Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Estudantes da UFC criam app de celular para integrar alunos na universidade

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h47 - Publicado em 20 mar 2014, 18h08

Universidades (públicas ou privadas) costumam ser muito grandes. Quando você passa no vestibular e precisa se localizar dentro de uma delas, é sempre um terror. Onde é a Seção de Alunos? E o Restaurante Universitário? Três alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) resolveram mudar isso e criaram um aplicativo para celular no qual é possível localizar os pontos mais importantes da universidade em que estudam, além de outras utilidades.

Afonso Neto, Daniel Carlos e Nicolau Brasil estão no curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC e desenvolveram o aplicativo iSA (Interação Social Acadêmica) como um trabalho para a faculdade. “Como o final da graduação se aproximava, queríamos fazer algo para a universidade. Algo que fosse útil para outras pessoas”, conta Nicolau. Mesmo próximos de sair da UFC, os amigos não tinham ido muito além no círculo de amizades. Não conheciam pessoas de outros cursos e não sabiam de diversos lugares que tinham à disposição, como piscinas e quadras poliesportivas.

Imagem de divulgação do iSA, um aplicativo com mil e uma utilidades! (Fonte: Facebook iSA)

Imagem de divulgação do iSA, um aplicativo com mil e uma utilidades!

“As funcionalidades foram pensadas segundo as nossas necessidades. Queríamos conhecer o campus por completo, saber os locais úteis. Também achávamos interessante ter o cardápio do Restaurante Universitário na palma da mão. Criamos um chat e um mural, porque queríamos trazer esse lado interativo e social”, explicou. No app é possível trocar mensagens entre alunos de todos os cursos e ter acesso a informações como agenda acadêmica, workshops, seminários, entre outras funções no campus do Pici.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Por enquanto o aplicativo só está disponível para iPhone. A versão para Android deverá sair em breve. Apesar de ser um app sobre a UFC, os estudantes ainda não recebem apoio financeiro para manter o projeto e as despesas saem dos seus próprios bolsos. “Até agora o retorno que mais empolga é o dos usuários e alunos que nos dão feedback pelo Facebook. Eles elogiam, enviam sugestões, falam dos pequenos erros”, comemora Daniel Carlos.

Os planos são de deixar o app mais social (permitir a criação de perfis e chats individuais) e de expandir a ideia para outras universidades. “As funcionalidades são bem gerais, coisas que praticamente todos os alunos sentem necessidade em outras faculdades”, explica Daniel. Mas isso só deve acontecer mais para frente. Por enquanto, a correria entre faculdade, estágio e a manutenção do aplicativo faz com que não sobre muito tempo livre. “Nós três somos da área de Sistemas e pretendemos ser desenvolvedores. Vemos na área mobile um grande futuro”, diz Daniel.

– Clique aqui para baixar o app (para iPhone)

Fazem parte da equipe também os colaboradores Israel Carlos, Guilherme Queiroz e Lucas Rafael. Para saber mais sobre o aplicativo e a equipe, confira o site do grupo (dá pra entrar em contato com eles pelo formulário no final da página).

Publicidade
Estudantes da UFC criam app de celular para integrar alunos na universidade
Estudantes da UFC criam app de celular para integrar alunos na universidade
Universidades (públicas ou privadas) costumam ser muito grandes. Quando você passa no vestibular e precisa se localizar dentro de uma delas, é sempre um terror. Onde é a Seção de Alunos? E o Restaurante Universitário? Três alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) resolveram mudar isso e criaram um aplicativo para celular no qual é […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.