Guia do Estudante

Os 7 melhores cursos de Serviço Social do Brasil

Mariana Nadai | 31/08/2011

O assistente social trabalha com a questão da exclusão social. Faz parte do trabalho deste profissional o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade.

O curso de Serviço Social é voltado para dar base para o estudante compreender e analisar a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. Para isso, a grade curricular inclui aulas de sociologia, teoria política, filosofia e economia. Além de matérias como formação da sociedade brasileira, políticas e movimentos sociais, trabalho e sociedade, relações de gênero, étnicas e raciais.

Ao se formar, o estudante pode trabalhar dando assistência à criança e ao adolescente, desenvolvendo e implantando projetos de apoio à educação ou acompanhando os processos que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco social, de adoção ou disputa de guarda.

Em empresas, podem organizar e executar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho. Na área da saúde, participando de campanhas públicas de prevenção de doenças e no combate ao alcoolismo e às drogas. E na área de educação, um profissional de Serviço Social pode criar e implantar programas de bolsas de estudos e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.

Ficou interessado pelo curso? Confira quais são as melhores faculdades.

Nome da faculdade Estrelas
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ★★★★★
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ★★★★★
Universidade Estadual de Londrina (UEL) ★★★★★
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ★★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) ★★★★★
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ★★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp) ★★★★★

*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2011. Confira a nova edição GUIA DO ESTUDANTE Profissões em outubro.

Compartilhe

Comente!