Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Dá para estudar Biomedicina mesmo tendo medo de sangue?

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h47 - Publicado em 24 mar 2014, 18h05

Um dos principais dilemas de quem quer cursar a área de Saúde é ter de enfrentar cenas que envolvam sangue ou cadáveres. Você sente agonia e não sabe se vai conseguir lidar com isso durante a profissão? A leitora Jaqueline de Alcântara nos enviou a seguinte pergunta:

“Eu sonho em cursar Farmácia ou Biomedicina para ajudar as pessoas que enfrentam problemas médicos, mas tenho ‘aflição’ de sangue e de algumas imagens fortes de pessoas machucadas. Quero desenvolver novos tratamentos, novos remédios etc. Pretendo trabalhar em laboratórios e não ter contato direto com pacientes, mas esses cursos, principalmente Biomedicina, possuem disciplinas como Anatomia e tenho muito receio sobre essas aulas. Tenho futuro nessa área?”

Para saber se é possível seguir na área mesmo tendo medo de sangue e cadáveres, conversamos com a biomédica Patrícia Rodrigues. Ela trabalha há quase 25 anos na área e atualmente é responsável por ministrar treinamentos na indústria farmacêutica Roche Brasil. Confira o depoimento dela:

“Meu interesse pela Biomedicina começou quando eu estava no Ensino Médio. Sempre quis trabalhar na área de biológicas, já que a  área de exatas nunca foi meu forte. A principio pensei em Medicina, mas meu professor de biologia era biomédico e me apresentou o amplo campo de atuação que a profissão possibilitava. Comecei a pesquisar sobre isso e decidi seguir a área de análises clínicas (laboratorial).  

Confesso que comecei o curso com um pouco de receio das aulas de Anatomia, pois estudar cadáveres ou peças anatômicas me deixavam um pouco apreensiva, mas depois da primeira aula – que foi super tranquila e nada assustadora – tomei gosto pela matéria. A única coisa que me incomodava era o cheiro do formol. 
 
Outro item que costuma assustar as pessoas é o contato com sangue. Durante o curso, na matéria de Hematologia, tive que tirar sangue de uma amiga e ela tirou o meu. Confesso que não me dei muito bem na hora de realizar a coleta, mas a experiência foi importante e única, pois depois só tínhamos contato com os tubos com pequeno volume de material biológico (nesse caso, sangue). Para ser sincera, as aulas de Parasitologia, na qual tínhamos que ter contato com fezes, me incomodavam muito mais. 
 
Quem tem vontade de trabalhar com análises clínicas, como eu, não necessariamente terá de trabalhar com sangue. Durante o curso fiz um estágio curricular em um laboratório de análises clínicas e passei pelo setor de hematologia, onde o material biológico é o sangue. Lá, me encantei pela Imunologia, área em que trabalhamos com o plasma/soro – a parte líquida do sangue. A Biomedicina é uma profissão gratificante, adoro o que faço e me sinto realizada principalmente trabalhando na linha de Imunologia, que é fascinante.
O Sistema Imune é encantador, mas a profissão é ampla e tenho amigos que hoje trabalham com pesquisa, acupuntura, imagem… Enfim,  são várias as opções para quem não quer lidar diretamente com sangue ou cadáveres.”
__________________
Viu? Nem tudo está perdido: se quer mesmo seguir essa área, vá em frente! E se você tem outra dúvida sobre profissões, mande para nós! Escreva para consulte.ge@abril.com.br e coloque no assunto da mensagem “Dúvida sobre profissão”. Ela poderá ser respondida aqui no blog!
Publicidade
Dá para estudar Biomedicina mesmo tendo medo de sangue?
Dá para estudar Biomedicina mesmo tendo medo de sangue?
Um dos principais dilemas de quem quer cursar a área de Saúde é ter de enfrentar cenas que envolvam sangue ou cadáveres. Você sente agonia e não sabe se vai conseguir lidar com isso durante a profissão? A leitora Jaqueline de Alcântara nos enviou a seguinte pergunta: “Eu sonho em cursar Farmácia ou Biomedicina para ajudar […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.