Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

É possível trabalhar com Arquitetura sem saber desenhar?

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h45 - Publicado em 3 Maio 2014, 13h02

Existem perguntas que parecem verdadeiros dramas existenciais… Quem quer trabalhar com Arquitetura quase sempre esbarra no medo de não saber desenhar muito bem ou de achar que não tem talento para isso. É esse o grande “pânico” da nossa leitora Mylena Maia:

“Venho buscando o melhor desempenho possível para me destacar no colégio. Meu grande sonho é fazer algo que não seja um beneficio apenas pra mim, mas também para o mundo. Sonho em ser arquiteta, mas o meu forte não é desenhar e tenho medo de desistir no meio do caminho por causa disso. O que devo fazer? Todos os testes vocacionais me indicam esse caminho, mas não consigo ver tudo claramente. O meu maior pânico é não saber desenhar.”

arquitetura-construcao-desenho

Calma, Mylena! Perguntamos para a arquiteta Juliana de Almeida Calil se essa habilidade artística é realmente fundamental para quem sonha em seguir a carreira. Ela já trabalha há bastante tempo como coordenadora de projetos na incorporadora JHSF e já ajudou a criar diversos shoppings pelo Brasil. Veja só a resposta dela:

Continua após a publicidade

“Mylena, se seu pensamento é o de deixar sua marca no mundo, então faça Arquitetura sim! Cada obra é como se fosse um filho para a gente. Todas as vezes em que você passar em frente vai admirar e se orgulhar de ter trabalhado cada minuto naquele projeto!

Não se preocupe tanto com a questão do desenho. Sou formada já há 12 anos e hoje uso o desenho mais para me comunicar com colegas e clientes do que tecnicamente e, para isso, você não precisa ser uma desenhista profissional, se fizer umas linhas firmes e setas para todo lado é o suficiente (e até isso você aprende com o tempo).

Hoje temos muitas ferramentas para o desenvolvimento de projetos e na faculdade você vai aprender a criar considerando isso! São dadas aulas específicas sobre isso e mesmo quem não desenha muito bem consegue, com treino, desenvolver essa habilidade. Conheci colegas na faculdade que desenhavam mal e isso não foi nenhum impeditivo. No dia a dia da profissão, usamos muito o AutoCAD e Revit, programas de computador em que saber desenhar neles é mais importante do que desenhar à mão.

Continua após a publicidade

Boa sorte!”

_________________

Ufa! Então se você só sabe desenhar pessoas iguais bonecos com bolinhas e palitinhos, não se preocupe. Saber desenhar é legal, mas não é essencial para quem quer seguir a carreira de Arquitetura e sempre dá para treinar essa habilidade na faculdade.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Quer que a sua dúvida sobre profissão também seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! :)

Publicidade
É possível trabalhar com Arquitetura sem saber desenhar?
É possível trabalhar com Arquitetura sem saber desenhar?
Existem perguntas que parecem verdadeiros dramas existenciais… Quem quer trabalhar com Arquitetura quase sempre esbarra no medo de não saber desenhar muito bem ou de achar que não tem talento para isso. É esse o grande “pânico” da nossa leitora Mylena Maia: “Venho buscando o melhor desempenho possível para me destacar no colégio. Meu grande […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.