Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Como está o mercado de trabalho para Odontologia?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h40 - Publicado em 3 dez 2014, 15h22

(Imagem: Thinkstock)

Dúvidas na hora de escolher a profissão são bastante comuns.  Muitas vezes chegamos a sentir um desesperozinho e uma vontade de mudar tudo a dois passos do vestibular: “Será que a carreira que estou prestando realmente vale a pena?”. Bom, esse é o caso da nossa leitora Bárbara Dreher, que nos enviou a pergunta de hoje:

“Boa Tarde! Vou prestar vestibular para Odontologia, mas nos últimos dias tenho pesquisado muito e me deparado com depoimentos referentes à desvalorização dessa profissão, assim como o mercado de trabalho saturado. Gostaria de saber se isso realmente é verdade, e se é uma boa cursar Odontologia. Desde já obrigada!”

>> Saiba mais sobre a carreira de Odontologia

Além das diversas áreas de especialização na Odontologia, o profissional também tem liberdade para trabalhar de forma autônoma, com consultório próprio, ou em órgãos públicos, como no serviço odontológico de prefeituras. O cirurgião dentista lida tanto com procedimentos estéticos quanto com intervenções voltadas à saúde bucal.

Continua após a publicidade

Conversamos com Nilza Domingos de Lima, formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP). Ela explica que, para acompanhar o crescimento do mercado profissional, o dentista precisa estar por dentro das novas técnicas odontológicas e atualizar com frequência seus equipamentos de trabalho. Nilza também lembra que o contato direto com pacientes é um dos pontos mais gratificantes da profissão.

Confira seu depoimento!

Nilza Domingos de Lima, cirurgiã dentista:

“Oi, Bárbara! Fico muito satisfeita em poder tentar te ajudar com suas dúvidas em relação à Odontologia. Como toda e qualquer profissão, a Odontologia requer dedicação, persistência e atualização constantes, que permitem ao profissional acompanhar a evolução das técnicas e de produtos e equipamentos novos que chegam ao mercado oferecendo assim aos seus clientes um tratamento com qualidade e durabilidade.

Continua após a publicidade

A partir disso posso te adiantar que a valorização da profissão sempre está relacionada com o que o profissional está oferecendo a seus clientes, sem deixar de levar em consideração as questões econômicas do país que afetam não só o exercício da Odontologia, mas de outras áreas também. Quanto ao mercado de trabalho saturado, há a possibilidade de se trabalhar em serviço público (prefeituras), sindicatos, clinicas de convênios e em consultórios particulares como autônomo, que é o meu caso. A  vantagem, nesse caso, está em poder escolher uma cidade ou bairro para montar seu consultório, estabelecer seus horários e honorários e exercer as áreas de sua preferência.

Eu faço Ortodontia e Odontopediatria principalmente. São áreas muito interessantes: a Ortodontia transforma o sorriso melhorando a estética e a oclusão. Já a Odontopediatria permite que se trabalhe muito a prevenção e a motivação das crianças contribuindo para a própria valorização da saúde bucal. Há também áreas como Endodontia, Periodontia, Prótese, Cirurgia, Implantodontia e Estética, todas com suas características peculiares, mas sempre interligadas buscando uma solução completa dos problemas odontológicos do paciente.

Além da parte técnica da profissão e da necessidade de investimento financeiro para se instalar como autônomo, é preciso que se goste de lidar com pessoas porque o contato  direto faz parte do trabalho e desenvolve vínculos de responsabilidade, mas também de amizade com os pacientes. Espero que possa ter uma ideia do que pode encontrar dentro da Odontologia e exerce-la com satisfação como eu. Boa sorte em suas decisões!”

___________________

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Tem alguma dúvida sobre profissão e não consegue encontrar informações? Faça como a Bárbara e nos envie um e-mail no consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Podemos responder sua pergunta! =)

Publicidade
Como está o mercado de trabalho para Odontologia?
Como está o mercado de trabalho para Odontologia?
(Imagem: Thinkstock) Dúvidas na hora de escolher a profissão são bastante comuns.  Muitas vezes chegamos a sentir um desesperozinho e uma vontade de mudar tudo a dois passos do vestibular: “Será que a carreira que estou prestando realmente vale a pena?”. Bom, esse é o caso da nossa leitora Bárbara Dreher, que nos enviou a […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.