Guia do Estudante

Os 6 melhores cursos de Design de Interiores do Brasil

Mariana Nadai | 15/08/2011

O profissional de Design de Interiores é responsável por planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. É ele quem administra todo o projeto de decoração de uma casa ou de um escritório, por exemplo, estabelecendo cronogramas, fixando prazos, definindo orçamentos e coordenando o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas.

Há cursos de bacharelado e tecnológico que formam profissionais para esta carreira. Mas há diferenças entre esses dois tipos de cursos. Enquanto em um bacharelado o estudante terá muitas disciplinas comuns ao curso de Arquitetura e Urbanismo e será formado para atuar, sobretudo, com projetos. Nos cursos tecnológicos, a formação é mais voltada para a decoração.

De qualquer forma, tanto para os bacharéis quanto para os tecnólogos, o mercado está em alta. Isso graças à boa fase econômica do país, que elevou a renda da população e a construção de casas populares, no geral pequenas, que precisam de muito planejamento. O mercado considerado de “luxo” também continua a gerar boas oportunidades para este profissional.

Mas, uma das maiores demandas deste designer vem da área corporativa, em que os profissionais são requisitados para elaborar andares inteiros de escritórios e salas de reuniões.

Confira a lista das melhores escolas de Design de Interiores.

Nome da faculdade Estrelas
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Belas Artes) ★★★★★
Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) ★★★★
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ★★★★
Universidade Federal da Bahia (UFBA) ★★★
Universidade Federal de Goiás (UFG) ★★★
Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec) ★★★

* Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2011

Compartilhe

Comente!