Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Como é a carreira de História fora das salas de aula?

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h46 - Publicado em 17 abr 2014, 15h34

O GUIA recebeu a seguinte dúvida do leitor Matheus Carmezim:

“Gostaria de saber como anda a vida dos Historiadores no Brasil… Há como alguém que faz História não parar nas salas de aula? Como é o trabalho de historiadores que estão em outras áreas?”

A sala de aula não é o único local em que um formado em História pode trabalhar (foto: Getty Images)

A sala de aula não é o único local em que um formado em História pode trabalhar (foto: Getty Images)

Se você se interessa pelo curso de História, provavelmente já se fez essa pergunta um dia. Por isso, fomos atrás de profissionais que pudessem nos ajudar com a resposta.

Continua após a publicidade

Conversamos com Paulo César Garcez Marins, que faz parte do corpo docente do Museu Paulista (conhecido como Museu do Ipiranga) e é chefe do Departamento de Acervo e Curadoria. Ele também trabalha como editor na revista científica Anais do Museu Paulista. Veja o que ele nos conta sobre as possibilidades de trabalho para quem faz História:

É muito comum associar a profissão de historiador às salas de aula do ensino básico e do ensino médio. De fato, a grande maioria dos bacharéis e licenciados em história exerce essa opção, que é indispensável para a educação de nossa sociedade. Mas há muitas outras possibilidades de trabalho na área, que foram se expandindo nos últimos 30 anos.

Muitos historiadores trabalham hoje com gestão documental em arquivos públicos e privados, como pesquisadores em empresas especializadas em história empresarial, como técnicos em órgãos de preservação do patrimônio arquitetônico ou museológico, como assessores para a produção de novelas, vídeos e filmes, ou como professores do ensino superior, em cursos de História, Arquitetura e Urbanismo, Arquivística, Museologia, entre outras áreas disciplinares. Embora nossa profissão de historiador não seja regulamentada por lei e não seja exclusiva para os que portam o diploma de graduação em História (como acontece na Engenharia, Medicina, Enfermagem, Direito, Arquitetura, Museologia etc), é cada vez maior a demanda por formados na área, capazes de atuar com rigor na pesquisa histórica e com sólida formação obtida na universidade.

Continua após a publicidade

Muitos dos formados em História exercem tanto a profissão de professor quanto a de pesquisador em instituições culturais. É o meu caso. Fiz meu bacharelado e a licenciatura em História na USP onde também obtive o doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Social. Essa formação me direcionava para o ensino de História e a pesquisa acadêmica, mas ainda na graduação fiz também estágios no Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo e em um museu ligado ao antigo Departamento de Museus e Arquivos da Secretaria de Estado da Cultura. Esses estágios me mostraram outras perspectivas de atuação profissional, ligadas à pesquisa e à gestão de acervos culturais. Animado por esse caminho, fiz uma especialização em conservação de bens culturais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma área de pós-graduação que cada vez mais tem atraído jovens historiadores.

Além de dar aulas de graduação e pós-graduação na USP, no Museu Paulista faço parte da equipe de docentes-curadores, que são responsáveis por atividades como a concepção das exposições, a aquisição de novos acervos e por diretrizes para catalogação das coleções. Vários historiadores, aliás, também atuam comigo no museu como membros do corpo técnico, especializados na gestão das coleções de objetos, de iconografia e de acervo arquivístico, ou atuando em nossas atividades educativas, bem como sendo conservadores ou restauradores após sua especialização.

Assim, posso dizer a você que o trabalho dos historiadores é hoje bastante variado e oferece muitas perspectivas de especialização e atuação profissional para além do nosso tradicional exercício no magistério.

Continua após a publicidade

Encantamento pelo saber histórico

Visão do interior do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (foto: Wikimedia Commons)

Visão do interior do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (foto: Wikimedia Commons)

Também recebemos um depoimento bem legal da Adriana de Almeida Mendes, que trabalha como educadora do Museu da Língua Portuguesa. Ela é um exemplo do que o professor Paulo falou acima: é formada em História e atua como pesquisadora em uma instituição cultural. Leia abaixo o recado que ela deu ao nosso leitor:

Continua após a publicidade

Olá Matheus!

Escolhi cursar História em primeiro lugar pelo encantamento que tenho pelo saber histórico. Encantamento esse que acredito que você também tenha, tendo em vista o seu interesse pela carreira. Mas, para além do encantamento, fiz como você: pensei nas perspectivas profissionais abertas para a área.

Quando comecei o curso tinha claro o caminho da sala de aula, porém escolhi não começar por ele e explorar outras possibilidades antes mesmo de me formar.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Encontrei no estágio uma porta facilitadora para isso. Entrei no museu como estagiária e, assim, conheci o trabalho de um educador de museu e a rotina dentro dele. Ao me formar fui contratada como educadora, onde continuo até hoje. Após trabalhar por um período, aí sim, decidi experimentar a sala de aula e hoje também trabalho como professora na rede estadual de ensino.

Ah! É interessante lembrar que professor também é um pesquisador!

Espero que você tenha êxito na escolha do seu caminho.

Abraços.

___________________

Quer saber mais sobre outras profissões? Envie sua pergunta para consulte.ge@abril.com.br e coloque no assunto da mensagem “Dúvida sobre profissão”. Ela poderá ser respondida aqui no blog!

Publicidade
Como é a carreira de História fora das salas de aula?
Como é a carreira de História fora das salas de aula?
O GUIA recebeu a seguinte dúvida do leitor Matheus Carmezim: “Gostaria de saber como anda a vida dos Historiadores no Brasil… Há como alguém que faz História não parar nas salas de aula? Como é o trabalho de historiadores que estão em outras áreas?” A sala de aula não é o único local em que um formado […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.