Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Em que áreas do mercado de trabalho um profissional de Ciências Contábeis pode atuar?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h35 - Publicado em 10 abr 2015, 20h31

(Imagem: Thinkstock)

A questão de hoje foi enviada pela leitora Isabella Soares e vai nos dar a oportunidade de entender um pouquinho melhor como funciona o mundo da contabilidade e quais possibilidades de emprego nessa carreira. Algumas profissões têm áreas de atuação tão próxima, que para nós, que não estamos em contato diariamente com elas, pode ser um pouco complicado diferenciá-las. A Isabella está em dúvida entre prestar Administração e Ciências Contábeis e nos perguntou como é o trabalho de um contador e quais são os campos de destaque desse profissional no mercado.

“Olá, sou Isabella. Quero saber uma opinião sobre a carreira de Ciências Contábeis, pois muitos dizem que o mercado é mais favorecido nos concursos de que o curso de Administração. Estou em dúvida entre esses dois cursos, quero uma opinião em relação a isso. Desde já agradeço!”

O contador é indispensável em quase todas as instituições, sejam elas privadas ou públicas, já que toda empresa ou organização precisa gerenciar suas receitas, calculando despesas e lucro, e deve estar em dia com o pagamento de impostos. Além disso, o profissional de Ciências Contábeis também traça um registro da trajetória financeira da empresa e pode, a partir desses dados, elaborar planos de investimento e de contenção para a instituição.

>> Saiba mais sobre a carreira de Ciências Contábeis

Continua após a publicidade

Conversamos com Fabrício Vieira, trainee na consultoria de negócios ambientais e sociais Giral Viveiro de Projeto, em São Paulo, para solucionar a dúvida da Isabella. Ele, que cursa o último ano de Ciências Contábeis na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA USP), explica que a principal diferença entre os trabalhos do administrador e do contador é que este é necessário em praticamente toda empresa e atua de uma forma mais voltada às finanças e à controladoria. Já o profissional da Administração tem uma formação mais generalista, com enfoque na gestão de pessoas. “Para quem pretende trabalhar em bancos ou no mercado financeiro, a formação em Ciências Contábeis será um grande diferencial”, argumenta.

Confira seu depoimento!

Fabrício Vieira, estudante da FEA USP e trainee na consultoria de negócios ambientais e sociais Giral Viveiro de Projeto:

“Ei, Isabella! O curso de Ciências Contábeis, apesar ter uma característica técnica e específica, oferece oportunidades muito variadas no mercado de trabalho, afinal de contas toda instituição pública ou privada precisa de um Contador. As oportunidades variam muito e vão desde as clássicas como controladorias de empresas, bancos e fundos de investimentos até oportunidades em instituições de sustentabilidade e inovação.

Continua após a publicidade

O estudante de Ciências Contábeis possui uma formação muito ampla, já que estuda desde os processos contábeis clássicos que dão uma base imensa na área Finanças, até disciplinas de Estatística, Administração e Economia que complementam a formação. Isto dá ao estudante um satisfatório conhecimento dos processos econômicos e produtivos de qualquer instituição, seja ela pública ou privada, desde os pormenores das atividades financeiras até as relações macroeconômicas.

Os cursos de contabilidade e administração possuem uma diferença básica: enquanto o primeiro é muito mais específico e focado em finanças e controladoria, o segundo é mais generalista e estuda conhecimentos variados como psicologia e gestão. Para quem pretende trabalhar em bancos ou no mercado financeiro, contabilidade será um grande diferencial no curriculum; agora, para quem pretende trabalhar nas áreas de vendas ou RH, administração é o mais indicado. Outra grande diferença é que o contador é uma profissão regulamentada e defendida por um conselho federal. Por exemplo, para assinar balanços financeiros e outros documentos importantes no mundo corporativo, é necessário ser formado em Ciências Contábeis e também aprovado no Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Eu, por exemplo, sou trainee numa consultoria de negócios ambientais e sociais chamada Giral Viveiro de Projetos; aqui nós desenvolvemos estratégias de negócios que aproximam empresas, ONGs e investidores à ações de caráter social. As minhas atividades na Giral são muito variadas: trabalho com na parte financeira dos projetos, no desenvolvimento de ferramentas de controle financeiro ou produtivo e também em medidas inovadoras que buscam estreitar a relação entre empresas e cooperativas de catadores de lixo.

______________

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Quer que a sua dúvida sobre profissão também seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! :)

Publicidade
Em que áreas do mercado de trabalho um profissional de Ciências Contábeis pode atuar?
Em que áreas do mercado de trabalho um profissional de Ciências Contábeis pode atuar?
(Imagem: Thinkstock) A questão de hoje foi enviada pela leitora Isabella Soares e vai nos dar a oportunidade de entender um pouquinho melhor como funciona o mundo da contabilidade e quais possibilidades de emprego nessa carreira. Algumas profissões têm áreas de atuação tão próxima, que para nós, que não estamos em contato diariamente com elas, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.