rio é a primeira colocada na área, segundo avaliação do Guia do Estudante
*Silvia Regina Costa   Um dos diferenciais do Centro de Ciências Sociais (CCS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, primeira colocado entre as faculdades particulares, na área de Ciências Humanas e Sociais, na avaliação do Guia do Estudante, é integrar ensino e pesquisa incentivando os alunos a se engajarem em projetos. Para isso, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.