Guia do Estudante

Os 8 melhores cursos de Psicologia do Brasil de 2011

| 05/08/2011

Os fenômenos psíquicos e do comportamento humano são o objeto de estudo da Psicologia, que o faz por meio da análise das emoções, pensamento e valores do indivíduo. A função do profissional dessa área é diagnosticar, prevenir e tratar doenças e transtornos mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

O psicólogo tem um vasto campo de atuação. Pode trabalhar em consultórios, hospitais e nas mais variadas instituições de saúde como clínicas estéticas e spas, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas.

Nas empresas, participa da seleção e treinamento de novos funcionários, e pode atuar ainda como consultor de RH e de colocação profissional em instituições judiciárias e de reabilitação, por exemplo.

Em instituições de ensino, ONGs e creches, o psicólogo colabora na orientação educacional. E uma área relativamente nova com grande demanda é a da psicologia do esporte, em que o bacharel atua com esportistas de alto desempenho.

Para exercer a profissão, é necessário ter registro no Conselho Regional de Psicologia. O salário inicial é de R$ 1.740,00, de acordo com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Ambulatórios e com o Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo. Se o interesse for por trabalhar em consultórios particulares, a sessão custa a partir de R$ 122; fonte: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Ficou interessado em estudar Psicologia? Conheça a lista das universidades que oferecem os melhores cursos.

Nome da Faculdade Estrelas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) ★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ★★★★★
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) ★★★★★
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ★★★★★
Mackenzie (SP) ★★★★★
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) ★★★★★
Universidade de São Paulo (USP – campus Ribeirão Preto) ★★★★★

* Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2011.

Compartilhe

Comente!