Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Engenharia e Produção: Com uma formação diferenciada para seus alunos, PUC-Rio conquista a primeira colocação entre as universidades particulares

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 15h17 - Publicado em 18 set 2015, 19h06

 

puc-rio– Confira a melhor instituição pública de Engenharia

*Texto Silvia Regina Souza

Na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), primeira colocada na área de Engenharia e Produção entre as universidades particulares, segundo avaliação do GUIA DO ESTUDANTE, não importa a formação de engenheiros especialistas apenas em suas áreas. Ele precisa ser um profissional mais completo, por isso o currículo é dividido em duas partes.

Continua após a publicidade

O primeiro ciclo tem a duração de dois anos e é comum a todos os alunos de Ciências Exatas e de Engenharia. Somente depois disso é que cada aluno se encaminha para o núcleo profissionalizante que tem interesse. “Nós entendemos que nesse modelo formamos engenheiros com sólida formação em física e matemática. No mundo de hoje, com a velocidade da informação, o profissional tem que estar bem preparado em disciplinas básicas e essenciais”, explica Luiz Alencar da Silva Mello, decano do Centro Tecnológico Científico (CTC), que abriga os cursos de Engenharia.

Outro destaque da instituição é a qualificação do corpo docente. Mais da metade dos professores trabalha com esquema de dedicação integral e destes, 72% tem doutorado, muitos com formação no exterior, e se dedicam às pesquisas reconhecidas e publicadas em revistas científicas. Outra parte dos professores são profissionais atuantes no mercado de trabalho, trazendo para o meio acadêmico as demandas atuais da área.

Formando pesquisadores
Com programas de mestrado e doutorado, o CTC incentiva os futuros engenheiros a se engajarem em projetos de pesquisas. Por isso, há uma integração muito grande entre os todos os níveis. Até mesmo os professores da pós-graduação, em alguns casos, são os mesmos da graduação. Para isso, a escola conta com 115 laboratórios nas mais diversas áreas. São espaços ligados à indústria de petróleo, mecânica, química, informática, entre outros. Alguns exclusivos para ensino e outros para pesquisa. Em comum entre eles, estão os equipamentos com tecnologia de ponta.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Esse contato é fundamental na formação do engenheiro, tanto que o mercado de trabalho enxerga essa excelência e procura por esse aluno ainda na graduação. Eles começam como estagiários e depois são empregados. Tanto que 95% termina o bacharelado já empregado.

Futuro empreendedor
Mas quem tem perfil empreendedor também tem uma ajuda da universidade. O instituto Gênesis da PUC-Rio é uma incubadora que acompanha e apoia projetos, desde a confecção do protótipo, e ajuda o empreendedor na aproximação com outros empreendedores e a obter incentivos fiscais. “Essa é uma atividade que ajuda a manter o aluno na universidade. Muitos já se formam empresários incubando suas empresas”, conta o decano do CTC.

Atualmente há nove empresas incubadas nas áreas de automação, energia e petróleo, logística, geoprocessamento, meio ambiente, tecnologia da informação e telecomunicações. Esse processo inicial dura de dois a três anos. E outras 40 que já passaram pelo processo de incubação e desenvolveram habilidades para sobreviverem por conta própria.

Publicidade
Engenharia e Produção: Com uma formação diferenciada para seus alunos, PUC-Rio conquista a primeira colocação entre as universidades particulares
Engenharia e Produção: Com uma formação diferenciada para seus alunos, PUC-Rio conquista a primeira colocação entre as universidades particulares
  – Confira a melhor instituição pública de Engenharia *Texto Silvia Regina Souza Na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), primeira colocada na área de Engenharia e Produção entre as universidades particulares, segundo avaliação do GUIA DO ESTUDANTE, não importa a formação de engenheiros especialistas apenas em suas áreas. Ele precisa ser um […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.