Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Como está o mercado de trabalho para a carreira de Geologia?

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h43 - Publicado em 24 jul 2014, 17h57

“Olá, me chamo Christian Freitas e gostaria de saber mais informações sobre o mercado da Geologia. Me falaram que atualmente está em crise e que o sucesso da carreira foi até 2013. Muitos falam que as melhores vagas são para o setor do petróleo, mas e quem não tem interesse nessa parte? Há bons empregos para geólogos dentro das grandes cidades também? Gostaria muito de saber disso e nada melhor do que de um geólogo.”

– Saiba mais sobre o curso, a carreira e o mercado de trabalho de Geologia

A carreira de Geologia ficou bem conhecida na época da descoberta de petróleo na camada de pré-sal, a partir de 2008. Mas os geólogos não precisam necessariamente trabalhar apenas nesse ramo. Quem conta mais sobre isso é o profissional Tiago Borges da Silva, geólogo e mestre formado pela Universidade de São Paulo (USP). Ele trabalha em uma multinacional australiana chamada WorleyParsons, que presta serviços de engenharia para os setores de recursos minerais, energia e indústrias de processos complexos.

Como está o mercado de trabalho para a

 

Continua após a publicidade

Leia abaixo o depoimento dele:

“Olá Christian, tudo bem? Pelo nível da sua pergunta, acredito que já conheça a profissão e como ela funciona, mas vou fazer uma introdução e mostrar como isso influencia a profissão do geólogo.

A Geologia é uma ciência da natureza e sua aplicação moderna teve grande impulsão na época da revolução industrial. Desta forma, ela funciona como uma área que utiliza conhecimentos de química, física e até biologia para conseguir, assim como um detetive, entender a evolução do planeta e como ele funciona. Com estes conhecimentos, conseguimos extrair de forma sustentável – ambiental e financeiramente – recursos minerais, energéticos, além de conhecermos locais para construção de grandes obras de engenharia e soluções para impactos ambientais. Sendo assim, a Geologia é uma profissão estratégica para empresas, porém o aquecimento do mercado de trabalho está diretamente relacionado ao crescimento econômico de um país. Inclusive, o mercado e intercâmbio de geólogos pelo mundo é muito grande e brasileiros são considerados como alto nível técnico. 

A área de petróleo é, sem dúvida, onde acontecem os maiores investimentos e, por isso, oferece uma boa recompensa. Porém, existem ótimos empregos em todas as áreas da Geologia, com empregos abertos em todas elas e cada oportunidade apresenta sua recompensa.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A escolha da área depende, principalmente, da sua vontade: trabalhar no meio do mato, explorando locais diferentes e em contato permanente com a natureza; ficar em laboratórios fazendo datações de rochas ou determinando seus parâmetro químicos; manipular computadores e algorítimos matemáticos para interpretar dados para exploração de petróleo ou procurar marcadores paleontológicos em diferentes camadas de rocha utilizando microscópios.

Eu sou e sempre fui um apaixonado pela Geologia. Decidi que queria essa profissão na adolescência, mas também tive dúvidas antes do vestibular para escolher qual seria minha opção. Dentro a faculdade, a gama de opções e a quantidade de informação é enorme, o que é incrível e fascinante. Essas opções o ajudarão a escolher sua área de interesse e serão somadas com oportunidades, disponibilidade para viagens e opções de locais para viver.

Eu trabalho em uma grande empresa que elabora e avalia projetos de engenharia no Brasil e exterior. Minha função é exatamente utilizar o conhecimento de muitas áreas da Geologia para otimizar os projetos e qual será o impacto nas obras. O conhecimento do que existe abaixo da superfície possui grande influência e pode mudar o local ou a maneira de construir uma hidrelétrica, túneis para estradas e metrôs, entre outras grandes construções. O trabalho é muito dinâmico e exige disposição para dias no meio da floresta amazônica, região patagônica ou países da África, até relatórios, modelos computacionais e reuniões no escritório, dentro do ar condicionado, em São Paulo. Nesta área, a Geologia é cada vez mais importante para investidores e empresas seguradoras, pois visa a previsão de possíveis riscos para evitar acidentes e diminuir custos.

O mais importante: a Geologia é mais que uma profissão. A Geologia é um modo de vida!”

Publicidade
Como está o mercado de trabalho para a carreira de Geologia?
Como está o mercado de trabalho para a carreira de Geologia?
“Olá, me chamo Christian Freitas e gostaria de saber mais informações sobre o mercado da Geologia. Me falaram que atualmente está em crise e que o sucesso da carreira foi até 2013. Muitos falam que as melhores vagas são para o setor do petróleo, mas e quem não tem interesse nessa parte? Há bons empregos […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.