Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Cinco estrelas: Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia da UEL

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h42 - Publicado em 9 set 2014, 14h21

A Fisioterapia é uma das carreiras mais promissoras até 2020, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento de Trabalho nos Estados Unidos. Isso porque a incidência de doenças causadas pela vida moderna nas grandes cidades está crescendo exponencialmente. Problemas na coluna devido à má postura e lesões por esforço repetitivo (alô, tendinite!) são bons exemplos. Para saber mais sobre o curso de Fisioterapia, conversamos com estudantes de uma das melhores instituições classificadas pelo Guia do Estudante: a Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná.

– Conheça a carreira de Fisioterapia na Guia de Profissões do GE

– Veja as carreiras mais promissoras até 2020

O mercado para o fisioterapeuta é bem extenso. Uma das áreas que também estão em expansão é a dos esportes, na qual o estudante Jonas Pires, do terceiro ano do curso da UEL, sonha em trabalhar. “Minha vida foi praticar esporte. Joguei futebol dos 7 aos 18. Quase me profissionalizei, mas me machuquei e decidi juntar a minha paixão pela área da saúde com o esporte. Escolhi Fisioterapia porque fui paciente e também gostava da ideologia da profissão, mas não gostei da forma como fui atendido. Sabia que a Fisioterapia poderia ser muito mais do que aquilo”, diz Jonas.

A vontade de ajudar as pessoas da melhor maneira também foi uma das coisas que atraiu a jovem Daniela Andrade, que está no primeiro ano do curso. “Enxerguei na Fisioterapia o caminho ideal para fazer o bem ao próximo. Ver uma pessoa sair do consultório muito melhor do que quando entrou por sua causa não tem preço”, conta. Ela escolheu a UEL por morar perto de Londrina e por causa da boa avaliação do ensino na instituição. A infraestrutura oferecida, como o fato de os alunos receberem treinamento dentro de um Hospital Universitário próprio, também contou muito a seu favor.

fisioterapia

Continua após a publicidade

Estrutura do curso

O curso na UEL é integral, com duração de 4 anos. São oferecidas 60 vagas por ano. Para entrar, o estudante precisa prestar um vestibular com duas fases, todas com provas na cidade de Londrina, no Paraná.

A estrutura de laboratórios da instituição é bem completa. Os alunos têm acesso a laboratórios de Anatomia, Histologia, Biotecnologia, Genética, Biofísica, entre outros. A lista completa pode ser conferida no site da UEL. Segundo Daniela, os laboratórios são bons, mas como acontece em muitas universidades públicas, os cadáveres nem sempre estão em bom estado de conservação. “São cadáveres antigos, então algumas estruturas muitas vezes ficam impossíveis de visualizar, mas o professor não deixa nada passar, ele sempre dá um jeito de vermos tudo, é ótimo”, comenta a estudante.

Sim, uma das características das aulas do setor da Saúde é o estudo do corpo humano com o uso de cadáveres. Mas calma! Quem tinha medo no começo se acostuma aos poucos, de acordo com Daniela. Ela conta como foi a adaptação: “No início, a reação é a mesma: ‘Nossa, nós somos assim?’ Mas é uma questão de costume; hoje, é como se estivéssemos entrando em qualquer outra sala de aula”.

No primeiro ano, os estudantes têm aulas mais ligadas aos conceitos teóricos da biologia: Anatomia, Patologia, Imunologia, Histologia, Microbiologia e noções gerais de Fisioterapia. No segundo e terceiro anos, a prática clínica é intercalada com os estudos teóricos e, no quarto ano, o estágio obrigatório supervisionado ocupa toda a grade de matérias.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Recepção dos calouros

Nos primeiros dias de aula, os estudantes veteranos de Fisioterapia organizam atividades especiais para recepcionar os novatos. Jonas já participou da organização duas vezes e conta como é: “A minha primeira vez como calouro foi mais tranquila do que eu imaginava. No primeiro dia participamos de algumas apresenta��ões em grupo com todos os cursos da saúde e depois os veterano de cada curso levam os calouros para uma sala de apresentações, onde eles mostram os projetos extracurriculares da faculdade, como a atlética, o centro acadêmico, a empresa júnior, entre outros”, diz. A caloura Daniela diz que “as brincadeiras do trote a gente leva na esportiva. Uma das partes mais úteis foi a do ‘ritual’ de sorteio entre nós para fazer a passagem de textos xerocados”, comenta a estudante. A quantidade de leituras é grande e, dessa forma, os novos alunos conseguem economizar uma boa grana.

Para quem está interessado em estudar na UEL, Daniela aconselha: “Disciplina é fundamental, tanto para entrar na UEL quanto para sair dela. Vale entender que a graduação não é a sua vida e por causa dela deve-se trocar tudo. Ela é um complemento – essencial, por sinal. Manter a cabeça no lugar, praticar um esporte, ter um hobby são coisas indispensáveis, além de separar umas horinhas para o estudo e revisão. Não é preciso se apavorar: se tiver os pés no chão e disposição qualquer um chega longe, pois oportunidades não vão faltar!”.

Para saber mais sobre o curso de Fisioterapia da UEL e sobre a estrutura da universidade, acesse o site da instituição.

Publicidade
Cinco estrelas: Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia da UEL
Cinco estrelas: Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia da UEL
A Fisioterapia é uma das carreiras mais promissoras até 2020, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento de Trabalho nos Estados Unidos. Isso porque a incidência de doenças causadas pela vida moderna nas grandes cidades está crescendo exponencialmente. Problemas na coluna devido à má postura e lesões por esforço repetitivo (alô, tendinite!) são bons exemplos. Para saber […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.