Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Conheça a UnB – a melhor universidade da região Centro-Oeste

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h15 - Publicado em 2 dez 2015, 15h38

*com reportagem de Fernanda Nogueira e Lisandra Matias

Você sabe: tão importante quanto acertar na escolha do curso superior é saber selecionar a instituição que irá estudar e cujo nome carregará para sempre no seu currículo. Por isso, olho vivo na qualidade da escola onde pretende ingressar!

E qualidade é o que não falta para a Universidade de Brasília (UnB), que este ano foi considerada a melhor instituição da região Centro-Oeste brasileira – e a sexta melhor universidade pública do país -, segundo avaliação do GUIA DO ESTUDANTE.

Quer saber mais sobre ela? Então, vamos lá!

Continua após a publicidade
unb-melhors-universidades

UnB – Campus Gama (foto: Luiz Filipe Barcelos)

Localizada no Distrito Federal e distribuída por quatro campi – campus Darcy Ribeiro, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade UnB Ceilândia e Faculdade UnB Gama – a instituição oferta mais de cem cursos de graduação presencias e a distância, em todas as áreas do conhecimento.

Os professores da universidade são extremamente qualificados – 89% são doutores e 11%, mestres. Além de garantir a formação dos alunos, eles são responsáveis, por exemplo, por conduzir os mais de 4 mil artigos científicos publicados anualmente e os cerca de 2 mil projetos de pesquisa com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Continua após a publicidade

Com cerca de 30 mil alunos na graduação, a Universidade é nacionalmente reconhecida pelo seu pioneirismo ao implantar, em 1995, uma modalidade alternativa de ingresso em seus cursos de graduação – o Programa de Avaliação Seriada (PAS) – e, em 2004, o sistema de cotas para negros, anos antes da lei federal.

Internacionalização e mercado de trabalho
A universidade incentiva o intercâmbio internacional de seus alunos. Para isso, mantém convênios com mais de 200 instituições estrangeiras. É também a instituição de ensino superior brasileira com o terceiro maior número de alunos no Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que oferece bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros. No total, 2.676 estudantes da UnB já participaram do programa.

Além da preocupação com a internacionalização de seus estudantes, a universidade também está atenta a inserçnao de seus estudantes no mercado de trabalho. Pensando nisso, a UnB mantém convênios com empresas e órgãos públicos de Brasília, para garantir o estágio dos estudantes em diversas áreas.

Continua após a publicidade

Há também o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, que oferece disciplinas de empreendedorismo e conta com uma incubadora de empresas.

Foco na extensão
Uma novidade para 2016 é que a participação dos alunos em programas e projetos de extensão – aqueles voltados para atender a comunidade – deverá contar como crédito em todos os cursos de graduação. “Estamos trabalhando para atender a meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE)”, explica Thérèse Hofmann, decana de extensão. A meta diz que 10% do total de créditos curriculares da graduação devem vir da participação em programas e projetos de extensão.

Com a mudança, alunos do curso de Música, por exemplo, que atuam em oficinas de educação musical para crianças na universidade, poderão ter essa atividade reconhecida no histórico escolar.

Continua após a publicidade

Como ingressar
O vestibular ocorre duas vezes por ano. No primeiro semestre, metade das vagas é distribuída pelo Sisu; a outra metade é reservada PAS. Pelo PAS, o aluno faz uma prova ao término de cada um dos três anos do ensino médio e concorre a uma vaga com a média das notas obtidas. No segundo semestre, o ingresso se dá por processo seletivo próprio, com provas e redação.

A partir de 2016, metade das vagas será destinada a estudantes da rede pública. A instituição destina, ainda, 5% das vagas para negros e dez vagas por semestre para indígenas.

Está em estudo a criação do SisUnB, sistema eletrônico em que o aluno poderá ter acesso à nota no PAS e mudar a opção do curso, como ocorre no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, outra possibilidade é a oferta de 50% das vagas do segundo semestre para alunos selecionados pelo programa.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
5 curiosidades sobre a UnB
– Por causa de seu formato – comprido, estreito e ondulado – o prédio principal da UnB ganhou um apelido engraçado: Minhocão.

– O campus foi projetado pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a mesma dupla que desenhou Brasília, no final dos anos 50.

– O projeto pedagógico da universidade foi idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e pelo educador Anísio Teixeira, que convocaram outros intelectuais de peso para auxiliá-los, como Antonio Houaiss e Gilberto Freyre.

– A universidade inovou ao romper algumas regras tradicionais: casa estudante passou a ter liberdade para compor sua própria grade horária com matérias optativas, em diferentes departamentos da instituição.

– a primeira turma de ingressantes, em 1962, tinha aulas nos prédios da Esplanada dos Ministérios, pois a construção do campus só terminaria em 1966.

Publicidade
Conheça a UnB – a melhor universidade da região Centro-Oeste
Conheça a UnB – a melhor universidade da região Centro-Oeste
*com reportagem de Fernanda Nogueira e Lisandra Matias Você sabe: tão importante quanto acertar na escolha do curso superior é saber selecionar a instituição que irá estudar e cujo nome carregará para sempre no seu currículo. Por isso, olho vivo na qualidade da escola onde pretende ingressar! E qualidade é o que não falta para […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.