Guia do Estudante

Os 15 melhores cursos de Geologia do Brasil

Amanda Previdelli | 01/03/2012

Geologia é a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. O geólogo é quem investiga a ação das forças naturais sobre o planeta, analisando fósseis, minerais e a topografia dos terrenos. O profissional da Geologia localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e de gás natural – tudo isso mantendo uma preocupação com o meio ambiente.

- Conheça o curso de Engenharia Ambiental da Unesp

O bacharel pode trabalhar com engenharia, fazendo levantamentos sobre áreas onde haverá construção de represas, túneis e estradas ou estudando a recuperação de regiões degradadas por atividades de mineração. Ele também pode pesquisar fenômenos físicos ou lidar com Geologia ambiental e se preocupar com riscos ao meio ambiente e ao ser humano. Outras áreas incluem geologia forense (aplicar técnicas de geologia para elucidar crimes), Geologia do petróleo, hidrogeologia, mineralogia e paleontologia.

O mercado de trabalho este profissional cresce muito no Brasil – assim como a mineração e exploração de petróleo e descoberta do pré-sal.  Tanto o setor público quanto o privado cresceram muito nos últimos anos, abrindo bastante espaço para os geólogos. Outra opção no mercado são as agências reguladoras (de água ou energia elétrica, por exemplo).

- Confira três seriados para estudar pro vestibular

Quem trabalha no campo de geologia ambiental encontra chance como profissional liberal. Para muitas das áreas da profissão, o mercado é mais forte em regiões de grande concentração empresarial, como Sul, Sudeste e Nordeste. Além disso, o geólogo formado no Brasil também pode trabalhar em outros países, como Bolívia, Peru e Argentina, onde há explorações da Petrobras.

- Os quatro melhores cursos de Ecologia do Brasil

O curso de Geologia começa com matérias básicas, como química, matemática, física e biologia, mas já no primeiro ano o aluno tem atividades de campo. Mais tarde, entram algumas disciplinas específicas, como petrografia (descrição e análise de rochas), sedimentologia e paleontologia. A partir do terceiro ano, a ênfase é dada à formação profissional, com aulas de geologia econômica, sensoriamento remoto, tratamento de minérios e geologia urbana, entre outras. O curso tem muitas aulas de campo e grande parte do conteúdo estudado é aprendido fora das salas de aula.

Confira abaixo os 15 melhores cursos de Geologia do Brasil:

Nome da faculdade Estrelas
Universidade de Brasília (UnB) ★★★★★
Universidade Federal do Pará (UFPA) ★★★★★
Universidade Federal da Bahia (UFBA) ★★★★
Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG) ★★★★
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) ★★★★
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ★★★★
Universidade Federal do Paraná (UFPR) ★★★★
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) ★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ★★★★
Unisinos ★★★★
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ★★★★
Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) ★★★★
Universidade de São Paulo (USP) ★★★★

* lista organizada por estado e ordem alfabética

*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2011.

Para saber sobre outros cursos e faculdades, acesse Profissões e Universidades, no site do GUIA.

Compartilhe

Comente!