Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Cinco estrelas: conheça o curso de Engenharia Civil da UFMG

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h45 - Publicado em 4 Maio 2014, 20h44

O curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já é centenário. O bacharelado, considerado cinco estrelas pela avaliação do GUIA, foi criado em 1912 e tem duração mínima de cinco anos. São oferecidas 200 vagas – sendo 100 por semestre – no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e na Escola de Engenharia do Campus Pampulha.

– Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Civil na Guia de Profissões do GE

engenharia-civil-obras

O aluno do segundo semestre Peterson Neves chegou a pensar em seguir a carreira de Música, mas acabou se decidindo por Engenharia Civil, mesmo curso que seu pai fez. “Escolhi bem cedo, quando eu tinha uns 11 anos e isso foi fácil para mim, porque eu sempre amei matemática e física”, lembra. Preferiu a UFMG por ser perto de casa e por oferecer boas oportunidades para quem estuda lá. “Para mim, foi um bom desafio me propor a entrar em uma universidade tão concorrida”, afirma.

Continua após a publicidade

Peterson fez o último vestibular da UFMG antes da adesão da universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na seleção de 2013, Engenharia Civil foi o quinto curso mais concorrido do vestibular, com disputa de quase 17 estudantes por vaga. Agora, a via de entrada na instituição é o Enem. O estudante deve fazer a prova do Exame Nacional para depois pleitear uma vaga na instituição. Caroline Carvalho é uma das estudantes que entrou pelo novo modelo de aprovação. “Pelo fato de o Enem ser a única forma de entrar, a pessoa deve estar preparada para fazer uma prova bem desgastante como essa”, aconselha a jovem, que fez cursinho junto com o Ensino Médio.

Caroline, que cursa o primeiro semestre, descobriu que queria ser engenheira civil aos 13 anos. Ela sempre gostou de exatas, mas a escolha veio depois de começar a assistir o programa “Obras Incríveis”, da National Geographic. “Eu assistia e ficava maravilhada com as obras que o ser humano é capaz de fazer… Cada ponte fantástica, aqueles prédios gigantescos… Optei por Civil pela possibilidade de um dia poder construir alguma coisa que deixasse as pessoas arrepiadas”, revela.

Participação feminina

Na sala de Caroline, ela conta que a proporção é de 40 mulheres para 60 homens, aproximadamente. A diferença entre a quantidade de homens e mulheres, segundo ela, é uma das menores entre os cursos de Engenharia da UFMG. “Sempre achei os brinquedos dos meninos mais legais, aqueles que montam e desmontam, porque desenvolvem a criatividade, mas desde cedo as crianças são influenciadas a meninas gostarem de bonecas e meninos de carrinhos”. Para ela, a menor participação das mulheres nessa área se deve a isso. “A Engenharia sempre foi taxada como uma profissão para homens e isso vai moldando o pensamento da pessoa durante a vida”, acredita Caroline. Ela nunca teve medo de sofrer preconceito pelos colegas e diz que a visão de que Engenharia é uma profissão masculinizada está mudando.

Complexo de prédios das engenharias na UFMG (foto: divulgação)

Complexo de prédios das engenharias na UFMG (foto: divulgação)

Recepção aos calouros

Os calouros são bem recebidos pelos veteranos no dia da matrícula. No semestre anterior, os veteranos realizam reuniões para preparar atividades para recepcionar os novatos. Para Peterson, que participou de perto desse processo, isso faz toda a diferença para quem chega à UFMG. “É importante, ainda mais na UFMG, que recebe muito mais pessoas fora de Belo Horizonte do que daqui”.

Para quem é de fora da cidade, a instituição oferece a moradia universitária em complexos habitacionais em Belo Horizonte. Além disso, os estudantes também contam com refeições gratuitas ou a baixo custo nos Restaurantes Universitários (RUs) e assistência médica e odontológica. Os alunos de baixa renda ainda podem receber apoio financeiro com o objetivo de terem condições de permanecer na UFMG e se dedicar à vida acadêmica.

Além da ajuda material, quem tem dificuldades nas matérias também podem participar de monitorias, oferecidas em diversos horários durante a semana. Nesses encontros, quem teme a matéria de Cálculo, por exemplo, pode tirar suas dúvidas com estudantes mais experientes.

Continua após a publicidade

Estrutura do curso

Nos primeiros quatro semestres, os alunos cursam matérias do ciclo básico nas áreas de física, química, computação e matemática, além de disciplinas de Ciências Humanas. A partir do quarto período o estudante é introduzido à formação específica e as disciplinas profissionalizantes são priorizadas. Nesse link da UFMG é possível conferir a grade do curso completa.

A Engenharia Civil compreende seis grandes áreas do conhecimento: estruturas, materiais e construção civil, hidráulica e recursos hídricos, geotecnia, transporte, saneamento e meio ambiente. Além de saber construir prédios e casas, no curso, os alunos também irão aprender a projetar e construir estradas, vias urbanas, estações de tratamento de água e de esgotos, canais, barragens e hidrelétricas.

Continua após a publicidade

Para colocar a mão na massa antes de sair da faculdade, participar de uma empresa júnior pode ser bom treino para quem quer ganhar experiência. Na UFMG, desde 2004 existe a Emas Jr., empresa montada pelos próprios estudantes de Engenharia Civil que atua na prestação de serviços de consultoria e projetos voltados para a comunidade em geral.

“Semestre que vem pretendo entrar para empresa júnior e quem sabe futuramente na atlética, gosto muito de esportes e já treino vôlei com o time das engenharias”, planeja Caroline. A instituição também conta com o Centro Esportivo Universitário (CEU), com quadras e espaço para a prática de atividades físicas.

“Uma das principais coisas da UFMG é a infraestrutura. Apesar de termos alguns prédios mais antigos, o ambiente da faculdade é ótimo, o que ajuda a distrair nas semanas de prova”, explica Peterson, que gosta de tocar violão e ficar sentado na grama enquanto espera as próximas aulas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Palavra dos estudantes:

“Eu me desdobrei em duas para estudar ano passado, mas a UFMG vale a pena porque lá você tem muitas oportunidades de estabelecer contatos e de ganhar experiência. Tem a empresa júnior e outros trabalhos que te põem em contato com empresas reais para resolver problemas, sem contar que o ambiente lá é muito bom. Somos muito bem recebidos pelos veteranos, que são super gente boa e ajudam demais a minha turma. Não sei se foi só em Civil que isso aconteceu, mas eu gostei muito” (Caroline Carvalho)
“Valeu a pena vir para a UFMG pelos amigos que eu fiz, as pessoas que eu conheci, as noites passadas em claro estudando, as coisas que eu aprendi. A melhor coisa do mundo é poder estudar em um lugar que você pode chamar de lar, que te faz ir sorrindo para as aulas todos os dias e que te alimenta por 2,90 [preço da refeição no Restaurante Universitário]. Enfim, não trocaria a minha faculdade por nada. Por isso, sonhe enquanto você dorme, um dia você vai ver que acordado sua vida já é um sonho e esse dia é o dia em que você pode dizer: ‘eu faço Engenharia Civil na UFMG’”. (Peterson Neves)

 

Publicidade
Cinco estrelas: conheça o curso de Engenharia Civil da UFMG
Cinco estrelas: conheça o curso de Engenharia Civil da UFMG
O curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já é centenário. O bacharelado, considerado cinco estrelas pela avaliação do GUIA, foi criado em 1912 e tem duração mínima de cinco anos. São oferecidas 200 vagas – sendo 100 por semestre – no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e na Escola de […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.