Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Confira 11 profissões que devem bombar durante 2015

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h39 - Publicado em 19 jan 2015, 14h18

Você está quase se formando no Ensino Médio e ainda está em dúvida sobre qual carreira escolher? Esse ranking pode ajudá-lo a ter uma ideia de como anda o mercado de profissões no Brasil atualmente. A partir de análises do cenário econômico brasileiro e global, a empresa de recrutamento executivo Michael Page listou as carreiras que terão alta demanda por parte dos empregadores nos próximos meses.

carreiras-bombar-2015

Boa parte delas está ligada a formações na área de Engenharia e na área de informática. Claro, muita coisa pode mudar daqui cinco ou seis anos, quando você estiver se formando. Por isso mesmo, é importante ter em mente que esse deve ser apenas o ponto de partida para as suas pesquisas. Caso você se interesse por alguma profissão da lista, dê uma pesquisada por cursos compatíveis com a formação na área de Profissões e Universidades do GUIA.

LEIA TAMBÉM

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

– Conheça 35 tipos de cursos de Engenharia e saiba mais sobre o perfil de cada um deles

– Teste: Qual curso de Engenharia mais combina com você?

 Profissão O que faz Por que estará em alta Perfil
1) Gerente de Embarcações/ Operações É responsável por garantir o bom funcionamento de embarcações de apoio offshore, desde a tripulação, o barco em si e o serviço específico destinado para aquele navio. Em geral, responde pelo contrato do barco com o cliente final Com a escalada de produção de petróleo e gás prevista para o mercado brasileiro nos próximos meses e a entrada de navios de produção, os barcos de apoio se multiplicarão na costa brasileira e profissionais capacitados serão demandados Formação como Oficial de Náutica ou de Máquinas, ou mesmo Engenharia Mecânica com bons conhecimentos de equipamentos de praça de máquinas
2) Engenheiros de Instalação Suporta a instalação de linhas (flexíveis / umbilicais) que interligam plataformas de produção aos poços garantindo a entrada em operação de novos ativos produtivos, em conformidade com o planejamento estratégico das Operadoras em atividade no Brasil. Há previsão de novos campos entrarem em produção no litoral brasileiro e parte fundamental para colocar o ativo em marcha é conectar as linhas produtivas que ligam os poços no fundo do oceano às plataformas / navios de produção. Serviço altamente especializado. Formação em Engenharia (Mecânica, Elétrica, Eletrônica ou Naval), com experiência prática em atividades que se relacionam com ROV, Survey, Movimentação de Cargas em regime offshore etc
3) Gerente de Logística Controla, organiza e garante a integridade do estoque, faz a gestão de toda a equipe operacional, contrata serviço de manutenção e operação, além de transporte in bound e out bound, podendo se envolver com questões ligadas às atividades aduaneiras. Isso se deve ao aumento significativo no volume de galpões industriais, conseqüência da necessidade de novos centros de distribuição em detrimento de um mercado forte de e-commerce. Ideal um Engenheiro de Produção com Pós Graduação em Logística.
4) Gerente de Produção para a Indústria de Bens de Consumo É responsável por garantir os índices de volume de produção das fábricas, bem como bons resultados em produtividade, segurança e qualidade O brasileiro continua direcionando sua renda para a compra de itens de primeira e segunda necessidades e esses profissionais precisarão manter este mercado abastecido, aumentando cada vez mais a eficiência dentro das fábricas. Especialmente engenheiros com histórico de atuação em manufaturas.
5) Gerente de Obras Industriais É o responsável direto pela evolução física do projeto, lidando com diversas disciplinas ligadas à obra. Acompanha o planejamento, orçamento, cronograma físico-financeiro, compras, contratação de serviços entre outros, garantindo sobretudo o custo e prazo de entrega. Resumindo, é quem comanda a produção. Em função da necessidade por galpões industriais, por conseqüência do volume de Centros de Distribuição, essa é uma demanda que aponta um viés de alta para 2015. Engenheiro Civil com larga vivência no campo, acompanhando a produção de obras industriais, fazendo a gestão da equipe de obras dessa natureza.
6) Controller É responsável pela gestão contábil, fiscal, planejamento e controle. Várias empresas em processos de estruturação e reestruturação, precisando implementar controles e processos para crescer de forma sólida e rentável. A procura por profissionais com esse perfil aumentou muito depois da necessidade do report em IFRS. Formação em Ciências Contábeis, Administração ou Economia, pós-graduações e especializações na área são um diferencial.
7) Gerente de Planejamento Tributário É responsável pela gestão fiscal e pelo planejamento tributário da companhia. A demanda por profissionais com esse perfil está em alta pois em função da necessidade de fazer um planejamento tributário mais bem elaborado devido à complexidade da matriz tributária brasileira. Formação em Ciências Contábeis e Direito, pós-graduações e especializações na área são um diferencial.
8) Gerente de Desenvolvimento de Negócios Prospecta e lidera projetos de novos negócios a fim de captar novas fontes de receita para a empresa. O resultado final é a gerar novos contratos a partir do desenvolvimento de nova aplicação para produto ou serviço, ou ainda, prospecção de negócios em setores de mercados ainda não explorados. Considerando um ambiente econômico e de mercado desafiador, a área de vendas passa ter um importante papel na geração de negócios para empresa de forma mais ampla, além da gestão de vendas ativa baseada no portfólio de produtos ou serviços, carteira de clientes e metas de vendas existentes. Formação em Engenharia, Administração de Empresas e afins. É essencial que o profissional desenvolva uma rede de relacionamento com agentes de diferentes níveis de senioridade em empresas ou instituições, além de boa visão de negócios para compreender assuntos de diversas áreas da empresa e converter oportunidades em negócios.
9) Cientista de Dados O Data Scientist ou Cientista de Dados é o profissional responsável pelo desenvolvimento de algoritmos matemáticos e o alinhamento destes ao negócio para melhor desempenho das empresas. Com as plataformas de Big Data, as empresas são capazes de prever ou compreender alguns pontos como: tendências de mercado, repercussão de algum fato/campanha de marketing pelo mercado e comportamento do consumidor – permitindo personalizar ações voltado para o seu público de acordo com o perfil de cada consumidor. A alta competitividade do mercado e a necessidade de estar mais próximo do seu consumidor para entender o que ele precisa de forma individual e conseguir elaborar uma estratégia que leve valor agregado ao consumidor se diferenciando dos demais players. O Data Scientist ou Cientista de Dados é um profissional com formação em Matemática, Estatística ou Engenharia da Computação com Mestrado em Matemática Aplicada ou Computação Distribuída e muitas vezes com Doutorado e PHD nas áreas exatas. O profissional deve possuir aptidão para cálculos matemáticos e estatísticos, bem como possuir visão de negócio para que possa alinhar os conceitos tecnológicos à uma aplicação prática nas empresas, além de desenvolver em linguagens como C e Python e arquitetura de plataformas de Big Data.
10) Arquiteto Corporativo O Arquiteto Corporativo é o profissional responsável por compreender todas as camadas tecnológicas dentro da empresa, desde a mais alta (camada de negócios) até a camada mais baixa (infraestrutura), e permitir a análise de requisitos, padronização e governança entre as camadas, permitindo uma otimização dos processos e redução de custos. As empresas buscam padronizar seus ambientes, processos e estruturas buscando a otimização de métodos e estruturas permitindo uma melhor performance e um controle maior de custos. O Arquiteto Corporativo é um profissional com formação em Tecnologia e muitas vezes com Pós-graduação/MBA em Negócios. O profissional deve possuir raciocínio lógico e pensamento analítico, além de conhecimento em metodologias como SOA, TOGAF, ITIL, COBIT e BPMN.
11) Desenvolvedor Mobile O Desenvolvedor Mobile é o profissional responsável pelo desenvolvimento de aplicações para sistemas móveis (smartphones e tablets) de acordo com as demandas dos arquitetos de software. As empresas buscam estar em contato com seus funcionários e com o seu mercado consumidor e para isso, utilizam a plataforma mobile. O Desenvolvedor Mobile é um profissional com formação em Tecnologia e com profunda experiência em desenvolvimento em linguagens como C, Java, J2EE, C++ e frameworks

 

Publicidade
Confira 11 profissões que devem bombar durante 2015
Confira 11 profissões que devem bombar durante 2015
Você está quase se formando no Ensino Médio e ainda está em dúvida sobre qual carreira escolher? Esse ranking pode ajudá-lo a ter uma ideia de como anda o mercado de profissões no Brasil atualmente. A partir de análises do cenário econômico brasileiro e global, a empresa de recrutamento executivo Michael Page listou as carreiras que terão […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.