Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Cinco estrelas: conheça o curso de Estatística da UFSCar

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h22 - Publicado em 8 jun 2015, 06h55

(Imagem: Thinkstock)

Sabe aquele momento do ano letivo em que tudo que se aprende em Matemática na escola envolve conceitos de lógica, probabilidade, estatística e análise combinatória? Pois então: se lidar com dados te deixa empolgado, o curso de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo, avaliado em cinco estrelas pelo Guia do Estudante, pode ser uma boa opção. Esse profissional trabalha com pesquisa, coleta e análise de dados numéricos e a aplicação dos resultados em situações do dia-a-dia, sejam elas de ordem econômica, social ou natural. Por isso, é comum que o estatístico atue em locais diversos: órgãos públicos, indústrias, bancos, empresas de consultoria estatística e até mesmo hospitais podem ter em seu quadro de funcionários alguém da área.

Ele pode avaliar, por exemplo, se a renda per capita de um determinado estrato da população está aumentando ou diminuindo, se a área da Amazônia desmatada cresceu ou se manteve, e quais fatores influenciaram nessas constatações, como, no último caso, a aprovação, em 2012, do Novo Código Florestal Brasileiro, que permite que o produtor rural retire até 20% de vegetação nativa em sua propriedade. Além disso, o mercado financeiro é um dos setores que mais absorve profissionais para a elaboração de análises de dados que facilitem a tomada de decisões.  “O estatístico trabalha geralmente trabalha como analista, tanto de crédito quanto do próprio mercado financeiro mesmo. Os bancos têm muitos dados de financiamento, crédito, empréstimo e ações que devem ser avaliados antes de qualquer ação”, explica Márcia Silva, aluna do quinto semestre.

A demanda por estatísticos vem crescendo bastante. Isso se dá, em parte, pela versatilidade da carreira e das incontáveis áreas de atuação, e também porque o número de estudantes que concluem o curso ainda é baixo. Esses são alguns dos motivos pelos quais a profissão é bastante valorizada e os cargos costumam ser bem remunerados, principalmente em regiões em que a procura por estatísticos é alta, como o sudeste e o nordeste.  Tendo em vista essas características, a graduação da UFSCar busca preparar os alunos tanto para o mercado de trabalho quanto para a carreira acadêmica. “O aluno de Estatística é estimulado durante o curso a pensar e a solucionar problemas e deve ser curioso e criativo”, observa a estudante.

Estrutura do curso

Continua após a publicidade

Na grade curricular as matérias que envolvem operações matemáticas aparecem logo nos primeiros semestres. Cálculo, geometria analítica e álgebra linear são essenciais para a formação do estatístico. A UFSCar oferece ainda quatro ênfases em que o aluno pode se especializar: Análise de Riscos e Finanças, Saúde e Meio Ambiente, Estatísticas Sociais e Qualidade e Confiabilidade. Sendo assim, os estudantes direcionam seus estudos para a área que gostariam de atuar. Gabriela Bueno, do quinto semestre, lembra também que o curso tem muitas disciplinas obrigatórias de computação e de programação estatística, além de oferecer optativas em outros departamentos sobre temas como filosofia, sociologia, biologia e engenharia.

A integração e a amplitude de conteúdos no currículo são importantes porque estimulam o estabelecimento de relações entre a Estatística e outros campos do conhecimento, muito comum no mercado de trabalho, como destaca Márcia. No último período ela cursou uma matéria de Teoria das Organizações ministrada na unidade de Engenharia de Produção. “Com isso, o aluno vai se familiarizando com outros profissionais, já que o estatístico está constantemente analisando dados de diversas áreas”, lembra a estudante. O curso da federal de São Carlos do Pinhal (SP) é integral, recebe 45 novos alunos por ano e tem ingresso anual exclusivamente pelo Enem, através do Sisu.

Mão na massa!

Como saber programar e lidar com ferramentas digitais é essencial para os estudantes da UFSCar, o departamento do curso tem laboratórios equipados com softwares de programação estatística em que são oferecidos minicursos para os calouros. Logo no primeiro semestre da graduação, as aulas específicas são ministradas pelos próprios alunos participantes do Programa de Educação Tutorial (PET). A iniciativa, da qual Gretta Ferreira, do oitavo período, participou por quase quatro anos, é um projeto de extensão que, além de estimular o estudante a tratar de conteúdos estatísticos de forma prática ainda na faculdade, auxilia na formação pessoal e acadêmica.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

>> Saiba mais sobre a carreira em Estatística

Os membros do PET realizam atividades de integração dos alunos novatos, como monitorias, grupos de estudos, seminários sobre os campos de atuação na carreira de Estatística. Eles também formulam trabalhos para apresentar em congressos na área e fazem parcerias com outros cursos da UFSCar para analisar dados de pesquisas de departamentos que têm atividades ou trabalhos voltados para a comunidade. “É uma das melhores experiências que tive a felicidade de participar porque, além de tudo, podemos desenvolver nossa criatividade, espírito de liderança e aprendizado do trabalho em grupo”, conta Gretta.

Outro modo de entrar em contato com o dia-a-dia do estatístico em diversas áreas de trabalho são as visitas técnicas feitas ao longo da graduação ou a participação na empresa júnior do curso. Gabriela teve várias vivências do tipo: foi trainee e gerente de Marketing na Empresa Júnior de Estatística, presidente do Núcleo de Empresas Juniores da universidade e hoje faz parte do PET, assim como Gretta. As estudantes defendem que toda atividade dentro dos espaços acadêmicos contribui não só para a formação como profissional de Estatística, mas também estimula habilidades de liderança e trabalho em grupo. “Tudo isso agrega valor ao currículo escolar e pode ajudar no mercado de trabalho”, conclui Gabriela.

 

Publicidade
Cinco estrelas: conheça o curso de Estatística da UFSCar
Cinco estrelas: conheça o curso de Estatística da UFSCar
(Imagem: Thinkstock) Sabe aquele momento do ano letivo em que tudo que se aprende em Matemática na escola envolve conceitos de lógica, probabilidade, estatística e análise combinatória? Pois então: se lidar com dados te deixa empolgado, o curso de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo, avaliado em cinco […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.