Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Cinco estrelas: conheça o curso de Física da USP

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h46 - Publicado em 20 abr 2014, 17h07

Gostar de ciências e de descobrir como o universo funciona são características de quem se interessa pela física. Entender leis e propriedades da matéria pode parecer difícil, mas quem está na área garante que vale a pena se esforçar para fazer o que gosta. Quem garante isso são estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que fazem Física. O curso tem conceito máximo na avaliação do GUIA DO ESTUDANTE e está entre as melhores do Brasil tanto pela infraestrutura de pesquisa como pela qualidade do corpo docente.

“Escolhi física porque quero colaborar para descobrir coisas novas e úteis a todas as pessoas”, conta Bruno Morais Javarez. Ele é aluno do primeiro ano do curso de bacharelado e está animado para ajudar a valorizar a área de física, que segundo ele, não é tão priorizada hoje. “Preferi a USP porque ela poderia me oferecer mais oportunidades para realização do meu objetivo”, explica.

Karoline Penteado sempre quis fazer Física, mas nunca teve coragem de assumir esse sentimento até que encontrou um professor no Ensino Médio que a incentivou a seguir esse sonho. “Sempre quis estudar na USP, porque ela é uma das melhores”, conta. Ela está no primeiro ano de Física, com habilitação em licenciatura.

No campus São Paulo, o Instituto de Física (IF) oferece o curso de bacharelado e de licenciatura em Física, distribuídos no período diurno e noturno. Existem várias habilitações, que podem ser consultadas diretamente no site da USP. O acesso ao curso se dá por meio do vestibular, aplicado anualmente pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

O dia da matrícula no Instituto de Física da USP. (Foto: Arquivo Pessoal/Bruno Morais Javarez)

O dia da matrícula no Instituto de Física da USP. (Foto: Arquivo Pessoal/Bruno Morais Javarez)

Recepção dos Calouros

Os alunos aprovados são recepcionados pelos veteranos com muita festa. É tradição nos cursos da USP a organização de comissões responsáveis por dar as boas vindas aos calouros. No IF, quem organiza é o Centro Acadêmico e a Atlética. “E por quem mais quiser ajudar também, claro”, conta Vitor Gonçalves, aluno do 5º ano do curso de bacharelado em Física. Ele faz parte da Atlética e também toca na bateria da Física. “Todos nós conseguimos imaginar como deve ser difícil entrar em um novo universo, sair da casa dos pais, mudar de cidade… E ainda começar a estudar Cálculo! Anualmente nos esforçamos para fazer do trote uma atividade saudável: uma desculpa pra todos se conhecerem e virarem amigos”, garante o veterano.

Até os pais podem participar da integração, como conta Karoline: “Meu pai veio comigo porque eu sou menor de idade e ficou o dia inteiro curtindo a felicidade do dia aqui comigo! Teve futebol de sabão, churrasquinho, guache e lama. Me pintaram inteira e me encheram de lama, mas eu estava achando tudo legal e engraçado”, disse. Quem não quer se sujar tem liberdade para dizer isso e participar de outras atividades. “Os veteranos respeitaram muito a gente e se esforçaram para proporcionar a integração do pessoal. Eles perguntavam sobre quem queria levar o trote e quem não queria”, explica Bruno.

Atividades extracurriculares

Um dos pontos positivos do curso de Física na USP é amplo leque de atividades extracurriculares que os alunos podem se engajar. De xadrez à rugby, passando pelo atletismo e a bateria, tudo é explicado para os calouros durante a Semana de Recepção, que também é organizada pelos próprios estudantes. “Estou treinando futsal agora e também estou frequentando as reuniões da bateria, que é uma das melhores da USP”, comenta Bruno com orgulho. Para o veterano Vitor, atividades extracurriculares podem ajudar de várias formas: desde relaxar um pouco dos estudos, até a aprender a lidar com pessoas, entender como as entidades se organizam e ver como todos podem construir algo coletivamente. “O papel da Universidade é formar cidadãos completos. Eu melhorei muito como pessoa e devo isso a tudo que fiz na Física além de resolver exercícios”, revela.

Seu colega Eduardo Soci Rehder, do primeiro ano, entrou para o time de basquete. Para ele, fazer esportes ajuda a relaxar das aulas de Cálculo, que são dadas desde o começo do curso. “Me disseram que Cálculo 1 é bem puxado, mas os professores são muito bons e os veteranos se organizaram para ajudar os calouros por meio de aulas de reforço”, diz Eduardo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Disciplinas da graduação

No primeiro semestre, os alunos de bacharelado têm aulas de Cálculo Diferencial e Integral I, Introdução à Física, Física Experimental I e Vetores e Geometria. Na licenciatura, eles começam com Ótica, Fundamentos de Mecânica, Introdução às Medidas Físicas (laboratório), Cálculo l e Geometria Analítica. A grade completa, com as disciplinas de todos os semestres, pode ser consultada no site da USP.

O começo é bem puxado e Bruno explica por que: “Temos que ter uma base bem forte nesse início pra darmos conta das coisas mais à frente. A física precisa de uma formalização matemática muito grande e, por isso, eles dão tanto enfoque nesse início”. Vitor, que já está no 5º ano, diz que já reprovou algumas vezes, mas que isso “não é um bicho de sete cabeças como pintam por aí”. Para ele, é um sinal de que o estudante precisa rever a matéria com mais calma e nada que um pouco mais de empenho não resolva. Segundo ele, os professores aplicam provas de recuperação nas férias e os próprios alunos se organizam em grupos de estudos para se ajudarem.

Palavra dos estudantes:

“Tente entender se você tem paixão por isso. A física é que nem aquele seu parente que você vive brigando, mas não consegue ficar longe. Não é fácil, mas nada que um misto de amor e dedicação não resolva. Você sabe que escolheu certo quando olha para o quadro, vê aquele monte de equações e gráficos e sorri feito bobo, enxergando a beleza por trás daquilo tudo. Quando começa a ver física em detalhes que não via antes. É isso que te faz ter a certeza e pensar ‘é isso o que vou fazer no resto da minha vida’” (Vitor Gonçalves)
 “Se você quer física, faça. O curso é o máximo e não há nenhum que se aproxime. Se as pessoas falarem para você não fazer ou que é difícil e afins, não desista, esteja disposto! E que venha todo mundo pra Física”. (Karoline Penteado)
“Eu acho que se você gosta muito de algo, deve pelo menos tentar, não deve desistir porque as pessoas falam que vai ser difícil”. (Eduardo Soci Rehder)
“O mais importante na época do vestibular é tentar procurar seus objetivos de vida. Tentar entender com o que você realmente se identifica. A física é muito mais ampla do que a gente aprende na escola. A gente estuda desde o macrocosmo até o microcosmo e isso é muito significativo, é muito bonito. Felizmente cada pessoa tem um objetivo diferente e, se você gosta de estudar as leis naturais no seu interior, e quer vivenciar tudo isso nos laboratórios, então a física é seu lugar. A USP é muito completa nesse sentido, te oferece desde professores e palestrantes renomados, até laboratórios e uma biblioteca bem completos”. (Bruno Morais Javarez)
Publicidade
Cinco estrelas: conheça o curso de Física da USP
Cinco estrelas: conheça o curso de Física da USP
Gostar de ciências e de descobrir como o universo funciona são características de quem se interessa pela física. Entender leis e propriedades da matéria pode parecer difícil, mas quem está na área garante que vale a pena se esforçar para fazer o que gosta. Quem garante isso são estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.